Erro triplo!

Assistente Emerson Augusto de Carvalho, pré indicado para a Copa do Mundo  erra três vezes no lance do gol impedido do atacante André do Santos e, afastado, terá que passar por reciclagem

20/08/2012 - Mais de 12 mil pessoas saíram de suas casas num início de tarde ensolarado do domingo com destino à Vila Belmiro e uma dúvida na cabeça: veriam um clássico entre os últimos ganhadores da Libertadores, do atual tricampeão paulista contra o atual campeão nacional, ou de equipes que lutam para ficar entre os dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro? Sorte de quem arriscou. Santos e Corinthians fizeram um ótimo clássico. Não faltou ingrediente na vitória santista por 3 a 2.

Gols, viradas, dribles, discussões, sangue... Uma pena que a palavra "justiça" será sempre questionada graças ao grave erro do assistente Emerson Augusto de Carvalho (foto), que ignorou três impedimentos em seqüência - de Bruno Rodrigo, Durval e André - no segundo gol do Santos, marcado pelo centroavante.

A seqüência de erros foram imperdoáveis para um assistente tão competente e qualificado e mudou a historia da partida valida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012 entre Santos e Corinthians disputada na Vila Belmiro no dia 19 de agosto.

Publicidade

 

No lance, Bruno Rodrigo cabeceou, Durval escorou e André tocou para o gol, mas todos estavam em posição irregular (veja no vídeo ao lado). Carvalho não viu impedimento na jogada, assim como o árbitro adicional Antonio Rogério do Prado e o árbitro Flávio Guerra que validou o gol. O erro causou muita reclamação dos corintianos. O próprio vice-presidente da Conaf admitiu surpresa, já que Emerson de Carvalho é filiado à Fifa e está pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2014.

“Ele precisa treinar mais, pois ele é árbitro Fifa. Queremos que ele recupere sua forma psicológica e física. Por isso, ele irá atuar na Segunda Divisão do Paulistão e na Copa Paulista” - afirmou Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem de São Paulo.

Considerado um dos melhores assistentes do país, Emerson foi pré-selecionado pela Fifa para a Copa do Mundo de 2014. Por conta de seu status, Marinho acredita que ele não perderá sua vaga. Porém, ele precisará mostrar serviço:

“O nível que ele tem, a qualidade que já demonstrou é altíssima. Porém, ele tem que manter. A pressão vai ser maior. Ele precisará corresponder" – finalizou Marinho.

Afastado

A atuação de Emerson no clássico deste domingo na Vila Belmiro custou caro. Após não marcar três impedimentos no segundo gol do Santos, marcado por André, o assistente terá de passar por um processo de reciclagem

Em entrevista concedia à Radio Globo, o vice-presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Manuel Serapião, esclareceu a situação do auxiliar. O dirigente ressaltou a qualidade do auxiliar e evitou o termo "punição", mas deixou claro que o precisará passar um tempo longe dos gramados

“Já conversamos com o Emerson para orientá-lo para que se concentre, e vamos passar um trabalho para que se aperfeiçoe. O último erro foi de posicionamento, mostramos para ele. É um assistente que tem um saldo positivo muito grande, mas não merece punição. Vamos passar um treinamento, verificar as condições físicas, depois avaliamos para que volte com mais confiança. E que saia do circuito e não fique pressionado no próximo jogo” – explicou o dirigente.

Nunca vi três impedimentos seguidos no mesmo lance, ainda mais resultando num gol. A natureza conspirou contra ele. Tudo o que podemos fazer é pedir desculpas à agremiação prejudicada” - acrescentou Serapião.

Abaixo vídeo da jogada com a seqüência de erros:

 

Sobre a duração do afastamento, o vice-presidente afirmou que não há como precisar o tempo, que será de pelo menos três semanas:

“Três semanas ou quatro semanas, com um retorno de nossa psicóloga pra saber se ele está confiante e sem resquício do passado para voltar” – finalizou Serapião.

Reciclagem

O assistente, que pertence ao quadro da Fifa, terá que passar por uma reciclagem antes de voltar a trabalhar no Campeonato Brasileiro.

Assistente assume erro: Fui 'infeliz'

Punido pela CBF e FPF nesta segunda-feira pelo erro triplo no gol impedido de André no clássico entre Santos e Corinthians, no último domingo, na Vila Belmiro, o assistente Emerson Augusto de Carvalho admitiu que errou.

Em entrevista ao Correio Mariliense, Emerson demonstrou tristeza com a falha e afirmou que foi "infeliz" no lance do segundo tento santista.

“Assumo que errei no lance. No momento achei que estava na mesma linha e fui infeliz ao não marcar o impedimento. Não teve nenhum fator que me atrapalhou, realmente foi um lance infeliz. O erro acontece em todas as profissões. A nossa responsabilidade é muito grande” – explicou o assistente.

“Estou muito chateado, me cobro muito como profissional. Vou trabalhar ainda mais para que situações como essas não aconteçam. Tenho consciência da minha capacidade, assim como tenho consciência que errei e preciso trabalhar ainda mais” – completou Carvalho.

Considerado um dos melhores assistentes do país, Emerson foi pré-selecionado pela Fifa para a Copa do Mundo de 2014. Apesar do erro no clássico, ele não acredita que perderá prestígio dentro da arbitragem.

“Essa foi uma das poucas vezes que errei em um momento tão decisivo. Não foi por acaso que cheguei ao quadro da Fifa. O erro aconteceu em um clássico que estava sendo televisionado para grande parte do Brasil, ou seja, isso aumenta muito a proporção. Mas sei que a escolha vai ser feita por um trabalho como um todo e não somente por uma partida” – encerou Emerson.

Ficha técnica da partida:







Fechar

Publicidade

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade