Leonardo Gaciba é reprovado em teste
 físico e perde o escudo da Fifa

O árbitro gaúcho é excluído do quadro por não conseguir passar nos testes físicos da FIFA no Uruguai

23/11/2009 - O árbitro gaúcho Leonardo Gaciba foi reprovado novamente em um teste físico e foi excluído do quadro da Fifa.

Escolhido quatro vezes como o melhor árbitro do Brasil, Gaciba, de 37 anos, já havia sido reprovado em outros testes físicos da Fifa e do Brasileiro. A última chance dada pela entidade ao árbitro como havia noticiado o apitonacional, foi nesta segunda-feira, em prova realizada no Uruguai. No entanto, o gaúcho não conseguiu completar a terceira de um total de 10 voltas e abandonou a corrida.

Apesar do histórico nos testes não serem favorável a Gaciba, em 2010, se conseguir uma nova indicação, poderá realizar novamente os testes e recuperar o escudo da entidade máxima do futebol mundial.

O apitonacional fez uma lista dos principais concorrentes a vaga de Gaciba.

Disputam a vaga:

Péricles Bassols Cortes, carioca, 34 anos, tem como hobby o triátlon, cirurgião-dentista, apitou a final e foi considerado o melhor árbitro do carioca 2009, está no seu terceiro ano de série A (a Fifa exige para promoção dois anos na principal divisão). Fez 12 partidas na Série A/2009

O brasiliense Sandro Meira Ricci, 34 anos, trabalha no governo federal, fala três idiomas, atuou na primeira partida do campeonato de Brasília e foi considerado o segundo melhor árbitro, perdendo para o Wilton Sampaio, outra grata revelação da CBF.  Fez 15 partidas na Série A/2009

O terceiro candidato é José Henrique de Carvalho, 34 anos, proprietário de uma escola particular, apitou a final e foi considerado o melhor árbitro do Paulistão 2007. Uma cirurgia no joelho prejudicou seu desempenho em 2009.

Elmo Rezende da Cunha, Goiano, 34 anos, militar, presidente do Sindicato de Árbitros de Goiás seria a quarta opção. Em Goiás, os árbitros elegeram o André Luiz de Castro por dois anos consecutivos como o melhor árbitro. Sua última arbitragem (Palmeiras x Sport) devem prejudicar sua indicação.

O baiano Arilson Bispo da Anunciação, 36 anos, professor, pela idade seria a opção mais remota.

Os demais, Francisco de Assis Almeida (Asp-CE), Célio Amorim (Asp-SC) e Claudio Mercante (Asp-PE) ainda não se firmaram no cenário nacional.

Estes são árbitros que realizaram o curso de jovens, no ano de 2007, com os instrutores Antonio Pereira da Silva e Jorge Paulo de Oliveira Gomes.

Publicidade

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados