Nova denuncia aumenta crise na arbitragem catarinense

José Acácio, árbitro da partida Figueirense e Chapecoense teria insinuado que apitaria a partida um dia antes do sorteio

26/03/2012 - Desde que o presidente da Federação, Delfim Peixoto, teve a infeliz idéia de convidar o paulista Dionísio Domingos para ocupar o cargo de presidente da comissão de arbitragem, a crise só aumenta a cada dia na arbitragem catarinense. Varias denuncias já surgiram, entre elas, favorecimentos, nepotismo e até mesmo já há um descontentamento da maioria dos apitadores do estado que não engolem o sisudo e arrogante chefe do apito.

Vale frisar que Dionísio Domingos, apesar de ter tido uma boa carreira na arbitragem paulista, nunca exerceu esse trabalho anteriormente. Também nunca chegou a ocupar um lugar de destaque entre os cardeais, como eram conhecidos os apitadores da elite paulista daquela época. Desde que foi convidado pelo seu amigo de caserna Sérgio Corrêa (serviram juntos na aeronáutica), que também é seu mentor e protetor, vem ocupando o posto de preparador físico dos árbitros da CA/CBF, cargo bastante contestado nos bastidores da arbitragem pelos apitadores da Renaf que não reconhecem como benéfico os métodos adotados por Dionísio.

Na semana passada, uma nova denuncia surgiu na curta carreira do agora dirigente, na ultima quarta feira (21), jogaram Chapecoense/SC e São Mateus/ES em Chapecó, partida valida pela Copa do Brasil, com arbitragem gaúcha comandada por Fabrício Neves Corrêa. O quarto árbitro da partida foi o catarinense José Acácio da Rocha, que mora em Itajaí, mesma *cidade onde mora Dionísio Roberto Domingos com a assistente Nadine Schram Bastos e como todos sabem vem a ser o chefe da arbitragem catarinense.

Publicidade
 

Até ai nada de mais, a não ser que o assessor não pode se relacionar com os integrantes da partida segundo oficio da CA/CBF da qual ele é membro, mas como a própria CA/CBF não cumpre seus ofícios, esse assunto não será abordado. Ocorre que, segundo informações, depois da partida, José Acácio teria perguntado ao repórter Tadeu Costa, da Rádio Chapecó se o mesmo estaria em Florianópolis no domingo (25) quando a equipe local enfrentaria o Figueirense pela 5ª rodada do segundo turno do campeonato catarinense, com a resposta afirmativa do repórter, o apitador teria dito que se encontrariam então no Orlando Scarpelli, estádio do Figueirense, insinuando já estar escalado na partida um dia antes do Sorteio.

No dia seguinte (22), na sede da Federação Catarinense de Futebol, foi realizado sorteio com a presença de representantes dos dez clubes da Divisão Principal (foto ao lado), que participavam naquele momento da reunião do Conselho Técnico para a Copa Santa Catarina e as categorias de base. Coincidentemente, na partida Figueirense e Chapecoense, como teria sido insinuado pelo árbitro, constava seu nome que concorreria com Paulo Henrique de Godoy Bezerra e como previsto, José Acácio saiu como vencedor do sorteio(?). Teria sido coincidência?

Essas denuncias não são novidades para o apitonacional e para todos que militam na arbitragem catarinense, basta assistir o vídeo abaixo onde o Vice-Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Valdir Lodetti, diz no programa "Dentro da Área", do Canal 20 de Criciúma, em 28/06/2010 que não tem sorteio na arbitragem catarinense entre outras denuncias,

A imprensa catarinense a qual o apitonacional se juta no momento para cobrar que o Ministério Publico Estadual e o Tribunal de Justiça Desportiva apurem as denuncias do dialogo entre o apitador e o repórter da Rádio Chapecó onde o apitador teria deixado transparecer saber da sua escala colocando sob suspeição todos os sorteios realizados na Federação Catarinense de Futebol.

Até a 14ª rodada disputada neste ultimo domingo, José Acácio já apitou seis partidas, perdeu três sorteios (2ª, 9ª e 10ª rodada) e não foi relacionado para sorteio de cinco rodadas como consta abaixo.

rodada - Chapecoense X Avaí

rodada H. Aichinger X Figueirense (perdeu o sorteio para Célio Amorim)

rodada Joinville X Figueirense

rodada Camboriú X Criciúma

rodada não foi relacionado

rodada - Figueirense X Criciúma

rodada - não foi relacionado

rodada - não foi relacionado

rodada - Criciúma X Chapecoense (perdeu o sorteio para Paulo Godoy Bezerra)

10ª rodada - Avaí X Chapecoense (perdeu o sorteio para Célio Amorim)

11ª rodada - Criciúma X Avaí

12ª rodada - não foi relacionado

13ª rodada - não foi relacionado

14ª rodada - Figueirense X Chapecoense

O apitonacional entrou em contato via e-mail com Dionísio Domingos e não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.

Como sempre, o espaço estará aberto para Dionísio Domingos ou qualquer outra pessoa citada nesta matéria.

* Corrigido

Atualizado - 23:14hs

O apitonacional recebeu o e-mail abaixo de Dionísio Domingos (foto ao lado):

----- Original Message -----

From: Dionísio Roberto Domingos
Cc: CA - CBF ; marcos martins
Sent: Monday, March 26, 2012 9:56 PM
Subject: Re: Denuncias

Caro Marçal.

Saiba que o sorteio na FCF é público e transmitido ao vivo, antes de publicar algo tenha certeza

de fatos e não de informações de outrem.

Se quer ter matéria em seu site, pelo menos tome a prudencia de verificar melhor seus informantes.

Qualquer dúvida estou á disposição, e se quiser ver o sorteio está convidado a estar na nossa entidade ; e verificar pessoalmente ou ao vivo as 2ª e 5ª feiras.

Atenciosamente.

Dionísio Domingos

Obs.

Como a informação na matéria foi questionada, estamos postando abaixo as mensagens sobre o assunto no twitter do Sérgio Badalotti (https://twitter.com/#!/sergiobadalotti) a fonte principal da matéria.

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade