Máfia do Apito pode voltar a julgamento

Ministério Público pediu destrancamento da ação penal

  13/11/2009 - O Ministério Público de São Paulo entrou com um recurso especial junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, para pedir o destrancamento da ação criminal contra a Máfia do Apito, que manipulou resultados de jogos envolvendo árbitros no Campeonato Brasileiro de 2005.

A ação criminal havia sido trancada por três desembargadores de São Paulo em agosto, sob a alegação de que o crime não era previsto no Código Penal. O MP estadual refutou o argumento e pede que o caso volte a ser julgado.

– O Ministério Público não podia deixar esse caso sem resposta à sociedade, pela gravidade do que houve e pelo apelo que o futebol tem junto à população. Isto não pode levar à descrença no esporte – afirmou o promotor José Reinaldo Carneiro, membro do Gaeco, que combate o crime organizado.

Nesta sexta-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou o recebimento do recurso especial. Agora, o presidente do TJ-SP tem até 30 dias para encaminhá-lo ao STJ, em Brasília.

- Em média, um recurso especial leva dois anos e meio para ser julgado. Mas temos uma boa perspectiva de que o STJ vai atender à nossa solicitação - afirmou Carneiro, que completou:

Edílson Pereira de Carvalho foi um dos acusados de participar da Máfia do Apito

- Caso o pedido de destrancamento da ação criminal seja aceito, o caso da Máfia do Apito volta a ser julgado em Jacareí, do ponto em que parou na primeira instância.

O processo envolve sete pessoas que foram acusadas de estelionato e formação de quadrilha. Edílson Pereira de Carvalho, na época árbitro Fifa, foi apontado como participante do esquema de apostas.

Fonte: Amélia Sabino - lancenet

Publicidade

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados