24/05/2014    22:07hs - Atualizado: 26/05/2014 às 08:06

Vergonha: Arbitragem cearense presta desserviço para a categoria

Árbitros do Piauí em greve são substituídos por cearenses na final do estadual

Falar em crise na arbitragem piauiense é chover no molhado. Em 2007, quando Lula Ferreira, então presidente da FPF, nomeou Jaime das Chagas Oliveira, Tenente Coronel da PM local, para a CEAF houve uma tremenda reação do sindicato e dos árbitros daquele estado. Segundo disseram os árbitros na época, Chagas tinha como missão tirar a força do sindicato e para isso retaliou deixando sem escalas árbitros que também faziam parte da diretoria da entidade de classe. Assim o então árbitro João José Leitão, Antonio Santos Nunes, Francisco Nurisman Machado Gaspar chegaram a ficar mais de 30 dias sem serem escalados correndo riscos de serem banidos do quadro da Renaf daquele ano. Sobrou até mesmo para o recém formado Thyago Costa Leitão pelo fato do mesmo ser filho do árbitro João José Leitão.

Não suportando a onda de repressão praticada contra seus associados, o Sindicato dos árbitros de futebol do Piauí, convocou Assembléia Geral Extraordinária e resolveram  

deflagrar “Greve” não comparecendo nos jogos, mesmo com as escalas de arbitragem divulgadas através do site da Federação e dos meios de comunicação.

Publicidade

Sem alternativa no âmbito estadual, a Federação do Piauí importou árbitros do Ceara e contou com a participação de outros cinco árbitros que não aderiram ao movimento, entre Afonso Amorim de Sousa e José Nilton da Costa, ambos do quadro nacional.

Nada mudou

Sete anos se passaram e nada mudou! Na semifinal deste ano entre Parnahyba e River, após algumas polêmicas, os clubes solicitaram e a federação trouxe arbitragem de fora, pois os principais árbitros do estado contavam com restrições por parte dos clubes. Afonso Amorim teria veto do Parnahyba, enquanto Antônio Dib, do River. Os árbitros locais não concordaram com a vinda de árbitros de outras Federações entraram em greve contra a importação de árbitros.

Sem os árbitros do estado, River e Piauí estão decidindo o Campeonato Piauiense deste ano em dois jogos e acreditem! Toda arbitragem vem do Ceará, só que desta vez até mesmo as escalas foram feitas em fortaleza por Milton Otaviano dos Santos, que é do Rio Grande do Norte, mas atua como chefe do apito cearense.

Entendeu? Não! Então veja a escala abaixo!

Segundo a Federação Cearense de Futebol, a arbitragem do Ceará foi prestigiada ao ser convidada pela Federação Piauiense de Futebol para usar os árbitros e árbitros assistentes desde a fase semifinal da competição e que pelo bom trabalho foram mantidos para a grande final em Teresina. Se a FCF acha que seus árbitros são tão bons assim porque então que não os escalou na final do campeonato cearense!

Lamentavelmente dando de ombros para os companheiros de profissão do Piauí, o árbitro da final Francisco de Assis Almeida Filho, enalteceu a escala e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual presidente da Comissão de Arbitragem da FCF, Milton Otaviano. “O trabalho do presidente Milton Otaviano vem surtindo efeito. A renovação que vem sendo desenvolvida desde o ano passado já está aparecendo a nível Brasil e, nós que fazemos parte do grupo, também crescemos juntos” - Concluiu Almeida Filho.

Almeida Filho deve estar de brincadeira, se tudo o que ele relatou fosse levado a serio eles deveriam ter apitado as finais do seu estado e não furar greve de companheiros que só querem o respeito dos dirigentes para com a categoria, respeito esse que eles - os cearenses - também não tem de sua federação, pois desde 2008 não apitam uma final de estadual.

As finais

A arbitragem da primeira partida ficou a cargo de Avelar Rodrigo com Mardônio Ribeiro e Renan Aguiar de assistentes com Francisco de Assis Almeida Filho de quarto árbitro. Já a partida final ficou sob responsabilidade de Francisco de Assis Almeida Filho com Marco Antonio da Silva Brígido e Arnaldo Rodrigues de Souza de assistentes com Luiz César de Oliveira Magalhães de quarto árbitro.

 

Difícil de acreditar que árbitros humilhados por não apitarem as finais do seu estado aceitem trabalhar nas finais de outro estado fazendo o mesmo papel criticados por eles em situação semelhante e mais difícil ainda é encontrar soluções para os problemas de uma categoria onde nem mesmo seus membros respeitam uns aos outros.

Para aumentar o drama dos problemas enfrentado pela categoria mais desunida do país, especialmente na região Norte/Nordeste, o campeonato cearense deste ano teve arbitragem de outro estado na sua final, e de forma humilhante ainda tiveram que buscar ajuda de torcedores através de campanha no facebook (veja abaixo) para arrecadar cerca de R$ 25 mil reais para quitar as despesas da arbitragem, pois o árbitro veio do Rio Grande do Sul (Anderson Daronco) e os assistentes do Rio de Janeiro (Rodrigo Jóia) e da e Bahia (Alessandro Matos).

Erramos
 

Na matéria acima, informamos que em 2008 foi a ultima vez que um árbitro cearense apitou a final do estadual. Após recebermos diversas reclamações que as finais de 2011 e 2013 tinha sido com arbitragem local, fizemos pesquisa e chegamos a seguinte conclusão:

Em 2011 não houve final, pois a equipe do Ceará venceu os dois turnos sagrando se campeão direto. Em 2013 a arbitragem das duas partidas da final foi local com Wladyerisson Oliveira e Avelar Rodrigo (foto abaixo) escalados nos jogos de ida e de volta respectivamente.

Confira a arbitragem completa das duas partidas finais do campeonato cearense de 2013.

Quarta-feira,15, às21:50h, no Estádio Junco (Sobral).

GUARANY X CEARÁ
Árbitro: Wladyerisson Oliveira
Assistente 1: Marcos Brígido
Assistente 2: Rudson Aquino
4º Árbitro: Cleuton Lima
5º Árbitro Assistente: Carolina Romanholi
Assessor de Arbitragem: Franzé Soares
Delegado Especial: Hilton Alcântara
Domingo,19, às16h, no Estádio Castelão (Fortaleza).

CEARÁ X GUARANY
Árbitro: Avelar Rodrigo
Assistente 1: Thiago Brígido
Assistente 2: Mardonio Ribeiro
4º Árbitro: Gleysto Gonçalves
5º Árbitro Assistente: Armando Lopes
Assessor de Arbitragem: Manoel Sidney
Delegado Especial: Milton Otaviano

Pela informação errada, pedimos desculpas.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade