América: Edílson é batedor de carteira perto de árbitro da final de 2006

Vinicius Cordeiro presidente do América indignado pelo que considera favorecimento explícito ao Botafogo na final da Taça Guanabara

02/09/2011 - Todas as suspeitas, evidências e reclamações contra arbitragens no futebol, por mais infundadas que sejam, se materializaram nas denúncias de dois supostos ex-árbitros que apontaram ao Jornal da Record um esquema de manipulação de resultados dentro da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, ao menos entre 2006 e 2010.

Uma das vítimas indicadas pela dupla é o América, quinto clube de futebol mais tradicional do Estado, e um dos que mais se queixam de arbitragem. O presidente americano Vinicius Cordeiro, em entrevista a Terra Magazine, afirma que não se surpreende tanto com as

acusações.

"Na final de 2006, nós tivemos aquela arbitragem escandalosa, na final da Taça Guanabara" - exemplifica o dirigente, ainda indignado pelo que considera favorecimento explícito ao Botafogo. Cordeiro compara William de Souza Nery, que apitou aquela decisão, com Edílson Pereira de Carvalho, principal árbitro do escândalo que motivou a anulação de 11 partidas na Série A nacional de 2005.

 
Publicidade

 

"Para mim, o Edílson é batedor de carteira perto do Nery. Ele ajudou a frustrar o sonho de 50 anos" - opina, se referindo à chance de conquistar um título que o América não obtém desde 1960. Neste sábado (3), o clube rubro estréia na Copa Rio, diante do Madureira, com arbitragem de um dos acusados de manipular jogos, Lenilton Rodrigues, conta Cordeiro.

"Estou extremamente preocupado porque esse árbitro está sob suspeita" - diz o presidente americano.

Confira a entrevista. 

Terra Magazine - Como o senhor recebeu as denúncias de manipulação de resultados no Rio de Janeiro e que providências o América tomará? Vinicius Cordeiro.

Recebi a denúncia inicialmente com indignação, como todo torcedor, como todo cidadão que tem no futebol uma paixão. Em primeiro lugar, a gente está indignado e quer uma apuração desses fatos pela própria Federação, que tem o papel e o dever de apurar. Em segundo lugar, que o Ministério Público também faça sua parte. E pedir que a própria imprensa não deixe que o assunto durma. Agora, em terceiro lugar, não tenho tanta surpresa porque o período apontado foi entre 2006 e 2010. Na final de 2006, nós tivemos aquele arbitragem escandalosa, na final da Taça Guanabara. 

Aquele foi o exemplo mais evidente (de possível manipulação de resultado), para o senhor?

E gritante. Para mim, foi. Agora, em 2011 (quando foi rebaixado à segunda divisão estadual), o América tinha uma equipe muito fraca tecnicamente, e por isso eu me reservo a esperar a apuração dos resultados para me pronunciar. Mas confio, mais uma vez, que a Federação faça seu papel, que investigue rigorosamente essas denúncias e que o Ministério Público também tome as medidas legais cabíveis. O América vai aguardar o desdobramento dessas investigações para se pronunciar ou para tomar alguma medida que caiba esportivamente. 

Se o esquema estava dentro da Federação, é possível que ela própria vá conseguir apurar isso corretamente?

Não sei que entidade, não sei quem está envolvido, então não posso sair afirmando que a Federação não possa se auto-apurar. Ainda acredito que o presidente Rubens Lopes tenha o bom senso de instaurar uma investigação por conta própria e procurar saber o que houve exatamente, que não seja um processo somente de descredibilizar o denunciador, mas seja um processo de procurar, de fato, ver as evidências daquilo que os árbitros falam. 

Existe algum temor e alguma precaução para os próximos jogos do América?

Peguei a denúncia um pouco mais completa, vi da fonte investigadora. O América inicia amanhã a Copa Rio, às 15h contra o Madureira, e o árbitro escalado é o árbitro envolvido num dos jogos apontados como manipulados. Então, estou extremamente preocupado porque esse árbitro está sob suspeita, digamos assim. 

Quem é ele?

Lenilton Rodrigues. Estou profundamente preocupado. Espero que a Federação coloque um olho mais apurado nessas coisas. 

Chegou a ser nominado nas denúncias também o árbitro da final da Taça Guanabara de 2006?

Não. William Nery, né? Para mim, o Edílson (Pereira de Carvalho, árbitro do escândalo de manipulação de resultado do Campeonato Brasileiro de 2005) é batedor de carteira perto do Nery. Ele ajudou a frustrar o sonho de 50 anos. 

O senhor lembra dos lances daquele jogo?

Lembro, lembro. O (atacante americano) Chris foi calçado pelo goleiro (botafoguense) Max dentro da área, sem bola. Entra na internet aí, bota "Botafogo x América 2006", pode passar as imagens para o seu leitor que ele vai ver que absurdo. Na final do campeonato. 

É um prejuízo que não pode ser reparado nunca, né, para um time há tanto tempo sem ganhar um título?

Evidente. O América é fundador da Federação, ele fundou futsal aqui em Campos Sales, é um clube pioneiro. Nada vai repor aquilo que a gente tenha eventualmente perdido, mas é uma coisa muito clara: nós temos um sentimento de injustiça, de mostrar a verdade e de moralizar as competições. É disso que nós estamos atrás.

 

Fonte: Terra Magazine - Bob Fernandes - http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:iv_urGW3aBYJ:terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5327713-EI6598,00-America%2BEdilson%2Be%2Bbatedor%2Bde%2Bcarteira%2Bperto%2Bde%2Barbitro%2Bda%2Bfinal%2Bde.html+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

 

Veja matéria original em PDF.

 

Clique aqui

Leia mais noticias antigas em Túnel do tempo. Clique aqui







Fechar

Publicidade

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade