29/12/2016    13:16hs

Made in China

Futebol chinês importará árbitros; Brasileiro Heber Lopes está na lista

A China está mesmo disposta a colocar o seu futebol no mapa do mundo. Após investir em astros dos campos, os chineses querem agora seduzir grandes árbitros do futebol mundial, segundo informa o periódico “Marca”. A medida visa acabar com as suspeitas de armação de resultados que pairam sobre o futebol local.

Além de ganhar os holofotes com contratações envolvendo cifras astronômicas, país mais populoso do mundo também busca profissionais de outras áreas para fazer uma espécie de 'revolução nas quatro linhas'.

Além de técnicos e jogadores, o futebol chinês agora mira nos homens de preto. Atualmente o quadro chinês conta com 16 árbitros na FIFA, número considerado baixo se comparado às demais federações.

Publicidade

Segundo informou o jornal britânico Mirror, a Liga Chinesa está de olho na contratação de Mark Clattenburg (foto acima), principal nome da arbitragem inglesa na atualidade, e que foi eleito o melhor árbitro do ano pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) na última terça-feira (27), em um evento realizado em Dubai.

Oficialmente não existe uma proposta para que o árbitro ou se ele terá que se dividir entre a Premier League e o futebol chinês, mas caso o interesse se revele oficial, outros juízes também podem ser sondados pela liga local no futuro.

Aos 41 anos, Clattenburg coleciona participações nas principais competições do futebol, incluindo as decisões da Euro 2016, onde apitou a final entre França e Portugal, e também da última UEFA Champions League, quando o Real Madrid conquistou o seu 11º título do torneio sobre o Atlético de Madrid.

A China, porém, não é o único país que busca este tipo de investimento dentro das quatro linhas. Recentemente, o Mirror também revelou que Howard Webb, árbitro inglês de duas Copas do Mundo e que se aposentou em 2014, foi procurado pela Major League Soccer (MLS), a Liga de Futebol dos Estados Unidos.

Brasileiro convidado

A decisão dos chineses de importar árbitros não é novidade, não para o Brasileiro Heber Roberto Lopes. Em 2015 o Colina tupiniquim recebeu um convite para apitar o campeonato daquele país oriental durante cinco temporadas. Pelas informações à época, pelo contrato receberia quatro milhões de dólares.

Heber Lopes recebeu proposta de 4 milhões de dólares dos chineses em 2015

A Federação Catarinense de Futebol (FCF), presidida então pelo recém-falecido Delfim de Pádua Peixoto, teria sido a intermediaria da negociação.

 

Pelo que se sabe as conversas não passaram de um pré-acordo e Heber espera até hoje que o contrato seja enviado pelos chineses, como combinado, para que ele assine concluindo a negociação o que pode acontecer a qualquer momento com a nova investida dos orientais.

Á época, consultamos Heber Lopes que confirmou a proposta. Desta vez, consultamos novamente o 'Colina' brasileiro para saber se, com a investida dos chineses em árbitros de outros países, as negociações teriam sido reabertas novamente, mas o mesmo não respondeu nossa mensagem até o fechamento desta matéria.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade