25/02/2014    17:40hs

Ex-árbitro FIFA Alicio Pena Junior é nomeado membro da comissão de arbitragem da CBF

Meses após a aposentadoria, Alicio é apresentado como membro da CA-CBF com a missão de unir novamente Antonio Pereira e Nilson de Souza Monção, respectivamente presidente e vice da CA-CBF

Na surdina e sem alarde nenhum, a CBF nomeou o ex-árbitro FIFA Alicio Pena Junior (foto) como novo membro  da comissão nacional de arbitragem. Alicio se aposentou do apito no final de 2013 ao atingir idade limite para a função (45 anos). Desde então ele vinha desempenando a função de assessor de arbitragem da CBF.

Ex-jogador de Futsal, o mineiro de São Gotardo radicado em Araguari foi árbitro FIFA de 2003 a 2008 quando foi substituído no quadro internacional pelo também mineiro Ricardo Marques Ribeiro. Na época, Sérgio Corrêa, então chefe dos árbitros, fez uma ampla renovação no quadro FIFA retirando além de Alicio, os cariocas Djalma Beltrami e Wagner Tardelli.

A nomeação é praticamente um reconhecimento por parte de Corrêa que desde 2007 manda e desmanda na arbitragem brasileira. Após o episódio das trocas dos árbitros Fifas onde varias acusações foram feitas contra o mandatário da CA-CBF entre elas “vender escudos”, Alicio teria sido convidado por Dario Góes,

então representante da arbitragem no Pleno do STJD, para dar depoimento no órgão incriminando Corrêa. Convite não aceito por Alicio que acrescentou na época que apesar de não concordar com sua saído do quadro da FIFA, o dirigente do apito tinha agido de forma transparente e leal e que não tinha nenhuma acusação para fazer contra o mesmo.

Publicidade

Outro fator positivo que corroborou para o convite a Alicio, ele é apadrinhado de Edson Resende que sempre o ajudou na carreira por indicação de um amigo comum de Araguari, cidade onde reside Alicio e onde foi criado o uberlandense Edson Resende de Oliveira. Os municípios de São Gotardo (onde nasceu Alicio), Uberlândia (onde Nasceu Edson Resende) e Araguari (onde ambos moraram) fazem parte do triangulo Mineiro.

Pouco antes do fechamento desta matéria, o Apitonacional recebeu a informação que Alicio Pena Junior teria sido contratado com a dura missão de aparar as arestas entre Antonio Pereira da Silva e Nilson de Souza Monção, respectivamente presidente e vice da CA-CBF. Segundo as informações, Monção e Pereirão estariam tretados (brigados) há algum tempo e já não falam mais a mesma língua, inclusive que os diálogos entre os dois, não passa do estritamente profissional. Informações dão conta que dentro das quatro paredes da CA-CBF Antonio Pereira é extremamente conservador e não gosta de arriscar em renovações enquanto Monção prega pela renovação e por oferecer oportunidades para o surgimento de novos árbitros.

Currículo

Alicio formou-se árbitro em 1995 pela Federação Mineira de Futebol, no ano seguinte iniciou a carreira no Campeonato Amador de Araguari. Em 1997, ingressou na Liga Uberlandense de Futebol (LUF), em 1998 na Federação Mineira de Futebol (FMF), e 1999 na CBF. Em 2003 se tornou árbitro Fifa, escudo que ele carregou até 2008. Em 2009 entrou para o quadro especial da CBF e encerrou a carreira no final de 2013 na partida Internacional 0x0 Ponte Preta.

Nos dez anos com o escudo da CBF apitou ao todo 242 jogos sendo que desses 169 foram pela série A, 38 pela série B, 8 pela série C, 2 pela série D e 25 pela Copa do Brasil.

Foto e ficha técnica da ultima partida

INTERNACIONAL 0X0 PONTE PRETA

Local: Estádio Francisco Stédile (Centenário), em Caxias do Sul (RS)

Data-Hora: 8/12/2013 – 17h (de Brasília)

Árbitro: Alicio Pena Junior (MG)

Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia (Fifa-RJ) e Edílson Frasão Pereira (TO)

Árbitro Adicional 1: Sebastião Rufino Ribeiro Filho (PE)

Árbitro Adicional 2: Marcos Vinícius de Sá dos Santos MG)

Quarto Árbitro: Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS)

Quinto Árbitro: Neuza Inês Back  (SC)

Delegado: Vayran da Silva Rosa (SC) e Edson Rezende de Oliveira (DF)

Público e renda: 14.401 – R$ 161.190,00

Cartões amarelos: Giovanni, Alef (PP) João Afonso, Juan (INT)

Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Não houve.

 

Times:

INTERNACIONAL: Muriel, Ednei, Índio, Juan e Fabrício; João Afonso, Josimar (Alex - 41'/2°T), Jorge Henrique (Diego Forlán - intervalo), D'Alessandro e Otávio; Leandro Damião (Rafael Moura - 19'/2°T) – Técnico: Clemer.

PONTE PRETA: Daniel, Régis, Betão, Raphael Santos e Maurício; Alef, Ferrugem, Matheus Olavo e Adrianinho (Ian - 41'/2°T); Giovanni (Luizinho - 45'/2°T) e Ademir (André - 14'/2°T) – Técnico: Ailton

Nota do Apitonacional

Alicio Pena Junior foi um bom árbitro, nunca despontou entre os melhores mais também nunca esteve entre os piores. Durante sua carreira alternou partidas boas, com outras nem tão boas e algumas abaixo da critica. Em sua nova função, se tiver autonomia e isenção, pode desempenhar um bom trabalho, pois além da bagagem adquirida ao longo dos anos dentro de campo, tem algum conhecimento de gestão de arbitragem como Assessor de Esportes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba - AMVAP.

No lado pessoal, Alicio é respeitado por todos por ser uma figura simples, educado e sempre disposto a atender as solicitações na medida do possível.

Pelo seu currículo, pelas informações colhidas e pelo breve contato realizado com o mesmo alguns anos atrás, o Apitonacional deseja boa sorte a Alicio Pena

Junior em sua nova função. Que continue sendo a pessoa que sempre foi, pois os que agiram de forma contrario não ficaram muito tempo no poder.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -2013     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade