Publicidade

Arnoldo Vasconcelos Figarela, orgulho de Rondônia!!
Porto Velho, RO – 23/06/2010 - A CBF divulgou recentemente o ranking dos árbitros que mais atuaram em 2010. Em um contingente de 82 profissionais, o árbitro Rondoniense Arnoldo Figarela ficou na 19º colocação com 121,93 pontos.

A pesquisa foi realizada pela Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf) nos últimos três anos que acompanhou a atuação dos árbitros e árbitros assistentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nos jogos da Copa do Brasil e nas séries A, B, C e D.

Arnoldo Vasconcelos Figarela e Edilson Ramos da Mata do Mato Grosso que ficou na 17º posição foram os únicos árbitros da região norte que conquistaram posições de destaque no ranking nacional de arbitragem, deixando para trás árbitros renomados dos estados da região central do país, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e tantos outros.

Durante entrevista exclusiva ao Esporte Amazônia, Arnoldo Figarela abriu o coração e falou sobre sua carreira que teve uma trajetória meteórica, sobre a colocação no ranking nacional e um pouquinho de sua paixão pela prática de pesca de mergulho.

Início de carreira na arbitragem

Arnoldo Vasconcelos Figarela ingressou no quadro de arbitragem da Federação de Futebol do Estado de Rondônia em 1992, quando fez o curso sendo aprovado. Desde então passou a ter uma carreira promissora, tanto que três anos após apitou sua primeira decisão no

Campeonato Estadual Rondoniense, “O jogo foi em Santa Luzia entre Ji-Paraná e Pinheiros, uma decisão nervosa, mas graças a Deus fizemos um ótimo trabalho (Referindo ao trio de arbitragem), e tudo foi muito bem, o Ji-Paraná conquistou o título naquele ano”, lembrou Figarela.

Em 1994 ingressou no quadro da CBF e desde então passou a atuar em jogos da Copa do Brasil e nos Campeonatos das Séries A, B, C e D, inclusive Arnoldo Figarela é o único árbitro de Rondônia a ter apitado jogo da Série A. Na sua trajetória já atuou em jogos importantes como Sport-PE X Atlético-MG, quando estreou na Série A, Goiás x Fluminense, Barueri x Bahia, Corinthians e Brasiliense, Corinthians x Juventude, Juventude x Paraná, Bahia x Vila Nova, Guarani x Atlético-GO, Brasiliense x Sport – PE, Santos x Rio Branco só para citar alguns, apenas no ano de 2008, Figarela trabalhou em 22 jogos promovidos pela CBF, sendo 01 na serie A, 09 na Serie B, 03 na copa do Brasil, 07 na Serie C, e 02 na copa do Brasil feminino, ao todo Figarela já apitou mais de 80 jogos em campeonatos nacionais.

Ranking Nacional de Arbitragem

Quanto a sua classificação no Ranking Nacional, Arnoldo Vasconcelos Figarela disse que ficou feliz porque é o reconhecimento de seu trabalho, “Desde que ingressei na arbitragem há 18 anos tenho estudado, me aperfeiçoado, buscando sempre fazer o meu melhor em todos os jogos que eu for trabalhar e isso é demonstrado através dos números apresentados no Ranking, coisa que num passado não muito distante não acontecia”.

Figarela também ressaltou que gostaria de atuar com mais freqüência nos jogos das séries A, B, C, D e Copa do Brasil, porém reconhece as dificuldades de logística de nossa região, e a falta de representatividade das equipes no cenário nacional, com certeza, uma sequência maior de jogos resultaria em uma pontuação melhor, porém a colocação alcançada é motivo de alegria e orgulho para nossa arbitragem, é um sinal que o trabalho vem sendo desempenhado a contento, apesar das dificuldades, dentro de uma linha adotada pela comissão de árbitros que nos proporciona todas as possibilidades de treinamentos realizados nos grandes centros, inclusive por árbitros internacionais, acompanhando através de avaliação por parte dos observadores o desempenho alcançado pelos árbitros, esse acompanhamento resultou no ranking nacional, afirmou.  Ele também falou que o trabalho que tem feito é mais reconhecido lá fora do que aqui no estado. Figarela foi eleito na semana passada o melhor árbitro do Campeonato Estadual da 1º Divisão.

Esse esporte não é para qualquer um!!!

A prática esportiva esta realmente no sangue do árbitro Arnoldo Figarela de 40 anos que confidenciou que nas horas de folga adora praticar pesca de mergulho nas águas dos rios da Amazônia. “ realmente é algo que me fascina, a paz e tranqüilidade alcançada no mergulho, aliada a adrenalina provocada em alguns lugares onde você pode encontrar de tudo, pois nossos rios são ricos em espécies, isso causa uma sensação maravilhosa”.

A presença da família também é fundamental em nossas vidas, pois são eles que nos confortam em todos os momentos. Arnoldo Figarela é casado com Adriele Soares Figarela e tem 03 filhas, Estéfani Caroline, Evelyn e Ana Beatriz. A única que demonstra interesse na arbitragem é Estefani Caroline, que gostaria assim como o pai, ser arbitra de futebol, porém, Figarela não é muito favorável a esse desejo. “Sei de todas as dificuldades pelo que passei e ainda passo, não gostaria que ela sentisse as mesmas decepções e frustrações por quais passei, todo pai quer o melhor para o filho, porém, se realmente for da vontade de DEUS e dela, com certeza irei apoiar”.

Entre os grandes amigos da arbitragem, Figarela nutre uma amizade de irmão com Wilson Aquino, amigo inseparável desde sua formatura em 1992, foi Aquino que em um momento difícil da arbitragem, logo no inicio da carreira que o motivou a trabalhar no campo 13 de Setembro, já que Figarela tinha o desejo de não permanecer na arbitragem, devido as decepções causadas pelo meio. “ Aquino é meu fiel escudeiro, amigo e irmão inseparável, presente em todos os momentos da arbitragem na minha vida, mesmo quando não está escalado comigo, ele vai ao jogo prestigiar, isso é algo realmente digno de elogios”.

Outros árbitros contribuíram na sua formação, Antonio Carlos Bicho, Osvaldo de Souza, Floriano Vieira, Lorival Domingos “Becão”, Jaime Melo, Edilson Ribeiro, Almir Belarmino, foram professores que contribuíram nos ensinamentos adquiridos.

Agradecimentos.

Arnoldo Figarela também agradeceu aos fisioterapeutas da Clínica Cia do Movimento, José Wilson Serbino Júnior, Alessandra Serbino e Thiago Pereira Marques, que cuidam de sua reabilitação quando esta lesionado.

Fonte: Esporte Amazônia/ Eleni Caetano

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados