Alessandro Matos treina no Vitória para 2014 e posa ao lado de presidente com camisa rubro-negra

O assistente FIFA fez a sua preparação no mês de outubro de 2012 no CT do Vitória, a pedido da Federação Baiana

03/01/2013 -Seis tiros de 40m de corrida em 5,8 segundos, com descanso de um minuto, e outros 40 tiros de 75m, com descanso de 20 segundos. Essas são parte das atividades programadas pela Fifa para a primeira série de avaliações em Zurique, na Suíça, dos árbitros pré-selecionados para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Os testes que determinarão o trio brasileiro em 2014 ocorreram entre os dia 09 e 17 de dezembro de 2012, e incluiu também avaliações técnicas, psicológicas e exames na língua inglesa.

Um dos convocados pela entidade que gere o futebol mundial é o assistente baiano Alessandro Rocha Matos. Membro do quadro da Fifa há dez anos, o assistente fez a sua preparação no mês de outubro passado no CT do Vitória, a Toca do Leão, a pedido da federação baiana. Ele é acompanhado ainda por uma equipe multidisciplinar

disponibilizada pela própria diretoria rubro-negra.

Num momento em que a arbitragem é amplamente contestada pelo país, tamanha aproximação suscitaria no mínimo estranhamento de algumas pessoas. Mas essa ligação se torna ainda mais perigosa quando se lembra que Alessandro Matos é o único assistente baiano na Fifa, costuma ser escalado em quase todos os Ba-Vis e já chegou a ser alvo até de um processo na Justiça movido por torcedores do Bahia por conta de sua atuação nos clássicos entre os clubes.

E não fica só nisso. Além da proximidade que manteve com o Vitória ao longo das semanas de treinamentos e do seu histórico com o rival rubro-negro, Matos ainda fez uma visita de cortesia ao presidente do time, Alexi Portela, em que vestia uma camisa branca com detalhes em vermelho e preto. Em sua preparação, o assistente realizou os exercícios com um uniforme da federação baiana.

Publicidade
 

Pode não ser nada, claro, mas é o suficiente num período turbulento como vive a arbitragem nacional para levantar dúvidas a respeito do comportamento de um dos profissionais que pode marcar presença na Copa de 2014. Como dizem, não basta ser honesto, tem que parecer honesto.

Nota do Apitonacional:

O Apitonacional repudia a forma adotada pela Federação Baiana de Futebol com o consentimento do assistente Alexandre Matos para a realização dos treinamentos visando a Copa de 2014. É inadmissível que um futebol que movimenta milhões onde as Federações que acharcam os clubes com altas taxas descontadas nos borderôs das partidas, mendiguem para fazer uso das estruturas dos clubes para treinar e qualificar a arbitragem visando a maior competição do futebol mundial. O futebol é feito de Federações ricas, clubes falidos e arbitragem pedinte e mendiga.

Longe deste veiculo querer questionar a idoneidade do cidadão Alessandro Matos ao qual temos certeza ser honesto e honrado, ao mesmo tempo questionamos a omissão e submissão do assistente em aceitar ser exposto de tal forma ao posar abraçado com largo sorriso ao lado de um dirigente com camisa com cores semelhante ao clube que deveria manter distancia pela parcialidade exigida da profissão, dignidade e moralidade da arbitragem.

Nos quatro cantos do mundo, a arbitragem não basta ser honesta, ela precisa parecer honesta e esta imagem só servira para trazer desconfiança e aguçar a ira dos torcedores e dirigentes dos outros clubes quando este assistente tomar uma decisão polemica que beneficie a equipe da qual posa abraçado ao seu dirigente.

Para piorar a situação, segundo informações, seu pai, o radialista e ex-árbitro Manoel Lima Matos, que já teria dito publicamente ser torcedor do clube onde o assistente treinou, seria também conselheiro do Vitória.

Enquanto a arbitragem estiver sob o comando de dirigentes que só pensam si acumulando cargos com altos rendimentos e árbitros sem personalidades e submissos que se sujeitam a tudo para se manterem na função, imagem altamente desabonadora para a arbitragem como essa continuara a estamparem nossas paginas para mostrar e lembrar a todos que a arbitragem é formada com raríssimas exceções por dirigentes amadores e inescrupulosos e árbitros submissos e sem personalidade.

Obs. O Apitonacional não procurou o assistente para que este se manifestasse por que todas as vezes que é procurado, ele que é tido no meio como arrogante, ignora nosso contato. Mas caso o mesmo queira desta vez se manifestar, o espaço esta aberto.

Com informações e foto: Blog do Marcus Alves


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade