Publicidade

Gaciba e Seneme não passam em testes da Fifa realizados em Curitiba

Árbitros sentiram lesões e não conseguiram completar testes. Eles terão mais duas chances de se manter no quadro da entidade em 2010. Paranaenses se deram bem

12/08/2009 - Os árbitros Wilson Luiz Seneme (SP) e Leonardo Gaciba (RS) não conseguiram completar a exigente bateria de testes físicos promovidos pela Fifa e estão impedidos de apitar partidas internacionais pelo menos até o final deste mês. A avaliação foi feita nesta quarta-feira (12) no campus da Universidade Positivo (UP), em Curitiba, e reuniu os melhores árbitros do país.

De acordo com o presidente da Comissão de Árbitros da Federação Paranaense de Futebol, Afonso Victor de Oliveira, os árbitros só não conseguiram completar os testes porque sentiram lesões. “O Gaciba completou os tiros de 40 metros sem problemas, mas nos de 150 sentiu dores na panturrilha, tendo que abandonar a avaliação”, explicou, por telefone,

à Gazeta do Povo On-line.

Gaciba já havia sido reprovado nos testes da Fifa em 2007 durante a preparação para o Campeonato Mundial Sub-20. Na ocasião ele também sentiu uma lesão.

Já Wilson Seneme começou a sentir a lesão na primeira bateria de testes. “Ele passou pela primeira fase, mas não agüentou nos tiros de 150 metros e acabou deixando o teste por dores na coxa esquerda. Pelo que fiquei sabendo, foi um estiramento. Ele tentou e foi até onde conseguiu, mas não aguentou”, completou Oliveira.

Os árbitros terão apenas mais duas chances de passar nos testes da Fifa e integrar o quadro da entidade em 2010. Dia 28 de agosto será realizada nova bateria de avaliações em Buenos Aires, na Argentina, e em setembro, ainda sem data definida, os testes serão na Bolívia.

Paranaenses são aprovados

O Paraná foi representado nos testes pelos árbitros Evandro Rogério Roman, Heber Roberto Lopes e o auxiliar de arbitragem Roberto Braatz. Edivaldo Elias da Silva, que ainda não integra o quadro da Fifa, foi convidado para os testes e tornou-se candidato a uma das vagas no grupo que tenta o reconhecimento internacional.

Segundo Afonso Victor de Oliveira, a CBF divide os árbitros por níveis: CBF, CBF 1, aspirante Fifa e Fifa. “O Edivaldo chegou como convidado e foi muito bem. Agora ele tornou-se CBF 1, aspirante a aspirante Fifa. No prazo de um ano ele será observado e seus resultados, num somatória de notas, pode o levar a ser um aspirante”, disse. Dez árbitros “lutam” por duas vagas disponíveis ao posto de aspirante Fifa.

Primeiro evento termina, mas programação segue

O teste físico da Fifa era apenas o 1º evento da “Semana dos Árbitros” que está sendo realizada em Curitiba. Nesta quinta o Curso de Aperfeiçoamento promovido pela CBF segue com aulas práticas e teóricas. “Teremos novas aulas teóricas e também práticas, novamente aqui na UP. De noite teremos uma palestra com o procurador geral do STJD, Paulo Schimitt, além de debates e outros eventos”, disse João Cândido Hartmann, organizador do Curso de Árbitros organizado pela FPF.

O presidente da CA-FPF voltou a destacar a importância do evento. “A vinda destes eventos para cá são de uma valia espetacular. Não só para a arbitragem, mas também para o futebol no estado. Nesses quatro dias temos em Curitiba a nata da arbitragem nacional”, concluiu.

Leia mais noticias antigas em Túnel do tempo. Clique aqui

Publicidade

 

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados