Publicidade

FIFA decreta fim da "paradona"
 nas cobranças de pênaltis

Após reunião da International Board, ficou decidido que as paradas em pênaltis só podem acontecer antes de o atleta chegar à bola. O estilo de cobrança "paradona" virou mania entre os jogadores brasileiros

 

18/05/2010 - Depois de muita polêmica envolvendo a 'paradinha' nas cobranças de pênalti, principalmente no Brasil, o International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol mundial, decidiu que a artimanha de enganar o goleiro na hora da batida será proibida a partir da Copa do Mundo da África do Sul. O estilo virou moda no Brasil, e muitos cobradores batiam desta maneira para enganar os goleiros.

Na nova regra, os jogadores poderão fazer a 'paradinha', que é constituída de fintas durante a corrida, mas não na hora do chute, o que vinha sendo muito utilizado no futebol brasileiro.

Além disto, o jogador que violar a regra não só terá que bater novamente a penalidade, como receberá um cartão amarelo do árbitro, pelo fato de a atitude ser considerada antidesportiva.

O novo texto da regra diz: "Fintar na corrida para uma cobrança de pênalti para confundir os oponentes é permitido, entretanto, fintar ao chutar a bola, uma vez que o batedor já encerrou sua corrida, é considerado agora

Neymar pratica paradinha humilhante contra goleiro do Ceará

uma infração à Lei 14 e um ato antidesportivo, pelo qual o jogador deve ser advertido",

A nova emenda da Regra 14 - do pênalti - diz: "fintar o goleiro durante corrida em direção a bola é permitido, no entanto, fingir chutar a bola uma vez que o jogador completou a corrida é considerado ilegal de acordo com a regra 14 e a atitude é um ato antidesportivo, pelo qual o jogador deve ser advertido",

Todas as mudanças na reunião passam a valer no dia 1ª de junho de 2010, ou seja na Copa do Mundo já não poderão acontecer. Caso o jogador faça a paradinha, ele será punido com o cartão amarelo.

A "paradinha" confronta opiniões entre atacantes e goleiros até depois que o recurso foi proibido pela Fifa. Nesta terça-feira, jogadores, técnicos e ex-atletas divergiram ao falar sobre a decisão.

Quem tenta evitar o gol em uma penalidade máxima criticou a paradinha, que diminui as já remotas chances do goleiro em defender uma cobrança. Já os atacantes falaram que o recurso proibido é um dos requintes do futebol e, em cobranças de pênalti, o batedor deveria ser favorecido, já que a defesa usou o artifício da falta para interromper o ataque.

Para Evair, ex-atacante do Palmeiras: "Não sou contra a paradinha, deixa o futebol mais dinâmico, é um recurso que se aprendeu a usar. Só acho que o árbitro dá pouco pênalti, ainda mais nas bolas alçadas na área".

Já Sérgio Guedes,ex-goleiro do Santos e técnico de futebol: "O goleiro não consegue defender um pênalti sem se movimentar. Ele se mexe geralmente em diagonal, mas com a paradinha ele obrigatoriamente se adianta. Pode até permitir a parada, desde que permita também a movimentação do goleiro".

"Nós estávamos aguardando algo da FIFA para termos mais elementos de entender quando a paradinha é correta ou incorreta. Éramos muito cobrado, ainda mais quando havia um exagero por parte do cobrador e o goleiro reclamava. Alguns árbitros são contra, mas como a Fifa não tinha falado nada, nada podia ser feito".

"Virão algumas explicações para nós procedermos da melhor maneira. A regra fala que a paradinha é agora uma atitude antidesportiva e, por isso, deve ser punida com cartão amarelo. Mas vamos nos basear em cima do que vai falar a comissão para saber exatamente o que significa essa mudança. Nós árbitros precisamos de uma definição mais detalhada". Disse o árbitro paulista José Henrique de Carvalho.

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados