Proteção e regalias na arbitragem alagoana

Com restrições, assistente é mantido na Renaf mesmo sem trabalhar há quase 2 anos pela CBF

23/06/2013 - O REA-regulamento especifico da arbitragem alagoana é bem claro quando diz no seu artigo 7 que o cadastramento para os árbitros será anual e serão apresentados “obrigatoriamente“ os seguintes documentos: 1 copia do RG, 2 copia do CPF, 3 comprovante de residência, 4 comprovante de trabalho, 5 comprovante de escolaridade, 6 certidões negativas de SPC e SERASA, 7 certidões de nada constam antecedentes criminais, 8 certidões negativas criminais e cíveis estaduais e federais e 9 certidões negativas de protestos de letras e títulos.

No seu artigo 9 diz que os árbitros cadastrados só poderão atuar em jogos que não sejam promovidos pela FAF com autorização da CEAF/AL.

Já no seu artigo 26 diz que é incompatível aos árbitros e assistentes produzirem colunas referentes à atividade ou ter função em veículos de mídia voltados para a arbitragem, como também, utilizar rede sociais para instigar a desunião e harmonia entre os árbitros.

Ocorre que em Alagoas esse regulamento é totalmente desrespeitado por quem o criou. Segundo apuramos, o chefe da arbitragem local, Hércules Martins estaria protegendo e dando regalia ao assistente Julian Ferino

dos Santos (foto) mantendo-o no quadro da Renaf mesmo este estando a mais de dois anos sem atuar pela CBF por restrições nos documentos apresentados a corregedoria da arbitragem. Segundo apuramos, os supostos favorecimentos ao assistente entre outros, seria pelo fato deste ser membro da mesma igreja evangélica freqüentada por Martins.

Em posse do REA-AL e das denuncias a nos enviadas, fomos investigar as veracidades dos fatos ao qual descrevemos abaixo.

SERASA

O regulamento de arbitragem da CBF e da Federação Alagoana de Futebol exige que os árbitros apresentem certidões negativas de SPC e SERASA para serem efetivadas suas inscrições (o árbitro não pode ter nenhuma restrição documental no momento da inscrição para ser aceito no quadro).

Publicidade

 

Segundo os documentos abaixo, Julian Ferino teria trabalhado na arbitragem mesmo tendo seu nome na lista de restrição do SERASA em 2007, 2008 e 2010 (Tim celular). Não temos registros das escalas estaduais do campeonato alagoano, mas pesquisando as escalas da CBF, encontramos o assistente escalado na série B do campeonato brasileiro de 2010.

Perguntamos ao chefe da CA-CBF da época (Sérgio Corrêa), como o assistente teria sido escalado mesmo tendo restrições do seu nome no SERASA e fomos informados que até 2012, os documentos entregues pelos árbitros, permaneciam nas federações de origem sendo que a CEAF destas federações atestavam que os árbitros estavam aptos, pois seus documentos estavam todos regularizados.

  Essa informação leva a supor que o já dirigente da CEAF alagoana na época (Hercules Martins), supostamente mentia quando afirmava estar tudo ok para que o assistente com restrições permanecesse no quadro e fosse escalado normalmente pela CA-CBF que confiava nas informações oficiais recebidas do dirigente.

Desde que denunciamos a possibilidade desta irregularidade

estar sendo cometida para a CA-CBF, esta deixou de escalar o assistente que desde o ultimo jogo – CRB x Campinense pela série C do campeonato brasileiro disputado no dia 10/09/2011 no estádio Rei Pelé em Alagoas – não foi mais escalado em nenhuma partida do nacional.

SUB-18

Outro fato que chamou a atenção e mostra a forma como a CEAF-AL protege o assistente Ferino ocorreu em 2012 em uma partida do campeonato alagoano de Sub-18 envolvendo o Sete de Setembro e o  Sport de Atalaia onde Julian Ferino que estava oficialmente escalado para a partida como mostra o documento abaixo não compareceu.

 

Horas depois foi descoberto que a ausência do assistente fora uma escolha pessoal sua e sem informar a ninguém para, segundo matérias publicadas na imprensa na época, trabalhar de assistente em uma final de um campeonato amador realizado na cidade de Quebrangulo (foto acima).

Segundo apuramos, de forma soberba, Julian teria dito na época que não iria deixar de bandeirar para um FIFA (Francisco Carlos do Nascimento) para trabalhar em uma partida de moleques (Sub-18).

Pelo não comparecimento na partida oficial, o assistente foi julgado no TJD-AL sendo apenado em 60 dias e multado em R$ 750,00 reais.

Neste ano de 2013, outra ocorrência de restrição em nome do assistente chegou até o apitonacional. Desta vez, como mostra os documentos abaixo, mesmo com as restrições, o mesmo foi escalado pela CEAF/AL que assim desrespeita seu próprio regulamento no Art. 6 que fala das certidões do SPC-SERASA.

PENSÃO ALIMENTÍCIA

Julian Ferino também respondeu processo de pensão alimentícia (Processo: 0710688-29.2012.8.02.0001) em 2012 movido por Maria Júlia Lopes Ferino em favor da filha que teve com o assistente onde foi acordado desconto na folha de pagamento de 15% do seu salário na Slum - Superintendência Municipal de Limpeza Urbana de Maceió - AL para manutenção e educação da menor conforme consta no acordo judicial (Leia).

BLOG E FACEBOOK

Para encerrar a serie de irregularidades cometidas pelo presidente da CEAF-AL onde supostamente beneficia um irmão de igreja contra os regulamentos de arbitragem alagoana (art.26: produzirem colunas referentes à atividade ou ter função em veículos de mídia voltados para a arbitragem, como também, utilizar rede sociais para instigar a desunião e harmonia entre os árbitros), além de ser proibido o uso da mídia em ocasiões como essa, por intermédio da pagina do Facebook de sua irmã Juliane Ferino, com sua concordância conforme agradecimento no post ataca de forma voraz o superintendente da Federação Alagoana de Futebol, porém sem citar o nome que pelo cargo citado seria o senhor Roque Junior.

No post (leia), Juliane supostamente coloca todos os árbitros alagoanos sob suspeitas quando cita que seu irmão não utiliza produtos em troca de favores ilícitos e grifa a palavra “propina” como se alguém tivesse recebendo. Seria bom que a FAF ou quem quer de direito viesse a publico esclarecer as fortes declarações da irmã do assistente que além de por em cheque a autoridade da entidade, coloca duvidas nas honestidades dos demais árbitros do quadro.

Julian Ferino criou o Blog JULIAN - ÁRBITROS & CIA em maio de 2008 (vejam) onde postava matérias e algumas vezes escalas de árbitros de forma exclusivas supostamente fornecidas por Hercules Martins a quem promovia defendia nos seus comentários postados como forma de bajulação. Deixou de atualizar em janeiro de 2013 para segundo publicado, atender ao 5º capitulo no artigo 26 do regulamento da arbitragem alagoana.

Nota do Apitonacional:

O Apitonacional não tem nada de pessoal contra o cidadão Julian Ferino dos Santos como ele comenta em sua resposta. Nossa função quando recebemos denuncias como esta é investigar e dar o direito para que todos se manifestem. As conclusões que cada leitor tira a sua e as providencias deverá ser tomadas por quem de direto.

Quando publicamos os documentos para provar as supostas irregularidades acima é na parte desportiva onde o regulamento veda a atuação de árbitros com restrição na documentação exigida. Também como em outras matérias, procuramos informar que do árbitro é exigido uma vida social correta onde não haja problemas que possam

torná-lo frágil e suscetível a atos que desabone a arbitragem.

Notadamente, o assistente Julian Ferino gosta de falar através de parábolas, provérbios e ditos populares e neste campo gostaria de deixar um recado ao mesmo usando a frase de "Lord Byron" da qual Julian sabiamente devera retirar  proveito para melhor entender os percalços da vida e porque cai sempre de joelhos sem que esta seja a vontade de Deus:

Os espinhos que me feriram foram produzidos pelo arbusto que plantei.

O que eles disseram:

Julian Ferino

Procurado pelo apitonacional o assistente Julian Ferino começou sua resposta com as pedras nas mãos. Ferino disse que não deve satisfação e que esta sendo atacada há muito tempo por essa "pessoa" sem citar o nome.

Sobre as pendências no SERASA disse que é apenas ir lá e pagar que limpa o nome, porem em nenhum momento desmentiu as acusações .

Charles Herbert - Sindafal

Já o presidente do Sindicato dos árbitros de Alagoas, Charles Hebert parabenizou a atuação dos sites de arbitragem na fiscalização da arbitragem e lamentou as acusações. Citou a importância da corregedoria da CBF e disse as acusações eram de cunho pessoal e que o companheiro Julian Ferino e o Presidente da CEAF Professor Hércules Martins responderão todas estas situações da melhor maneira possível, esclarecendo tudo

Procurado, o presidente da comissão de arbitragem de alagoas, Hércules Martins não respondeu nosso contato até o fechamento desta matéria.

Como sempre, o espaço esta aberto para quem foi citado na matéria.







Fechar

Publicidade

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade