06/08/2015    23:40hs

“A justiça tarda, mas não falha!”

Ex-árbitro FIFA Gutemberg de Paula Fonseca ganha 20 mil reais de indenização do Globo.com por matéria 'maliciosa'

Segundo noticia publicada no ultimo dia 04 no portal carioca especializado em arbitragem Voz do Apito, o ex-árbitro FIFA Gutemberg de Paula Fonseca (foto) ganhou ação de 20 mil reais de indenização por ação que movia desde 2011 contra o Globo.com por este ter publicado matéria 'maliciosa' sobre a polêmica partida entre Fortaleza e CRB disputada em 17 de setembro de 2011, valida pela última rodada da primeira fase da Série C daquele ano. O placar de 4 a 0, conquistado a dois minutos do final do jogo, fez o time cearense escapar do rebaixamento.

Segundo o portal, a matéria acabou causando um enorme transtorno para o ex-árbitro que ficou por um longo tempo afastado das escalas. Por conta disso Gutemberg entrou na justiça e quatro anos depois conseguiu em 1ª instância a condenação do portal que terá que indenizá-lo por ter publicado o que ele não falou. Segundo afirmava o texto publicado à época, Gutemberg teria visto jogadores de ambas as equipes conversando sobre o placar da partida entre Campinense e Guarany de Sobral que também disputavam permanência na Série C.

À época, se o Fortaleza vencesse o CRB por um placar de quatro gols de diferença, automaticamente estaria fora da degola. Se isso ocorresse, o Campinense, mesmo vencendo o Guarany de Sobral na outra partida estaria rebaixado para a Série D do Brasileirão. E foi exatamente o que ocorreu. Além do Fortaleza vencer o CRB por 4 a 0, o Campinense foi rebaixado depois de ganhar o Guarany de sobral por 1 a 0.

Publicidade

Segundo ainda a matéria, o jogo comum acabou virando um verdadeiro tormento para o ex-FIFA após este atender ligação da repórter Mariana Kneipp, do Globo Esporte, que publicou em seguida uma declaração inverídica do árbitro, afirmando no texto que Gutemberg havia dito ter escutado os atletas do jogo ao qual apitara, falarem sobre o placar da partida entre Campinense x Guarany de Sobral.

Gutemberg Fonseca durante o polêmico Fortaleza 4x0 CRB em 2011

Depois de tomar ciência do fato por colegas da arbitragem que lhe telefonaram sem entender o motivo por ele ter “falado” o que a matéria induzia, Gutemberg ligou para a repórter e pediu para que ela não fizesse isso. Mesmo assim a jornalista bancou o que havia escrito e o caso foi parar na justiça.

"Sempre tive uma excelente relação com a imprensa, inclusive hoje faço parte dela. Mas nesse episódio a repórter publicou algo que eu não disse e acabou me prejudicando. Liguei pra ela e pedi pra ela reparar, porém ela ignorou e por pouco não acabou com minha carreira" - disse Gutemberg ao Voz do Apito.

Aliviado com a sentença da juíza, o ex-árbitro da FIFA disse que só procurou a justiça por ter se sentido prejudicado:

"Felizmente a justiça tarda, mas não falha. A imprensa tem um papel sine qua non na carreira de um árbitro. Neste caso me senti prejudicado e procurei as vias legais para provar que eu não tinha dito nada do que ela publicou de forma “maliciosa” conforme a própria juíza" - frisou Gutemberg.

Depois de abandonar a arbitragem em 2012 após sair da FIFA, aos 42 anos o publicitário fez um desabafo:

"Eu fui julgado e condenado por quem deveria me amparar. Depois dessa matéria fiquei na geladeira por várias rodadas e apenas hoje, quatro anos depois, tenho a oportunidade de mostrar que em todo momento eu dizia a verdade. No tempo não posso voltar, mas pelo menos lavei a minha honra" - encerrou o ex-FIFA.

Segundo o portal carioca, apos publicada a decisão, Globo.com e a repórter terão um prazo de quinze dias para recorrer.

 

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro 2011 – Série C

Estádio Presidente Vargas – Fortaleza, Ceará

Fortaleza 4 x 0 CRB

Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca(RJ)

Auxiliares: José Nilton da Costa (PI) e Marcos da Silva Brígido (CE)

Fortaleza: Lopes, Márcio Gabriel, Dezinho, Júlio César e Guto; Escobar, Rogério, Pereira e Carlinhos Bala; Vavá e Reginaldo Junior.

Técnico: Júlio Araújo

CRB: Cristiano, Pio(Maisena), Ednei, Rodrigão e Paulo Rodrigues; Roberto Lopes, David(Cadu), Bruno Moreno e Geovani; Everton Maradona(Marco Antônio) e Aloísio Chulapa.

Técnico: Joãozinho paulista

Cartões Amarelos: Reginaldo Junior e Rogério(Fortaleza) - Paulo Rodrigues(CRB)

Cartões Vermelhos: Paulo Rodrigues e Cristiano(CRB)

Gols: Vavá 6min 1ºT e 24min 2ºT, Gustavo Papa 39min 2ºT e Marcos Goiano 44min 2ºT(Fortaleza)

Com informações: Voz do Apito

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade