Instrutor FIFA detona arbitragem brasileira

Para o ex-árbitro e atual instrutor da FIFA Oscar Ruiz, nenhum árbitro do país deveria estar na Copa

27/05/2013 - Mesmo tendo o Brasiliense Sandro Meira Ricci como único do país pré-selecionado na ultima lista divulgada, a FIFA ainda reluta em relacionar qualquer árbitro do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e se o fizer, este será apenas um coadjuvante. Os apitadores do Brasil são vistos pela entidade Mundial como sem personalidade, maus preparados tanto fisicamente como psicologicamente.

 
O Brasil, país do futebol, cinco vezes campeão do mundo e levar para o mundial a quarta opção, é uma vergonha! O quadro FIFA brasileiro é um dos piores do mundo, muitos deveriam sair. Oscar Ruiz

Segundo uma fonte do Apitonacional que participou do encontro, Ruiz teria dito que é uma vergonha que o Brasil, o país do futebol, cinco vezes campeão do mundo, levar Sandro Meira Ricci para o mundial, a quarta opção do país sendo que antes dele  foram indicados Wilson Luiz Seneme, Heber Roberto Lopes e Leandro Vuaden, todos reprovados em testes físicos preparatórios realizados pela entidade mundial. Algo inimaginável e admitido pelos chefes do apito da FIFA devido ao atual momento onde os homens de preto devem estar extremamente preparados fisicamente para suprir a exigências atuais.

Quando da sua vinda em abril deste ano a Vitória no Espírito Santo para participar do curso Futuro III para Instrutores Técnicos e Instrutores de Preparação Física de Arbitragem dos dez países que são membros da Conmebol, entidade que organiza o futebol na América do Sul, o colombiano Oscar Ruiz que é instrutor de árbitros da FIFA e participa do Programa de Assistência à Arbitragem (RAP, na sigla em inglês para Referee Assistance Program), criticou duramente a arbitragem brasileira e com ar de desprezo teria insinuado em conversas reservadas a provável não participação de nenhum apitador tupiniquim no próximo Mundial.

 
Publicidade

 

 

Ruiz ainda teria dito que o quadro FIFA do Brasil é um dos piores do mundo em qualidade técnica, física e que muitos árbitros deveriam sair por não atenderem esses pré-requisitos.

Nota do Apitonacional

As palavras duras do colombiano supostamente ditas em Vitória-ES, não pega o Apitonacional de surpresa, pois há tempos estamos cobrando critérios da arbitragem, diminuição no número de faltas, valorização dos cartões e por isso estamos pregando no deserto sobre o assunto.

Quem acompanha a arbitragem diariamente percebe que a qualidade dos nossos árbitros se comparadas com o resto do mundo é tida como de péssima qualidade. O Brasil é o único país onde cada árbitro segue exclusivamente o seu critério, diferentemente dos demais onde os critérios seguidos são os da arbitragem. Aqui, cada apitador tem um estilo onde em uma partida com as mesmas características, um árbitro pode marcar 50 faltas e um outro marcar somente 20.

Os culpados não são os apitadores e sim os dirigentes, pois são eles que escolhem os árbitros e indicam os formadores baseados no lado político quando deveria ser na parte técnica. Hoje, um escudo FIFA vale ouro e é usado politicamente pelos dirigentes, basta relembrar as duas trocas envolvendo Gutemberg Fonseca e Péricles Bassols no Rio de Janeiro, a ascensão meteórica de Sandro Ricci e Rodrigo Figueiredo.

O resultado não poderia ser outro, o quadro é formado por uma grande maioria de árbitros fracos e caseiros que se escondem atrás do apito marcando falta a qualquer esbarrão, banalizando as punições aplicando cartões em qualquer jogada e sem nenhum critério. Tudo ao contrario do que prega a FIFA que relega a segundo plano nossos apitadores. Basta usar os torneios internacionais onde as atuações dos apitadores tupiniquins comparadas com a importância do nosso futebol com os demais países é insignificante, só sobressaindo alguns árbitros que são forte politicamente.

Enquanto não mudar essa gestão falida, a política e os gestores que estão viciados pelo continuísmo, enquanto não cobrarmos com rigidez dos árbitros que todos sigam os critérios, a arbitragem brasileira será motivos de chacota como essa de Oscar Ruiz, que pode ter sido duro nas palavras, mais foi certeiro e muito feliz nas suas conclusões.


Fechar

Publicidade

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade