Árbitro FIFA comete erro grave e Campeonato Alagoano pode ser decidido no tapetão!

Árbitro Chicão mostrou cartão amarelo para um jogador, relatou para outro e protocolou adendo a sumula em local errado

 
11/05/2012 - Não demorou muito e a arbitragem conseguiu colocar o pequeno estado de Alagoas em evidencia novamente, não bastasse a importação de árbitros de outros estados, alguns barrigudos, fora de forma e sem motivação alguma tendo inclusive um deles chegado meia hora atrasado por erro grosseiro da Comissão de arbitragem que planejou de forma equivocada a viagem deste de Curitiba para Maceió e acontece mais uma pixotada nas costas larga de Hércules Martins, o rei Midas ao contrario do nordeste, pois onde ele bota a mão só sai m...

Quem for mais atento, já percebeu que toda vez que relato os erros desta comissão de uma pessoa só, digo que eles se superaram, sempre acho que é o limite, mas toda vez eles me enganam e mais uma vez digo que desta vez eles se superaram, conseguiram manchar um campeonato que até então estava dentro da normalidade.

Desta vez, um novo personagem foi peça fundamental na pixotada, trata-se de Francisco Carlos do Nascimento, o FIFA mais desprestigiado do país e talvez venha daí a não utilização dele nos principais jogos do campeonato. A pixotada é uma somatória incrível de erros que envolveram varias pessoas, Chicão conseguiu mostrar cartão amarelo para um jogador de uma equipe, anotar o cartão na sumula para outro jogador e pior, de outro clube. Acha que acabou? Então senta que a coisa foi pior ainda, ao tentar concertar o erro, protocolou o documento em um local errado e
conseqüentemente gerou toda essa celeuma que da até margens para boatos. O erro cometido por ele foi grave e sabendo disso, a comissão já esperava pelo que esta

Chicão recebendo o escudo FIFA de Gustavo Feijó.

ocorrendo com documento perdido que depois milagrosamente foi achado, memorandos, coletivas, disse me disse dos dirigentes da FAF tentando de todas as formas arrumar uma saída para salvar o campeonato. A imprensa local diz que a pixotada pode levar a decisão do Campeonato Alagoano 2012 para o famoso “tapetão”.

Entenda o caso se puder

Após a derrota no primeiro jogo da final do estadual para o CRB, a direção do ASA descobriu que um atleta regatiano pode estar jogando de forma irregular desde o primeiro turno e irá entrar na Federação Alagoana de Futebol (FAF) e o Tribunal de Justiça Desportiva de Alagoas (TJD-AL) para o clube da Pajuçara perder os pontos.

O atleta que estaria jogando de forma irregular é nada mais, nada menos que o capitão da equipe, o zagueiro Rodrigão. De acordo com informações da supervisão do clube de Arapiraca, o atleta deveria ter cumprido suspensão nos dois turnos, o que não foi feito.

Rodrigão recebeu cartão amarelo no dia 21 de janeiro, na derrota do CRB para o Corinthians Alagoano por 1 a 0, no dia 28 em nova derrota para o ASA também por 1 a 0 e no dia 4 de fevereiro, na vitória do CRB sobre o Sport Atalaia por 2 a 0.

Sendo assim, não poderia atuar contra o CSE, mas atuou, assim como na partida diante do Murici, onde garantiu a liderança e classificação para as semifinais do primeiro turno do estadual. Nas semifinais, o zagueiro continuou atuando de forma irregular. No primeiro jogo do segundo turno, contra o Murici, o atleta atuou e recebeu o 4º cartão amarelo, o que não deveria ter acontecido.

A partir daí, a suspensão foi descoberta e o atleta cumpriu a suspensão no duelo diante do CSE, mas voltou no duelo seguinte com um cartão amarelo na “conta”. No dia 31 de março, no duelo contra o Penedense, Rodrigão recebeu o segundo amarelo e no dia 14 de abril, novamente o terceiro contra o CEO na vitória por 3 a 1.

Confirmada a suspensão, Rodrigão teria jogado suspenso contra o CSA na última rodada do segundo turno e nesta primeira partida da decisão do Campeonato Alagoano. Sendo assim, a direção do ASA, através do presidente José dos Santos Oliveira, o “Zé da Danco”, irá entrar com uma ação para que o CRB perca os pontos das partidas em que o atleta esteve suspenso e atuou.

“Nós vamos jogar o jogo normalmente no próximo sábado. Se a FAF e TJD acharem que essas informações estão corretas, que cumpram a regra, mas nós vamos procurar os nossos direitos, porque se fosse o contrário, seria da mesma forma”, afirmou o mandatário alvinegro.

Segundo os dirigentes do CRB, eles só irão se pronunciar posteriormente. Porém, o supervisor de futebol do clube, Marcos Lima Verde estaria com todos os documentos em mãos para confirmar a situação regular do atleta.

Outros envolvidos

O presidente do CSA, Jorge Sexto, revelou que sabia da "irregularidade" envolvendo o zagueiro Rodrigão e avisou que o departamento jurídico do clube foi acionado para entrar com uma ação complementar à do ASA, como interessado direto numa eventual punição para o CRB por parte do TJD.

"Apuramos que o jogador estava irregular, mas deixamos que ele atuasse no clássico, até por que já estávamos classificados e, se passássemos pelo ASA, nosso adversário seria o CRB. A gente iria deixar ele jogar novamente e aí seríamos nós a entrar diretamente com uma ação caso precisássemos dos pontos, como acontece agora com o clube alvinegro. Fomos nós que alertamos a direção do ASA sobre o caso e nossos departamentos jurídicos estão discutindo de que forma agiremos junto à Justiça Desportiva" - afirmou Sexto, lembrando que o CSA tem interesse no caso porque se o Galo for punido, a agremiação azulina voltará a ter chance de conquistar vagas para a Copa do Brasil e o Campeonato do Nordeste do ano que vem.

Já o presidente do Galo, Marcos Barbosa, lamentou o episódio e pediu punição para o responsável pelo sumiço do documento do árbitro Francisco Carlos. "É um absurdo que uma coisa dessa aconteça dentro da Federação. Esperamos que punam não só o 'peixe pequeno', mas também o 'peixe grande', porque certamente tem gente de fora envolvida nesse episódio" - completou. 

Documento que teria sumido

Troca de favores

Segundo Paulo Lira, o blogueiro mais informado do nordeste escreveu em seu Blog (Noticia na Mira), Chicão estaria sendo moeda de troca para abafar o caso, se o ASA esquecer-se da ação, o mesmo seria penalizado pela FAF, segundo palavras do Presidente da Federação Alagoana Gustavo Feijó.

Segundo o blogueiro, Chicão e os demais componentes do quarteto, erraram na confecção do relatório e errou em não ter protocolado o Adendo no Departamento de Registro da FAF. Mas ele aponta outros possíveis culpados, principalmente o presidente Hércules Martins, como comandante do Chicão, também tem parcela no erro.

Publicidade
 

Para comprovar, cita que o erro foi divulgado no O JORNAL, em avaliação da arbitragem feita pelo próprio Hércules no dia 19 de fevereiro, onde minimizou, e divergiu da informação de que o árbitro teria feito um “ACORDO” com a referida agremiação, para correção do cartão, em troca de uma não representação contra o mesmo.

Segundo Paulo Lira, conversou com alguns árbitros, que prefeririam manter sigilo, e todos foram unânimes, que desconhecem este procedimento de enviar adendos diretamente para o TJD/AL, mesmo que a súmula já tenha subido como eles mesmos falam, o procedimento é protocolar com o Severino, funcionário responsável pelo protocolo da FAF, e depois a própria FAF encaminha ao TJD/AL.

Para finalizar, apontou os erros do dirigente da CEAF que para ele foram cruciais nesse episodio.

 1 – Ter recebido a agremiação, e não ter encaminhado os mesmos para o setor responsável (Departamento de Registros)

2 – Convocou o árbitro para referida correção e não o orientou os tramites legais do caso. Simplesmente quando o erro foi descoberto minimizou e desdenhou do caso. Ou seja, Comandante e Comandado estão juntos nessa história. Que se alguém for culpado, que todos sejam avaliados.

O Presidente Hércules Martins não se pronunciou sobre o caso. Ontem mesmo foi solicitado diversas vezes para dar entrevista e negou-se. O apitonacional assim como o Noticia na Mira garantem o espaço para o dirigente ou qualquer outro citado na matéria que queira se defender.

Tudo isso que foi relatado aqui e no Blog Noticia na Mira, esta estampado e publicamente divulgado na página de Esportes do jornal impresso, O JORNAL datado em 19/02/2012, de autoria do jornalista Luciano Milano.

Envie esta página a um amigo!


 

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade