29/07/2014    22:13hs

Portugal: Rejeitada a volta do sorteio dos árbitros

O regresso do sorteio foi discutido no ultimo sábado (25) durante a Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Futebol

A proposta para regresso do sorteio dos árbitros nas competições profissionais em Portugal, um dos temas centrais da Assembleia-Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) realizada no ultimo sábado (25) em Lisboa com a presença de 71 dos 84 delegados, foi derrubada com 53 votos contra, 17 a favor e uma abstenção.

Com a não aprovação da proposta, numa votação que ocorreu com voto secreto, Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, continua a ser o responsável por escalar os árbitros nas competições profissionais do futebol português.

O ex-árbitro FIFA Vitor Pereira, chefe dos árbitros em Portugal, se manifestou contra a volta do sorteio dos árbitros nas competições profissionais.

Publicidade

 

“Seria uma aberração, uma negação ao que se pretendia. Não existe em lado nenhum da Europa, nem UEFA, nem da FIFA. É um retrocesso. Seria um regresso ao passado, mas a um mau passado” – afirmou Pereira em entrevista à SIC Noticias.

No final da Assembleia, Luís Duque, Presidente da Liga de Clubes, falou aos jornalistas referindo-se ao "sinal claro" dado pelos clubes nesta votação.

"Os clubes deram um sinal claro que pretendiam mais rigor e transparência nas nomeações e classificações dos árbitros. Vamos agora traçar um caminho de diálogo para podermos mudar" – afirmou o dirigente.

Vitor Pereira: "Seria uma aberração, um regresso ao passado, mas a um mau passado"

Entenda

Em 29 de junho, os clubes profissionais de Portugal, reunidos em Assembleia Geral da Liga de Clubes (LPFP), aprovaram o regresso do sorteio dos árbitros. A proposta foi apresentada pelo Sporting e pelo FC Porto.

Na ocasião, a proposta foi rejeitada pelo Benfica e Conselho de Arbitragem da FPF, órgão responsável pelas nomeações.

Além do sorteio foi aprovado também que em jogos considerados de maior grau de dificuldades somente árbitros FIFA poderiam apitar e que os observadores também seriam sorteados, embora sem a diferenciação em relação ao grau de dificuldade dos jogos.

 

A proposta aprovada obteve  28 votos a favor e 16 contra e foi apresentada ao Conselho de Presidentes no dia 19 de junho. O  Benfica foi um dos que se opôs a volta do sorteio.

A proposta teria que ser ratificada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e se aprovada já seria implantada ainda nesta temporada.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade