25/11/2013    11:53hs - Atualizado 26/11/2013 as 13:38hs

O homem do Presidente!

Ao encerrar a carreira, o ex-árbitro Paulista Arthur Alves Junior se aproximou dos dirigentes onde  acumulou poder, cargos e altas remunerações em diversas instituições da arbitragem brasileira

 

Ele se formou árbitro em 1985, durante duas décadas atuou como assistente passando por todas as divisões do futebol paulista e brasileiro. Quando se  aposentou em 2004 já ocupava seu primeiro cargo como dirigente, era diretor do Safesp-Sindicato dos árbitros de São Paulo. Se os gramados perdeu um bom assistente, a política sindical ganhou o mais subserviente e controverso dirigente da arbitragem brasileira.

Dono de uma fala mansa convincente, mas nem sempre confiável, Arthur caiu nas graças de Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de futebol que assim como o sindicalista é louco por cargos e poder.

A dobradinha entre Arthur e Del Nero vem conquistando espaços e poderes no esporte. A aliança que começou com a indicação de Arthur

A foto mostra Arthur e sua subserviência ao Presidente da FIFA Joseph Blatter  e...

para a diretoria da cooperativa dos árbitros criada supostamente sob as ordens da FPF, aumentou logo depois quando ele concorreu na eleição do sindicato paulista (Safesp). Só para ter uma idéia de como a entidade via a candidatura de Arthur com simpatia, no dia da eleição, uma segunda feira, foi marcado uma reunião com os árbitros federados na sede da federação, como eles dificilmente deixam de atender os pedidos da entidade, aumentou consideravelmente o numero de eleitores no pleito, pois mesmo com chapa única, a voz corrente na ocasião era que dificilmente seria atingido o quorum mínimo conforme determina o estatuto.

Após conseguir o maior cargo em São Paulo e mesmo dizendo que não é candidato, Arthur voltou sua atenção para a ANAF, agora FEBRAF, para isso conta com o suposto apoio secreto de Marco Polo – com os objetivos alcançados, eles serão imbatíveis, pois terão poderes de imperadores e nenhuma oposição.

Publicidade

Enquanto o atual presidente da CBF José Maria Marin massacra a oposição distribuindo supostamente um mensalinho de R$ 100 mil reais mês aos presidentes das federações, conforme informação publicada nas paginas 70 e 71 da revista “Veja” de novembro deste ano, abrindo assim o caminha a passos largos para a vitória de Del Nero à presidência da CBF, Arthur enfrenta inimigos poderosos, entre eles o pernambucano Salmo Valentim que sem papas na língua ou apego a cargos combate duramente os planos do paulista.

... ao Presidente da CBF José Maria Marin.

Salmo, em posse de informações e antecipando os fatos, desfez o motim armado supostamente por Arthur Junior para explodir no congresso da entidade que foi realizado no inicio do mês em Belém do Pará. O motim que seria liderado pelo paulista, contaria com adesão de outros sindicalistas descontentes com a atual diretoria para criarem de surpresa uma federação onde ele seria o presidente. Mas a atuação contundente e devastadora de Salmo Valentim fez com que aos gritos o sindicalista paulista se calasse ao tentar defender seu patrão na FPF e desistisse de qualquer manobra.

Outro inimigo poderoso esta localizado na imprensa paulista, trate se do Blogueiro Paulo César Vasconcelos, jornalista responsável pelo “Blog do Paulinho”, um dos mais combativos do setor que tem feito varias reportagens escancarando os modi operandi de Arthur Alves Junior frente à arbitragem paulista.

Ao lado do padrinho e mentor Marco Polo Del Nero - Presidente da Federação Paulista de Futebol

Contra os ataques ou contra ataques do pernambucano Arthur esta de mãos atadas, não pode fazer nada, pois além de ter sido eleito como ele na diretoria da FEBRAF, Salmo tem ao seu lado o poder econômico e é temido por todos por ser destemido e um exímio orador que massacra sem dó seus desafetos. Já contra o jornalista o multi dirigente tenta de todas as formas silenciar o Blog na justiça e em todas as tentativas tem levado sonoros não dos magistrados.

Clique nos links abaixo e veja algumas das matérias publicadas no Blog que mencionam o presidente do Safesp.

novembro 16, 2013: Marcelinho Carioca, Arthur Alves Junior e a nota de R$ 3

outubro 16, 2013: MPF investiga promiscuidade entre FPF e Artur Alves Junior, representante da arbitragem

agosto 1, 2013: A promiscuidade da FPF com a arbitragem

janeiro 12, 2012: Corrupção na arbitragem: jornal Marca escancara “esquemas” de Arthur Alves Junior

Outro que também já fez matéria relatando as facetas da dobradinha entre os dirigentes foi o jornalista Fernando Sampaio que também já foi acionado na justiça por Arthur e também saiu vitorioso na ação. Veja no link abaixo a matéria.

outubro 16, 2010: Vergonha na arbitragem paulista

MPF

Em outubro deste ano o Blog do Paulinho  publicou a matéria “MPF investiga promiscuidade entre FPF e Artur Alves Junior, representante da arbitragem”. A matéria torna publico a relação promiscua entre dirigentes da Federação Paulista de Futebol e Artur Alves Junior, que, além de prestar serviços à própria FPF, ainda comanda diversas entidades de arbitragem como o Sindicato e a Cooperativa a nível estadual e a FEBRAF a nível nacional.

Aqui ele atua como presidente do Sindicato dos árbitros de São Paulo e...

Com aparente medo da verdade, “Arturzinho” como também é chamado por bajuladores, tentou sem sucesso, por vias judiciais, censurar as postagens onde o Blog o citava, mas segundo o jornalista, suas peripécias chamou a atenção do Ministério Público Federal, que aceitou denúncia, realizada no início de outubro, contra a Cooperativa dos Árbitros de São Paulo, da qual Arthur é, convenientemente, Diretor Financeiro.

Segundo a matéria, também há denuncia no Ministério do Trabalho, envolvendo o Sindicato dos Árbitros, não por acaso sob o comando do “polivalente” Artuzinho e sua relação de extrema proximidade com a FPF, outra investigada.

... aqui atua dando prova oral para a assistente Manuela Fachini como membro da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol.

A matéria relata pressão sobre os árbitros, pedidos de “favores”, perseguição aos que não comungam dos mesmos “interesses”, entre outras barbaridades, como parte do sistema de trabalho dos dirigentes.

De olho na ANAF-FEBRAF

Para manter a pose e tentar mostrar o contrario das criticas de salmo Valentim e do mostrado nas matérias publicadas no Blog do Paulinho - fatos de conhecimento de quem convive diariamente com o dirigente - Arthur colocou em pratica um plano audacioso onde tentaria a todo custo viabilizar seu nome para a presidência da extinta ANAF-Associação nacional dos Árbitros de Futebol, agora rebatizada como FEBRAF. Como parte do plano, usou recentemente sua influencia em um site carioca no qual seu assessor de imprensa Hélio Viana é colunista e informante, para realizar matéria se auto promovendo.

Cooptar dirigentes de sindicatos com carta sindical também era parte do plano. Segundo apurado, Arthur convidou o presidente do sindicato dos árbitros do Rio Grande do Sul (Safergs), Ciro Camargo, para vir a São Paulo no dia 13/10/2013, para participar de uma cerimônia em um clube da capital paulista (CAT-Clube Atlético Tremembé), local onde Marcos Cabral Marinho é vice presidente, onde foi homenageado o ex-presidente da CA-CBF Sérgio Corrêa da Silva com a entrega da medalha 9 de abril.

Salmo Valentim teve atuação decisiva na implosão do motim

Fontes do Apitonacional revelaram que a vinda do dirigente gaúcho a São Paulo com todas as despesas supostamente pagas pelos cofres do sindicato dos árbitros paulistas, teria sido um agrado com objetivo de firmar um acordo com o dirigente gaúcho visando à criação de uma federação de árbitros cujo presidente seria o Paulista com o suposto apoio de Marco Polo Del Nero. Desta forma, Del Nero também teria fortes influencias no comando da arbitragem nacional assim como tem hoje em São Paulo onde todos os dirigentes do apito são seus funcionários na FPF. Também fariam parte, dirigentes do Rio de Janeiro (Messias Pereira) e do Paraná (Airton Nardelli).

 

Mas a tentativa de por o plano em pratica no ultimo congresso que a ANAF realizou recentemente em Belém do Pará não deu certo, pois não foi permitida a participação de Nardelli nas reuniões do congresso com Arthur sendo derrotado e humilhado em plenária conforme relatado acima. O dirigente paulista saiu praticamente despercebido do evento tendo retornando a São Paulo assim que terminou o evento.

Autopromoção

Na matéria intitulada “Enquanto muitos dormem, eu trabalho!” Arthur fez questão de não mencionar que seria remunerado e bem remunerado pelos vários cargos que ocupa, todos eles supostamente por indicação ou influencia de seu patrão e padrinho Marco Polo Del Nero, pois segundo informações, supostamente seria funcionário remunerado da Federação Paulista de Futebol, da Cooperativa dos Árbitros e do Sindicato dos Árbitros de São Paulo. Todos eles ligados umbilicalmente a FPF.

Analisando a rotina diária do dirigente, fica fácil para ele contar vantagem dizendo que é o primeiro a chegar e o ultimo a sair. Segundo apurado, ele sobrevive da arbitragem, trabalha exclusivamente para a arbitragem. Assim, o quadrilátero onde estão os prédios da FPF, do sindicato dos árbitros e da cooperativa é o seu principal e único local de trabalho no dia a dia. É de onde supostamente retira o seu sustento e o da sua família e o valor não seria baixo não! É bem acima do que ganham profissionais bem mais qualificados e gabaritados do que ele.

Segundo informações, Arthur estaria recebendo algo em torno de sete mil reais mês fora as mordomias em viagens bancadas pelas instituições. Desses, cerca de três mil reais seriam da Federação Paulista de Futebol onde além de ser o homem das escalas, ainda realiza trabalhos como observador e como representante em diversos jogos. O dirigente também receberia cerca de dois mil reais da Cooperativa dos Árbitros de São Paulo – depois reduzido para um salário mínimo devido à crise dos impostos não pagos por erros contábeis – e uma remuneração equivalente a uma taxa de árbitro FIFA (R$ 3.300) para presidir o Sindicato dos Árbitros de São Paulo. *Segundo apuramos, essa taxa foi inserida no estatuto social em 2001 na então administração José de Assis Aragão e estaria vigorando até os dias de hoje. Como mostra a matéria, Arthur não faz nada de graça e se mantém no poder sendo subserviente e faz tudo dos dirigentes o tempo todo.

Finalizado

Na sua cerimônia de posse em 2011, Arthur Alves Junior disse:

“Sejam duros comigo que nos vamos fazer um sindicato com cinco mil sócios”.

Eu, através do Blog do Marçal e do Apitonacional estou fazendo minha parte conforme ele pediu, mais ainda faltam 4.560 novos sócios para que sua palavra seja cumprida.

O que eles disseram.

Como em todas matérias, o Apitonacional procurou as pessoas citadas para que se manifestassem sobre as informações.

Arthur Alves Junior: disse que não é funcionário da FPF e não recebe os valores mencionados. Porém não relatou se recebe qualquer outro tipo de remuneração da entidade. Disse também que é delegado em algumas partidas, mas não mencionou o valor que recebe para desempenhar a função.

Confirmou os valores relatados em relação a Cooperativa e afirmou que a redução do pro labore foi por sua sugestão e afirmou que não recebe os valores como presidente do Safesp relatado na matéria.

Em contato anterior, confirmou a presença de Ciro Camargo em São Paulo e afirmou ter feito o ressarcimento das despesas do gaúcho, mas deixou duvidas se utilizou de recursos  próprio ou do cofre do sindicato.

Afirmou também não ser candidato a ANAF e que o processo de formação da Federação vinha sendo conduzida pelo advogado Dr. Giulliano Bozzano declarando apoio a reeleição de Marco Antônio Martins.

Leia a respostas na integra, clique aqui.

Ciro Camargo: disse que durante a sua vida pessoal e profissional adquiriu credibilidade e muitas amizades por basicamente agir sempre no sentido de somar e que isso não aconteceu de uma hora pra outra.

Ciro Camargo se disse surpreso com as desconfianças em cima de sua pessoa

Em relação ao que estava acontecendo, não quis se pronunciar porque segundo ele, quando alguém coloca alguma coisa na cabeça e cria convicção sobre algo, fica difícil o diálogo, principalmente com gente que não sabe ouvir.

Mesmo assim relatou que conheceu Airton Nardelli, que se apresentou a ele como presidente do sindicato dos árbitros do Paraná, exibindo toda uma documentação e que para sua surpresa, foi criado um clima de desconfiança da sua pessoa, que não se sustenta, visto que se houvesse qualquer intenção dele em boicotar, não teria procurado Marco Martins desde o primeiro momento.

Ciro não respondeu como perguntamos sobe a viagem a São Paulo.

Não conseguimos contatar Airton Nardelli.

Obs: O Apitonacional estará aberto para quem foi citado e queira se pronunciar.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!
 

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade