Publicidade

 

 
 09/06/2017    17:39hs     -     Atualizado 10/06/2017    12:59hs

Presidente da ANAF assume arbitragem catarinense

Marco Antonio Martins presidirá Departamento de Arbitragem, órgão criado recentemente pela FCF para gerir arbitragem catarinense

Rubens Renato Angelotti e Marco Antônio Martins (Foto: FCF)
   
Publicidade

A Federação Catarinense de Futebol anunciou na ultima quinta-feira (8) uma reestruturação no seu departamento de arbitragem. A entidade criou o Departamento de Arbitragem, órgão semelhante ao já existente na CBF e diretamente subordinado à Presidência. O novo Departamento terá o ex-árbitro e atual presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), Marco Antônio Martins, como presidente.

Rubens Angelotti, Presidente da FCF, disse acreditar que a experiência de Martins contribuirá muito para o crescimento da arbitragem catarinense, motivo pelo qual foi contratado.

“Ele tem a vivência de campo por ter sido árbitro, bagagem administrativa adquirida à frente do Sindicato e da ANAF e conhece bastante a arbitragem de Santa Catarina. Vai qualificar com certeza nossa arbitragem” – disse Angelotti.

O novo chefe do apito catarinense também falou sobre a criação do novo Departamento.

“Estamos criando uma nova estrutura, mais completa, com mais funções que vão nos permitir ter melhor avaliação e aproveitamento do quadro de árbitros da Federação Catarinense de Futebol” – informou Martins.

O Departamento de Arbitragem será gestor de três outros setores: Comissão de Arbitragem, Coordenação de Assessores de Arbitragem e os Integradores Regionais. A Comissão de Arbitragem (alvo de denuncias num passado recente) passará por uma profunda reformulação com a substituição de todos os membros.

A Coordenação de Assessores de Arbitragem será responsável por indicar e orientar cerca de quinze(15) assessores que serão responsáveis pela avaliação das equipes de arbitragem nos jogos de todas as categorias. Já os Integradores Regionais serão responsáveis por indicar os árbitros e assistentes capacitados para atuar para a Comissão de Arbitragem.

Categorias

Martins informou que dividira o quadro de árbitros em três categorias, FCF 1, FCF 2 e FCF 3, modificação baseada no modelo adotado pela CBF. A divisão tem como objetivo colocar em prática a evolução gradativa dos árbitros, bem como o aproveitamento em competições.

Atualizado

Perguntado, Martins respondeu que já deixou o sindicato catarinense dos árbitros, só faltando oficializar, mas não especificou se vai renunciar ou se licenciar do cargo. Em relação a presidência da ANAF, informou que decisão será tomada na assembleia de trabalho da entidade a ser realizado no inicio de agosto em Florianópolis.

Nota do Apitonacional

Marco Martins assume chefia do apito catarinense, o novo cargo somara aos já existentes em seu rico currículo, presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), presidente do sindicato dos árbitros de Futebol de Santa Catarina (Sinafesc), representante da ANAF no Governo Federal, Chefe de departamento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assessor de arbitragem da CBF, membro do PCdoB, entre outros menos importantes.

Que Marco Martins tem capacidade e experiência para assumir o cargo e que certamente fará um grande trabalho frente a arbitragem catarinense, alias como vem fazendo a muitos anos, não ha a mínima duvida, mas a pergunta que fica é se terá tempo e se conseguira conciliar todos esses cargos.

Quem conhece Martins sabe que é acumulador de cargos, centralizador ao extremo e dificilmente abrira mão de algum deles o que fatalmente fará com que seu trabalho seja prejudicado, principalmente frente a associação dos árbitros onde tem que fazer viagens constantes pelo país.

Claro que o novo cargo é incompatível com as presidências do sindicato e da associação dos árbitros assim como já era com o de assessor de arbitragem da CBF, o ideal seria a renuncia dos demais cargos na arbitragem para se dedicar exclusivamente a nova função no departamento da FCF, mas essa decisão cabe única e exclusivamente a Martins que trará com a decisão os elogios e as criticas.

Criticas a parte, o Apitonacional respeita o profissional e parabeniza Marco Martins pelo novo cargo assim como a Federação Catarinense de Futebol pela aquisição de um profissional de alto gabarito que acrescentara capacidade, experiência e credibilidade à arbitragem catarinense.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados