Héber Roberto Lopes é escolhido o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2009
Juiz derrota o tetracampeão Leonardo Gaciba, votado como segundo melhor, e também Paulo César Oliveira, o terceiro
07/12/09 - O Paranaense Heber Roberto Lopes foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2009, em cerimônia de premiação dos melhores da competição, nesta segunda-feira, no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro.
 
A segunda posição ficou com o gaúcho Leonardo Gaciba que ganhou o troféu nos quatros anos anteriores e o paulista Paulo César Oliveira ficou em terceiro.
 
Heber esbanjou felicidade na premiação, ao receber das mãos do presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa, nesta segunda-feira, o Prêmio Craque Brasileirão 2009.
 
A noite de entrega do prêmio contou com a presença de várias personalidades do meio esportivo e artístico, como o técnico da Seleção Brasileira, Dunga; o ex-jogador e ex-treinador Mário Jorge Lobo Zagallo; o presidente da CBF, Ricardo Teixeira; o ex-presidente da FIFA, João Havelange; além de diversos jogadores e dirigentes. Os atores Tony Ramos e Marcello Antony foram os apresentadores do evento, que premiou os maiores destaques do Campeonato Brasileiro de 2009.
 
Héber Roberto Lopes, tornou-se árbitro da Fifa em 2002. Além de ser o árbitro que mais vezes atuou no Brasileirão/08 e 2009, Héber, mostrou profissionalismo na sua  postura, respondendo as expectativas, agindo com ética, moral e educação perante os atletas, imprensa, colegas árbitros, dirigentes e à própria sociedade tanto dentro como fora de campo.
Em uma temporada em que o Campeonato Brasileiro foi muito marcado por arbitragens polêmicas e muitas reclamações, Héber consegui escapar das controvérsias e foi merecidamente escolhido como o melhor.
 
Heber se formou árbitro em 1994, tem 37 anos, faz parte do quadro da FIFA desde 2002. Em 2003, esteve no Mundial Sub-17, na Finlândia, e no Sul-Americano Sub-17, na Bolívia.

Nos últimos dois anos foi o árbitro mais escalado na Série A (23 jogos em 2008 e 20 jogos em 2009). Nesses dois ultimos anos apitou as finais da Copa do Brasil.

Nas últimas rodadas deste Brasileiro, Heber esteve sempre escalado nos jogos mais importante para o campeonato, apitou o jogo do São Paulo contra o Goiás, obtendo nota máxima do observador da CBF. No jogo em que o Flamengo derrotou o Grêmio de virada se sagrando campeão, o observador de arbitragem da CBF, classificou a atuação do paranaense como excelente.

Ano passado, Heber foi selecionado para fazer parte de um grupo de 53 árbitros da América do Sul pré-selecionados para a Copa de 2014. Este ano, a FIFA fez uma nova avaliação e Heber ficou entre os 23 candidatos que continuam na relação para atuar no Mundial.

Publicidade

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados