26/04/2016    07:08hs  -  Corrigido 26/04/2016    18:20hs

FIM DA DECOREBA

Arbitro FIFA/RS tira 4.5 e todos assessores gaúchos são reprovados em teste teórico da CBF

Recentemente o Apitonacional publicou a matéria “Vergonha: Diretor de ensino da FERJ é reprovado em teste teórico da CBF” que revela o alto índice de reprovações nos testes físicos e teóricos que a CBF realizou com árbitros e assessores do Rio de Janeiro que fazem parte do quadro nacional. Após a matéria recebemos informações e números de vários estados e eles são alarmantes.

A Comissão de Arbitragem da CBF não revela e nem confirma, mas extra oficialmente a lista dos reprovados pode chegar a cerca de 60% do quando nacional.

Analisando alguns números podemos perceber que o índice de reprovações é grande em todos os estados e nem mesmo algumas estrelas do apito escaparam

do vexame. Hoje a matéria falara de um mito, a formação de árbitros no extremo sul do país. Nem mesmo o celeiro de bons apitadores escapou imune aos testes.

Publicidade

 

A escola gaúcha que é tida como grande formadora de árbitros FIFA, muitos deles de renome internacional como Carlos Simon (três Copa do Mundo), Leonardo Gaciba (eleito quatro vezes melhor do Brasil) e Leandro Pedro Vuaden teve um duro golpe nos testes físico e teórico realizado recentemente pela CBF. Dos quatro assessores de arbitragem do estado - Alexandre Barreto, Flavio Pinheiro de Abreu, José Mocellin e Leonel Antonio Pandolfo – nenhum foi aprovado na prova teórica. UMA VERGONHA!

Houve também baixas expressivas entre os árbitros e a que mais chamou a atenção foi o péssimo desempenho do árbitro FIFA eleito melhor do apito Brasileiro no ano passado, Anderson Daronco, que tirou nota 4.5.

Em contato com o Apitonacional Anderson Daronco não só confirmou a reprovação e a nota recebida como assumiu toda a culpa pela baixa performance.

"Fui reprovado por não estar preparado adequadamente. Não vou botar a culpa em ninguém, a culpa é minha porque teve gente que foi aprovado, então se teve gente que foi aprovado eu deveria ter sido aprovado também" - disse Daronco.

O FIFA não fugiu de suas responsabilidades em momento algum.

"É vergonhoso pela minha posição, foi a primeira vez que isso dai aconteceu, mas paciência, agora estudar e retomar para que na próxima possa apagar isso aí né!" - frisou Anderson Daronco.

Mas o Santa-Mariense não vê só pontos negativos na reprovação, para ele pode até ajudar.

"É até bom que aconteça porque da um choque na gente e faz mudar certos pontos de vista e se preparar melhor. Essa é a verdade, se estivesse bem preparado não teria acontecido isso daí" - encerrou Daronco.

Diferentemente do que pensa Anderson Daronco, alguns árbitros e assessores ouvidos pelo Apitonacional não assumem a culpa e buscam justificativas esquecendo que outros foram aprovados. Para eles a prova é cheia de "pegadinhas" que induzem ao erro e que o tempo mínimo para as respostas seria insuficiente. Outros dizem que didaticamente o erro não esta nos testados e sim na prova. Dizem ainda que toda prova em que um percentual elevado assim não consegue aprovação, tem que ser obrigatoriamente anulada e analisada.

José Mocellin - reciclar é preciso para acompanhar a evolução

Procurada, a Comissão de Arbitragem da CBF não quis falar sobre o assunto, mas em off, um integrante da CA rebateu as criticas. Segundo ele o quadro estava mal acostumado ao recorrer a *decoreba para responder as questões sem a preocupação de aprender e entendê-las o que é ao contrario do que quer a CBF.

Segundo ainda este integrante da CA-CBF as criticas para o tempo determinado para realizar as provas são infundadas, pois é adequado a quantidade de perguntas e que nos estados que realizam a prova de forma natural o êxito foi satisfatório.

Ele ainda diz que a intenção da comissão de arbitragem nacional é aumentar o grau de dificuldade dos testes para que o árbitro tenha o conhecimento das regras do jogo em sua plenitude e não algo decorado que serve apenas para ser aprovado nos testes.

 

 

Procurada, a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), presidida pelo ex-árbitro FIFA Alicio Pena Junior, não retornou o contato para falar sobre os resultados e as criticas dos árbitros e assessores.

Também procurado, o ex-árbitro Aspirante FIFA e atual assessor de arbitragem da CBF no Rio Grande do Sul, José Mocellin, não respondeu ao nosso contato. Segundo um amigo próximo, Mocellin ficou muito abatido, envergonhado e esta estudando dia e noite as questões para ser aprovado no reteste para tentar apagar a péssima impressão que ficou com sua reprovação.

Não obtivemos os contatos dos demais assessores citados na matéria.

*

 

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade