Torcedores descobrem dificuldades dos árbitros em testes teóricos e práticos

A convite do Super Esportes, três "aspirantes" fizeram os testes e sentiram na pele como é dura a vida de árbitro

15/08/2011 - Proferir palavras “carinhosas” para os árbitros durante os jogos faz parte da vida de praticamente todo torcedor de futebol. Há sempre algo para reclamar. Mas a vida deles também não é fácil. A responsabilidade é grande e eles precisam tomar decisões rápidas, no calor da partida, com pressão de torcida e jogadores.

Com o objetivo de tentar entender um pouco o mundo desses profissionais, o Super Esportes convocou três torcedores para realizar os testes que os árbitros de todo o país fazem quando são avaliados pela Fifa. Sob o olhar de Raimundo Lopo, instrutor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e responsável pelo treinamento dos juízes do DF, Felipe Piacesi, Danúbia Melo e Mariana Monteiro realizaram, cada um, duas “provas”.

Para entrar na brincadeira, elegemos Felipe como o árbitro, e as duas meninas, suas assistentes. O personal trainer e tricolor carioca teve de responder a um teste teórico de múltipla escolha, que envolvia questões
sobre as 17 regras do futebol. A segunda prova foi assistir a 20 vídeos com lances de faltas e outras situações comuns de jogo.

As meninas também foram submetidas a duas provas. Além da teórica, idêntica à de Felipe, elas assistiram a 25 pequenos vídeos com jogadas que envolviam impedimentos. Danúbia e Mariana tinham, então, de escolher a imagem que mostrava o exato momento em que o atleta entrava em posição irregular.

Para serem aprovados no teste teórico, os aspirantes a árbitros deveriam acertar 15 perguntas. No teste de vídeo, as meninas tinham de marcar corretamente pelo menos 19 imagens que mostravam o momento certo do impedimento. Já Felipe, que assistiu a 20 vídeos, precisava tomar 15 decisões certas.

Confira abaixo o resultado da brincadeira com os nossos torcedores/árbitros. Pequeno detalhe: para complicar a situação do trio, todos os testes eram em espanhol, já que a Fifa só disponibiliza as provas em quatro línguas: espanhola, francesa, alemã e inglesa.
   

Mariana foi reprovada nos testes

 
Mariana Monteiro
Idade: 25 anos
Profissão: assessora
Time do coração: Vasco

Aspirante: a assistente de arbitragem

Histórico: “Minha família é toda vascaína. Desde pequena, assisto e torço por

 influência do meu avô e do meu pai. Também joguei futebol durante cinco anos na escola. Atuava como meia e era a capitã do time. Acho que o mais difícil em ser árbitro é tomar a decisão na hora de dar um cartão amarelo ou vermelho. Jogadores são acostumados a encenar, aí fica complicado.”

Resultado do teste de vídeo:
acertou seis e errou 19. “Nossa, é muito mais difícil sem o replay da TV. Nesse teste, temos que guardar na memória o que aconteceu, como foi a jogada do impedimento. É bem mais complicado do que a gente imagina. Fico pensando neles, que têm de decidir por levantar ou não a bandeirinha em questão de segundos.”

Resultado do teste teórico: acertou sete e errou 13. “Achei mais tranqüilo que o teste de vídeo. Na teoria, tudo é mais fácil, né? Apesar de que algumas situações nunca tinha visto em um jogo. Mas acho que o espanhol dificulta também o entendimento da questão.”

Danúbia foi reprovada nos testes

Danúbia Melo
Idade: 24 anos
Profissão: publicitária
Time do coração: Vasco

Aspirante: a assistente de arbitragem

Histórico: “Meu namorado é vascaíno doente, aí acabei torcendo pelo time dele. Como assisto
com ele a quase todos os jogos, já entendo um pouco e sei o nome de todos os jogadores.”

Resultado do teste de vídeo: acertou sete e errou 18. “Confesso que foi tudo meio no chute, viu? Não conseguia ver, as jogadas eram muito rápidas. Deve ser realmente complicado enxergar o impedimento na hora do jogo, sem replay, sem ajuda de imagens. Admiro bem mais os bandeirinhas agora.”

Resultado do teste teórico: acertou nove e errou 11. “O espanhol dificultou bastante, mas algumas questões até achei tranqüilas de serem respondidas por quem está acostumado a ver jogos. Porém, há também algumas coisas que não fazia idéia.”

Felipe foi reprovado nos testes

 
Felipe Piacesi
Idade: 26 anos
Profissão: personal trainer
Time do coração: Fluminense

Aspirante: a árbitro

Histórico: “A minha família inteira é tricolor. Torço e assisto a futebol desde pequeno. Meu pai,
inclusive, é árbitro, e a gente conversa bastante. Por isso, entendo 100% o lado dos juízes. Tem que gostar muito, pois é uma profissão complicada.”

Resultado do teste de vídeo: acertou 13 de 20. “Acho que errei algumas porque eu seria um juiz que raramente daria cartão. Só se saísse sangue. Os árbitros de hoje em dia dão muitos. O mais difícil é ter que tomar a decisão sozinho.”

Resultado do teste teórico: acertou nove de 20. “Achei complicado ser em espanhol e também havia umas coisas bem esdrúxulas, que nunca tinha visto acontecer em um jogo.”

Faça você também

Para quem quiser testar seus conhecimentos sobre as regras do futebol, o Super Esportes separou cinco questões presentes nas provas da Fifa

1. Uma entrada em uma disputa de bola que põe em perigo a integridade física do adversário deve ser marcada como:
a) jogo brusco e grave
b) conduta violenta
c) conduta antidesportiva
d) jogo perigoso

2. Um jogador bate no árbitro na sua área de pênalti quando a bola está em jogo. Que decisão toma o árbitro?
a) expulsa o jogador e marca pênalti
b) expulsa o jogador e reinicia o jogo com bola ao chão
c) expulsa o jogador e marca um tiro livre indireto
d) deixa o jogo continuar

3. Quando o árbitro pode marcar uma falta?
a) em todo o momento do jogo, exceto durante o intervalo
b) somente com a bola em jogo
c) sempre que a bola está dentro do campo
d) do início ao fim da partida

4. O árbitro ordena que se repita a cobrança de pênalti porque o goleiro se adiantou. Outro jogador pode bater esse pênalti?
a) sim, mas ele deve se identificar previamente ao juiz
b) não
c) sim, com a permissão do capitão da equipe adversária
d) não, a menos que o jogador que ia bater esteja lesionado

5. Se um jogador impede o avanço de um adversário utilizando o contato físico, o árbitro…
a) marca um tiro livre direto ou um pênalti
b) marca um tiro livre indireto
c) deixa o jogo continuar
d) marca atitude antidesportiva e recomeça o jogo com bola ao chão


Respostas
1) a
2) c
3) b
4) a
5) a

Fonte:superesportes.com.br


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade

 

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.