Estatísticas comprovam! Escalas da arbitragem carioca subiu 32,87% na gestão de Aristeu Tavares

Se o RJ viu os números das escalas aumentarem vertiginosamente depois da reunião na FERJ, São Paulo caiu mais de 21%

30/11/2012 - Neste final de semana estará ocorrendo a ultima rodada do campeonato brasileiro de 2012. Como todos sabem, no final do primeiro turno, após reclamações de clubes e torcedores, a direção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trocou o comando da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), substituiu o então todo poderoso Sérgio Corrêa e em seu lugar colocou o sisudo Coronel de gabinete da PM carioca, Aristeu Leonardo Tavares.

No inicio, todos acharam que a troca seria a solução para os problemas da arbitragem brasileira e que Corrêa cairia no esquecimento. Ledo engano de todos, nem Aristeu resolveu os problemas da arbitragem e Sérgio Corrêa milagrosamente  de moribundo se transformou em uma Fênix ressurgindo para continuar dando as cartas nos bastidores da arbitragem nacional.

Se estava ruim com Sérgio, pior ficou sem ele, pois o novo comandante pode ter experiências em varias coisas como consta em seu currículo, mais nunca escalou árbitros em toda sua vida e segundo apuramos, só foi indicado para o cargo por dois motivos: primeiro, mora no Rio de Janeiro, sede da CBF e a entidade economiza não tendo que pagar hotel para mais um integrante da Comissão de Arbitragem. Segundo é "pseudo" inimigo declarado de Jorge Rabello, chefe dos árbitros do Rio de Janeiro.

Publicidade
 

Como foi pego de surpresa, Aristeu recorreu então ao seu velho amigo de caserna Dionísio Roberto Domingos, militar como ele, não tão menos truculento e com um item para piorar a situação, se Tavares é respeitado pela seriedade e tem a simpatia de alguns árbitros, Dionísio não tem o respeito e é odiado por 90% deles. Essa combinação só poderia dar no que deu e a dupla Coronel-Sombra abusaram do direito de cometer irregularidades como algumas que relataremos a seguir:

1 – Mudaram regulamento com o campeonato em andamento no caso dos novos aspirantes FIFA.
 

2 – Acabaram com a elogiável transparência quando deixaram de divulgar os termos dos sorteios.

3 – Apadrinharam árbitros que são colocados nas duas colunas em todos os sorteios enquanto outros nem são indicados.

4 – Se auto escalaram em jogos de forma anti-ética aproveitando da função que desempenham não respeitando o principio da moralidade.

5 – Puniram árbitros e deixam de punir outros por erros idênticos.

6 – Escalaram árbitros com pendências judiciais contra clubes e por conta disso sofreram derrotas no STJD.

Critérios foram rasgados para promoção de Dewson Fernando

7 – Reclama sempre nas entrevistas colocando a culpa no sorteio, mas colocam sempre os mesmos árbitros para concorrerem aos jogos.

Essas são apenas algumas das atrocidades cometidas pela dupla, poderíamos citar outras tantas e deveremos receber varias mensagens indicando situações não relatadas aqui.

Pensando nisso, fizemos uma rápida estatística das duas gestões neste campeonato e usamos como base 19 rodadas para cada um. Sérgio Corrêa foi substituído por Aristeu Tavares no dia 22/08, entre a 18ª e a 19ª rodada, portanto, na metade do campeonato.

Publicidade
 

Esclarecemos que esta estatística - a DATA-APITO - computou a somatória dos árbitros e dos assistente escalados e não levou em consideração os árbitros adicionais por estes não serem designados por critérios técnicos e por serem apenas aproveitados nas escalas não fazendo parte dos termos dos sorteios.

Vamos aos números da Série A do Campeonato Brasileiro de 2012:

Gestão Sérgio Corrêa - até 19ª rodada - 570 escalas

Gestão Aristeu-Dionísio - até 38ª rodada - 570 escalas

Analisando os números da estatística, podemos afirmar que diferentemente do que apregoava, Aristeu foi muito condescende com a arbitragem carioca e penalizou com dureza a arbitragem paulista. Enquanto Corrêa escalou 73 árbitros do Rio de Janeiro no primeiro turno, Aristeu aumentou consideravelmente os números para 97 árbitros escalados, portanto, 32,87% a mais. Já para os Paulistas,as escalas caíram de 120 na gestão Sérgio Corrêa para 94 na gestão do Coronel do apito. As escalas que foram retiradas dos árbitros de São Paulo, foram todas distribuídas entre os árbitros Cariocas.

Lembramos que no final de agosto ou no inicio de setembro, Aristeu Tavares esteve reunido com Rubens Lopes (encontro confirmado pelo seu assessor de imprensa no site do fuxico), o encontro, mudou o pensamento do sisudo Coronel do apito que só não abriu mão do seu direito de não escalar Messias José Pereira e José Carlos Santiago, estes continuam alijados das escalas da CBF. O que se pode supor é que Rubens Lopes estaria fazendo campanha através das escalas com as Federações visando a eleição de 2014 para a Presidência da CBF.

Publicidade
 

Também podemos observar pelos números que as Federações ditas "rebeldes" que deram apoio a Rubens Lopes - Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Bahia, e Pará - também tiveram aumento no nos números de escalas do novo chefe do apito. As exceções Paraná e Bahia tem explicação por não acompanharem as demais "rebeldes". Paraná perdeu 50% das possibilidades de escalas na série A com as reprovações em teste físico de Evandro Rogério Roman e a Bahia vive em uma guerra política nos bastidores da arbitragem vivendo praticamente das escalas de Jailson Macedo Freitas.

Por fim e analisando por região, as escalas diminuíram 21,73% para a região Norte-Nordeste. Se na gestão Sérgio Corrêa o total era de 16,14% das escalas (92), esses números caíram para 12.63% (72). Já na região Sul Sudeste que antes tinha 71,40% das escalas (407), teve os números aumentados para 72,08% do total (415).

Especialistas

O apitonacional mostrou esses números para alguns dos maiores especialistas da arbitragem brasileira que deram as seguintes explicações para eles:

Santa Catarina subiu cerca de 25% por influencia de Dionísio Domingos, colocado na comissão por Delfim Peixoto que exerce os cargos de presidente da comissão de arbitragem catarinense, porteiro, ascensorista, mensageiro, porta voz entre outros. Em todos os estados, as Federações tem um presidente, em Santa Catarina é ao contrario, na terra dos barrigas verdes é o presidente que tem uma Federação.

Mas nem tudo esta perdido, Santa Catarina é uma árvore que ainda pode dar frutos próprios, pois é o Estado do dedicado e competente assistente Kleber Lucio Gil que deverá ser FIFA em 2013. Se for confirmado, este escudo terá sido por competência e merecimento próprio sem ter o assistente usado de subterfúgios ou atitudes nada convencionais. Mas também não podemos deixar de lembrar que é o Estado da contestada assistente Nadine Bastos, companheira de Dionísio Domingos, o sombra do apito brasileiro.

 

A bela assistente Catarinense Nadine Bastos arrebentando corações e a credibilidade do sombra do apito

Aqui cabe um esclarecimento, o apitonacional não questiona as escalas da moça, pois tem ela como uma boa assistente, dentro da regularidade dos outros que atuam no campeonato brasileiro. Porém condenamos a proteção excessiva em relação aos demais, só para que sirva como parâmetro, ela cometeu erros e não foi afastada como ocorreu com outros, principalmente na partida Corinthians x Coritiba pela 35ª rodada quando por estar melhor colocado no lance, deixou de ajudar o árbitro Ronan  Maria Marques na marcação de um penalidade em favor do Corinthians de forma equivocada, pois o lance ocorreu fora da área. Em compensação, sua companheira de estado e de escudo, Neuza Inês Back, após errar um impedimento sumiu do mapa tendo atuado pela ultima vez pela série A na 20ª rodada na partida Atlético-GO x Cruzeiro. Depois desta partida foi escalada em mais uma pela série B, Paraná x Bragantino sendo jogada então no baú do esquecimento para possivelmente não fazer sombra e nem ofuscar o brilho da primeira dama da arbitragem brasileira, a senhora  Nadine Câmara (Domingos) Bastos que deverá entrar no quadro da FIFA em 2013 no lugar da guanduense Katiuscia Mayer Berger Mendonça.

Publicidade
 

Obs. Para não fazerem sombra para a senhora Bastos Domingos, as assistentes que na "geração Sérgio Corrêa" dominavam as escalas feminina, leia-se,  Janete Arcanjo/MG, Tatiana Freitas/RS, Carolina Romanholi/CE e Neuza Back/SC, simplesmente desapareceram ou passaram a fazer jogos de pouca expressão e longe da mídia, quando fizeram!

Paraná caiu cerca de 12%, sem política na comissão que esta entregue ao deus dará, sofre com a falta do Evandro Roman que deu preferência a política e perdera ainda mais com a saída de Heber Lopes que dificilmente emplaca 2013 com o escudo da FIFA.

São Paulo caiu mais de 21% - A comissão segue pensamento do Rio de Janeiro que quer acabar com o domínio paulista nas escalas.

Rio de Janeiro subiu cerca de 32% - Prova mais uma vez que a reunião do Coronel com Rubinho existiu. Segundo Rubens Lopes, presidente da FERJ, o campeonato carioca é mais charmoso, o Rio tem Maracanã e tem que ter mais escala que São Paulo. Conseguiu, nada que uma boa conversa não resolva.

José Maria Marin é o mediador da briga que Marco Polo Del Nero e Rubens Lopes travam nos bastidores pela presidência da CBF nas eleições de 2014

Minas Gerais subiu mais de 23% - Os especialista não sabem o porquê, a comissão local vive em pé de guerra com o sindicato e seus árbitros são vetados nos estaduais. Se não servem para os jogos do seu estadual, também não deveriam servir para os outros, mas não é o que mostra a estatística.

Goiás subiu 27,90% - Com a chegada de Tonhão na comissão da CBF, o número de escalas subiu rapidamente. O gigante do cerrado parece um peso morto, mas tem prestigio.

Distrito Federal subiu 75% - somente pela escala da última rodada, um prêmio pela queda da comissão do DF que era comandada por Alexandre Andrade e pela volta da influência de Edson Rezende.

Publicidade
 

Bahia caiu mais de 35% - Com Serapião fora a coisa mudou drasticamente mesmo o estado tendo o melhor árbitro do campeonato.

Pernambuco caiu 40% - o estado não tem árbitro, precisou importar o polêmico Sandro Ricci para continuar tendo árbitro escalado na série A. Os debates e questionamentos no campo das idéias do vice presidente da comissão local Salmo Valentim irritou a dupla Coronel-Sombra que passaram a ignorar os apitadores do estado.

Ceará subiu 44% - sem explicação a não ser o acaso, pois tirando Francisco Almeida, o quadro é velho e sem qualidades.

Pará subiu 300% - O Richarlyson do Pará (semelhança física) é a grande esperança desta comissão. Sérgio Corrêa descobriu e por ele a dupla Coronel-Sombra não tem tomado conhecimento dos regulamentos colocando-o de forma imoral no quadro de aspirante FIFA. Dewson Fernando Freitas tem qualidades, mas poderiam e deveriam respeitar a lei e esperar pelo seu tempo.

Rondônia subiu 500% por conta do arrependimento de Márcia Caetano que em uma reunião na Granja Comary, praticamente jogou o escudo da FIFA em Sérgio Corrêa por achar que este a tinha prejudicado. Tanto procurou que perdeu o escudo, mas no último Congresso da ANAF fez mea culpa e um agradecimento publico a aquele que apostou na sua capacidade quando ela ainda não era ninguém e não teria nenhuma chance por ser mulher e do distante estado da federação. Como diria o falecido ex-deputado Ulysses Guimarães "O tempo é o senhor da razão".

Publicidade
 

Caros leitores, aí estão os números da serie A do campeonato brasileiro. Também já estamos em posse da estatística da série B e do individual de todos os árbitros aos quais estaremos publicando brevemente.

Os números podem não ser exatos, pois não é a nossa área e nem temos recursos para contratar profissionais qualificados para isso. Portanto, eles podem apresentar algumas diferenças para mais ou para menos e pedimos que nos corrijam aqueles que perceberem algum erro e tenha conhecimento o suficiente.

Como todos podem perceber, os números comprovam o que temos publicado em diversas matérias desde que esta dupla de incompetentes tomou posse da arbitragem brasileira. Se algum dia Sérgio Corrêa achou que os árbitros iriam sentir saudades dele, os números indicam que isso já é realidade, pois a choradeira é enorme e as lagrimas ligam o país do Oiapoque ao Chuí.

 


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade