Rapidinhas do Apito

 

 

 

 
Morre Daniel Fernandes
 

16/12/2016 - Lamentamos informar o falecimento do ex-assistente FIFA Daniel Fernandes. O ex-assistente que se formou árbitro na turma de 81 pela Federação Paulista de Futebol (FPF), compôs o trio mais famoso do futebol Brasileiro nas décadas de 80 e 90 composto por ele, pelo árbitro Dulcídio Wanderley Boschillia e pelo assistente Edie Mauo Garcia Datafole.

Daniel Fernandes que tinha aproximadamente 60 anos morreu no Hospital Geral de Guarulhos, onde residia, de câncer no estomago. Ele deixa esposa (Marta) e filhos.

O enterro acontece as 10h deste sábado (17) no Cemitério Primavera 1 que fica situado na Av Otavio Braga de Mesquita, 3535 no bairro São Geraldo em Guarulhos/SP.

Lamentamos a perca e nos solidarizamos com amigos e familiares.

 

 
 
Enfarte
 

11/12/2016 - O árbitro maranhense Juscelino Sousa Santos, sofreu enfarte na ultima quinta-feira (8) e está hospitalizado no Hospital Procárdio em São Luiz no Maranhão. Seu estado é gravíssimo estando respirando por aparelhos.

Juscelino é arbitro atuante, têm 43 anos, um filho de dezesseis anos do primeiro casamento e fora da arbitragem é 3º Sargento da Policia Militar do Estado do Maranhão. Santos também é presidente do sindicato dos árbitros de futebol do estado do Maranhão (Safema) tendo representado a arbitragem do seu estado no 42º Congresso da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) realizado no fim de novembro em Brasília-DF. Ele também é instrutor físico, instrutor técnico e assessor de arbitragem em cursos realizados pela CBF. Indicado pela CA/MA, a função de instrutor de arbitragem passara a exercer no próximo ano.

O Apitonacional, bastante entristecido, lamenta informar o ocorrido pelo qual pedimos a todos do segmento arbitragem que se junte a nós em orações pedindo a Deus que interceda por ele para que tenha pronto restabelecimento da sua saúde e possa retornar ao convívio da família e dos amigos.

 
Morte no gramado
 

08/11/2016 - No México, segundo o jornal “El Universal”, um jogador de futebol amador acabou matando o árbitro após ser expulso de uma partida. Sem concordar com a decisão do juiz, Ruben Rivera Vázquez deu uma cabeçada em Victor Trejo, de 59 anos, provando a morte do comandante da partida. Levado ao hospital, imediatamente, Ruben Rivera Vázquez não resistiu, tal a força da pancada, que provocou traumatismo craniano e uma hemorragia incontrolável.

O crime aconteceu em um jogo entre Canarios e Lindavista, na cidade de Tulancingo (MX). O jogador que fugiu logo após descobrir sobre a morte do juiz está sendo procurando pela polícia e será julgado pelo homicídio. Impressionados com a violência do jogador, seus colegas deram todas as informações para a polícia. Mas o que permitiu a fuga foi uma briga entre os atletas dos dois times.O jogador fugiu e, segundo o jornal mexicano, ainda não foi encontrado.

Alejandro Monzalvo, do Colégio de Árbitros de Pachuca, disse que no futebol amador do México os árbitros ganham muito mal — salário de 350 a 500 pesos (equivalente a menos de R$ 90) - e enfrentam a ira de jogadores violentos.

 
Punição pesada
 

30/10/2016 - Pivô da confusão ocorrida durante o clássico entre Flamengo e Fluminense, no dia 13 de outubro, por causa de sua indefinição em validar ou não um gol do Flu – o jogo ficou paralisado por 13 minutos – e também alvo da justiça desportiva por não ter relatado os incidentes da partida na súmula, o árbitro Sandro Meira Ricci, apelidado nas redes sociais de “Sandro Indeciso Ricci”, irá a julgamento pela 2ª Comissão Disciplinar do STJD na próxima terça-feira (1).

Se for condenado pela pena máxima ele pode ficar fora de atividade por até 540 dias. Essa seria a soma da punição por infração a dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ) -260 e 266. Se for julgado culpado e receber pena mínima, a suspensão seria por 60 dias. Não estará em questão o fato de ele ter recorrido ou não à interferência externa para não confirmar o gol do Flu - que deixaria o placar empatado (2 a 2). Esse assunto já foi analisado pelo tribunal, que o considerou sem efeito.

 
Cartão verde
 

10/10/2016 - O Campeonato italiano introduziu de forma experimental na sua série B a partir deste ano o cartão verde. Durante a partida, os árbitros não mostram o cartão aos jogadores, só adicionam o fato à súmula. Está previsto que, no final da temporada, o jogador com maior número de cartões verdes srá premiado.

Durante a partida Vicenza e Virtus Entella, Cristian Galano, jogador do Vicenza, recebeu pela primeira vez na história do futebol, um cartão verde. O lance ocorreu após um chute de Galano que, sem tocar em ninguém, foi para fora. Ainda assim, o árbitro marcou escanteio e foi advertido pelo próprio jogador de que se tratava de tiro de meta. O juiz então cancelou o escanteio e deu cartão verde ao atleta por jogo honesto.

Os cartões verdes foram introduzidos na liga B italiana a partir desta temporada de forma experimental. Durante a partida, os árbitros não mostram o cartão aos jogadores, só adicionam o fato à súmula. Está previsto que, no final da temporada, o jogador com maior número de cartões verdes seja premiado.

 
Árbitros de vídeo no Italiano
 

01/10/2016 - Os tão aguardados "árbitros de vídeo" estarão pela primeira vez em ação no domingo (2) na primeira divisão do Campeonato Italiano, nas partidas de Milan contra Sassuolo e Torino contra Fiorentina.

Os AV darão opiniões sobre as jogadas polêmicas, mas sem poder interromper o jogo para revisá-las. O novo sistema de gerenciamento das situações controversas nos jogos de futebol prevê a intervenção desses árbitros em caso de dúvidas sobre a validação de um gol, cartões vermelhos, pênaltis e confusões ao identificar jogadores.

Os resultados e as informações coletadas nos dois duelos de domingo serão enviados à FIFA, que em dois anos decidirá se introduzirá os testes com conexão à internet. A nova tecnologia estreou oficialmente no amistoso entre Itália e França, no dia 1º de setembro, com os árbitros assistentes de vídeo posicionados em uma sala do estádio San Nicola, em Bari.

 

 
 
Técnico cobra árbitros profissionais
 

13/09/2016 - A arbitragem voltou a ser tema da coletiva de Levir Culpi, técnico do Fluminense. Após as reclamações na quarta-feira, depois da eliminação da sua equipe na Copa do Brasil, o técnico voltou a falar sobre o assunto no ultimo domingo (25), depois da vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, no Itaquerão, em São Paulo. No entanto, desta vez o comandante do Tricolor ressaltou a dificuldade que os árbitros passam no Brasil, e cobrou da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a profissionalização da profissão.

"Eu tive uma conversa com o Simon (Carlos Eugenio, ex-árbitro FIFA). Ele me disse uma coisa interessante que às vezes a gente esquece. Menos de 5% dos árbitros no Brasil sobrevivem da arbitragem. Eles são mal remunerados assim como os professores no Brasil. Quem é aqui que gostaria de verdade, de ser árbitro. Coloque-se no lugar do Daronco hoje. Ser árbitro é muito difícil. Então a CBF tinha que profissionalizar e pagar muito bem para que a gente pudesse fazer uma cobrança mais profissional em cima deles. Fiquei pensando e essa é uma oportunidade que tenho para falar e defender os árbitros" - disse o comandante do Tricolor das Laranjeiras.

 
Cruzeiro protesta na CBF
 

13/09/2016 - Como os dirigentes do Cruzeiro havia prometido, o clube enviou na ultima segunda-feira (12) um protesto formal ao presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e ao presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, reclamando da postura do árbitro Rafael Traci (Aspirante FIFA/PR) e de supostos erros cometidos por ele, que teriam sido decisivos para o placar final em 2 a 0 para o Botafogo/RJ no último domingo (11), no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte-MG.

"A arbitragem do jogo apresentou um desempenho distante da grandeza da Série A do Campeonato Brasileiro e suas equipes, tendo participação efetiva em dois lances decisivos. Falta que gerou o segundo gol do Botafogo e anulação de gol legítimo assinalado pelo Cruzeiro", afirmou o Cruzeiro no comunicado enviado à CBF e assinado por Bruno Vicintin, vice-presidente de futebol do clube.

O documento também afirma que Traci mentiu na confecção da súmula ao escrever que, após o duelo, o treinador do Cruzeiro o teria ofendido. "Em nenhum momento o senhor Mano Menezes utilizou a referência 'sem vergonha' ao árbitro. Trata-se de uma afirmação não verdadeira, sendo que a reclamação das marcações da arbitragem procede, inclusive sendo comprovadas pelas emissoras de televisão", escreveu o clube.

Rafael Traci, 35 anos, tem suas qualidades, mas é um daqueles fenômenos inventados pela CA-CBF que prematuramente o promoveu a aspirante FIFA este ano sem este ter apitado um jogo sequer da serie A do Campeonato Brasileiro. Aparentemente "fora de forma", suas atuações até aqui, muitas delas contestadas, e o desempenho irregular comprovam o que já era esperado quando o chefe do apito brasileiro em busca desesperada por renovação, queimou etapa promovendo sem os devidos e necessários testes o que torna as criticas merecidas!

 
Greve no Equador
 

08/09/2016 - A Federação de Jogadores e a Associação de Árbitros do Equador anunciaram nesta quinta-feira que estão entrando em greve, contra os atrasos de salários, no caso do primeiro grupo, e a falta do pagamento de taxas, para o segundo.

Iván Hurtado, presidente do sindicato dos jogadores, revelou que algumas equipes já acumulam cinco meses sem cumprir as obrigações, e que a situação não parece ter solução a curto prazo, por isso, foi tomada a decisão pela paralisação. Já Luis Muente, mandatário da Associação dos árbitros, lamentou que há negociação é longa com a federação, mas que também não aconteceu nenhum avanço recente.

Ontem (7), o presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Carlos Villacís, havia afirmado que "não há razão para suspender" o Campeonato Equatoriano, e que tinha uma reunião marcada com Hurtado "para encontrar uma solução". O dirigente garantiu que, no caso dos árbitros, "os cheques estão prontos para serem entregues", adiantando que a solução do caso está próxima. 

 
Estado Islâmico proíbe árbitros
 

31/08/2016 - O Estado Islâmico (EI) proibiu o trabalho de árbitros em jogos de futebol na cidade de Al-Mayadin, na província de Deir ez-Zor, na Síria, conforme divulgou nesta quarta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. De acordo com a ONG, o grupo jihaista já comunicou a todos os donos de campos de futebol da região, de que estão vetadas as arbitragens em partidas, porque estas são regidas pela FIFA e não pela lei islâmica.

Para o EI, as decisões dos árbitros "não são regidas pelo que Alá ordenou", como, por exemplo, que um jogador que sofra lesão, tenha que punir quem a provocou. No futebol, no entanto, o que existe é o mecanismo de advertência por cartões. De acordo com o Observatório, no entanto, esta não é a primeira vez que o Estado Islâmico tenta fazer com que os jogos de futebol não aconteçam com a presença de árbitros.

A proibição divulgada nesta quarta-feira (31) acontece poucos dias antes do início da liga de futebol composta por clubes dos bairros de Al-Mayadin e arredores. Ainda de acordo com a ONG, alguns jogadores consultados se disseram "sortudos", por não ter ocorrido à proibição total da prática da modalidade na região, como aconteceu, por exemplo, em Mossul, considerada a "capital do EI" no Iraque.

Na localidade, as pessoas que são flagradas jogando futebol são castigadas com 80 chibatadas. O grupo jihadista proclamou, no fim de junho de 2014, um califado parte da Síria e Iraque, instalando uma interpretação radical da lei islâmica e impondo restrições sob a ameaça de severas punições.

 

Palestra sobre as novas regras em Pinda

 

30/08/2016 - Pensando em melhor informar e esclarecer dúvidas sobre as recentes mudanças feitas pela FIFA nas regras do futebol, Pindamonhangaba vai receber no próximo sábado, dia 3, palestra falando do assunto. A iniciativa foi de Fabrini Bevilaqua Costa, hoje responsável pela arbitragem no futebol da cidade, com apoio da Liga de Futebol de Pinda, administração do presidente Vlamir Lucas de Souza Lima-“Macarrão”.

Para apresentar as novas mudanças da regra, foi convidada a árbitra Regildênia de Holanda Moura, da Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 2004. Em 2007, passou para o quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, 2012, para a Federação Internacional de Futebol (FIFA).

O evento acontece no sábado, dia 3, das 13h às 18h, no auditório da FAPI-Faculdade Pindamonhangaba, para árbitros e representantes de clubes da cidade e região. Maiores informações: (12) – 3648-6015 (Liga de Futebol de Pindamonhangaba)

 

 
Machista!
 

17/08/2016 - Arnaldo Cesar Coelho, ex-árbitro FIFA e atual comentarista da Rede Globo fez um comentário infeliz e no mínimo machista durante a derrota nos pênaltis da seleção brasileira feminino contra as suecas em partida válida pela semifinal da Olimpíada na ultima terça-feira (16).

Durante o segundo tempo da partida, Arnaldo disse que preferia colegas mulheres na época em que apitava, porque se ele perdesse sua camisa, elas conseguiam achá-la.

"Prefiro trabalhar com mulher (na arbitragem), elas têm melhor visão periférica, acham a nossa camisa no armário quando a gente perde" -
disse Arnaldo.

O comentário infeliz do boquirroto gerou reação imediata na internet. A grande maioria acusou o árbitro de fazer uma piada machista num jogo de futebol feminino e querem desculpas imediatas do global.

 
Efeito Suspensivo
 

15/08/2016 - Na ultima sexta-feira (12) o árbitro FIFA Heber Roberto Lopes, suspenso em primeira instancia no STJD por 20 dias, teve boa noticia, a auditora Arlete Mesquita aceitou o pedido de efeito suspensivo e o colina brasileiro está liberado para apitar partidas de futebol até que o recurso seja julgado pelo pleno em data ainda não marcada.

A suspensão foi em decorrência de uma entrada violenta do jogador Fagner do Corinthians em cima do Flamenguista Ederson. No lance, Heber sequer marcou falta e pelo erro foi julgado pela Quinta Comissão Disciplinar no dia 10 de agosto em seção especial ocorrida na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Nomeada relatora do processo do recurso pedindo efeito suspensivo para que o árbitro possa atuar até que o caso tenha um desfecho no Pleno do STJD do Futebol, a deferiu o pedido com base no artigo 147-A.

Confira abaixo parte do despacho:

“O recurso preenche os requisitos de admissibilidade (temporalidade e recolhimento de custas). O Artigo 147-A, autoriza o relator conceder efeito suspensivo ao recurso voluntário, em decisão fundamentada, desde que se convença da verossimilhança das alegações do recorrente, quando a simples devolução da matéria puder causar prejuízo irreparável ou de difícil reparação. Destarte, DEFIRO o EFEITO SUSPENSIVO postulado pelo recorrente até o julgamento do presente recurso voluntário”.

 
Golpe fracassado
 

03/08/2016 - A Federação de Futebol Turca (TFF) demitiu 94 pessoas nesta terça-feira (2), entre elas árbitros e assistentes, aparentemente como parte das medidas tomadas para afastar possíveis simpatizantes do clã de Fethullah Gülen, ao qual é atribuído o golpe de Estado fracassado de 15 de julho.

"Devido à necessidade, nossa Federação cortou as relações com 94 pessoas. Entre estas pessoas, há árbitros e assistentes de arbitragem, integrantes de conselhos de árbitros e observadores", diz o breve comunicado da Federação Turca.

O texto não cita as razões, mas a Federação vive há uma semana imersa em processo interno para afastar membros que poderiam manter vínculos com o grupo de Gülen acusado de participação recente em tentativa de golpe naquele país.

 
Indisciplina
 

07/07/2016 - O Internacional de Porto Alegre segue no topo do ranking de times mais indisciplinados deste Brasileirão. Tentando mudar o cenário, o clube gaúcho organizou uma palestra com Alicio Pena Junior, ex-árbitro FIFA, que falou ao grupo de jogadores. O encontro tratou de orientações sobre as novas  interpretações da regra do jogo.

Alício também é integrante da comissão de arbitragem da CBF onde ocupa a presidência da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF). Ele esteve no CT do Parque Gigante, em Porto Alegre, na quarta-feira (6).

Em 13 partidas, o Internacional recebeu 42 cartões amarelos e dois vermelhos. Líder isolado na tabela de advertências. O segundo colocado neste ranking é o Cruzeiro, com 38 amarelos e cinco vermelhos.

 
Curso de treinadores para instrutores
 

06/07/2016 - Em uma iniciativa pioneira e digna de aplausos, os instrutores da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro (COAF-RJ), participarão de um curso de treinadores de futebol com o objetivo de adquirir conhecimentos para analise de jogos nas competições da FERJ, onde, desempenham a função de técnico de arbitragem.

O objetivo é que os árbitros estejam um passo a frente e possam ter o máximo de informações antes do inicio dos jogos.

As aulas serão sempre as segundas e quartas, no auditório da FERJ com inicio previsto para esta quarta-feira, dia 06 de julho.

 

 

 
Curso de árbitros em Santa Catarina
 

28/06/2016 - O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc), através da Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas, promove, a partir do mês de julho,  curso para a formação de árbitros de futebol para o quadro da Federação Catarinense de Futebol e Ligas filiadas.

O curso que tem duração prevista de quatro meses e será ministrado em três sedes (Florianópolis, Tubarão e Balneário Camboriú), tem inscrições abertas até a próxima quinta-feira, dia 30 de junho.

O investimento será de R$ 1.200,00 divididos em 4 vezes ou R$ 1.080,00 com pagamento à vista. Associado em dia com o sindicato terá desconto de 10%. Para se inscrever o candidato terá que ter 18 anos completos, ter concluído o 2º Grau ou estar cursando com conclusão até o término do curso. Para efetivar a inscrição será necessário xerox da identidade, xerox do certificado de conclusão do ensino médio e/ou declaração de estar cursando o último ano e uma Foto 3×4 atual.

Maiores informações www.sinafesc.com.br ou www.fcf.com.br.

 
Workshop com Blogueiros
 

23/06/2016 - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza entre as 10 e 16hs desta sexta-feira (24), Curso Prab e Workshop de arbitragem.

O evento que contara com a presença de Blogueiros - que falam de arbitragem - de diversas regiões do país abordara vários assuntos. Entre eles vídeo-teste da regra 12, resumo das emendas nas regras do Jogo, árbitro assistente de vídeo, mão na bola, carreira vitoriosa x mídia entre outros.

As palestras ficarão a cargo de Alicio Pena Júnior, Marta Magalhães, Manoel Serapião, Antonio Pereira, Ana Paula Oliveira, Edson Rezende, Paulo Jorge e Nilson Monção.

O Apitonacional estará presente para conferir as novidades da atividade, trocar experiências, ganhar conhecimentos com uma reciclagem que se faz necessária e que certamente trará melhorias na forma que as noticias aqui serão publicadas.

 
Fernanda Colombo articula volta para SC
 

06/06/2016 - Uma fonte em Brasília, muito próxima ao árbitro Sandro Meira Ricci, informou que a assistente CBF Fernanda Colombo, estaria muito próximo de voltar a trabalhar pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). A assistente musa do apito trocou Santa Catarina por Pernambuco em 2014 após, supostamente não aceitar ‘certas’ imposições de um dirigente daquele estado.

A volta de Colombo estaria ligada diretamente as articulações que Sandro Ricci estaria fazendo junto ao presidente Delfim Peixoto para quebrar a resistência por parte da FCF contra a assistente e assim possibilitar a volta dela ao quadro catarinense.

O Apitonacional apurou que a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) não tem mais interesse na continuidade da beldade devido à falta de empenho desta no Campeonato Estadual e o alto índice de reprovação a nível nacional, com a musa perdendo inclusive o escudo de aspirante FIFA.

 

Xingar árbitro agora poderá ser pênalti

 

02/06/2016 - A partir de 01 de junho, 93 mudanças na regra do jogo entrarão em vigor no mundo todo. Entre elas insultar árbitro passa a não ser somente expulsão e tiro livre direto como era antes. Agora será vermelho e pênalti se for dentro da área.

Outras alterações também serão implantadas como permitir aos técnicos promover uma quarta alteração em suas equipes em possíveis prorrogações. E a falta em oportunidade clara de gol não será punida diretamente com expulsão, o cartão a ser mostrado ficará de acordo com a interpretação do árbitro.

As alterações deveriam entrar em vigor só em junho. Mas, autorizada pela FIFA, a CBF já colocou essas novas regras em prática no Campeonato Brasileiro deste ano, que teve início no último mês de maio. A Conmebol escolheu 'estrear' as alterações na Copa América Centenário.

 

Novo desafio

 

30/05/2016 - O Presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), Marco Antônio Martins, 49 anos, tem um novo desafio pela frente. Martins é pré-candidato a vereador nas eleições de outubro próximo a vereador de Florianópolis-SC.

O pré-candidato se reuniu com a militância na ultima semana em um clube da capital barriga verde onde foram definidos os últimos detalhes antes da candidatura ser apresentada.

Funcionário Público Federal com cargo de chefia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o ex-árbitro que atuou durante quinze anos pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e dez pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), concorrerá pelo PCdoB no qual milita a longa data.

A associação dos árbitros presidida por Martins abriga 27 sindicados estaduais, quase 10 mil árbitros, entre eles 600 ligados diretamente à CBF, que os utiliza nas principais competições do Brasil.

 

 
Em Vegas
 

15/05/2016 - No último sábado (14) o Miami United do imperador Adriano venceu o Las Vegas City com Ronaldinho Gaúcho por 3 a 1. A partida amistosa foi à segunda de Adriano depois de dois anos parado. O Imperador estreou com derrota pelo time no último dia 1º com derrota de 5 a 0 para o Miami Fusion, na primeira rodada da National Premier Soccer League (NPSL, equivalente à Quarta Divisão do país).

Após a estréia discreta pelo clube da Flórida, o Imperador conseguiu no jogo festivo marcar pela primeira vez desde abril de 2014, em cobrança de pênalti que ele mesmo sofreu. O camisa 10 balançou as redes pela ultima vez justamente na sua despedida do Atlético-PR, clube que defendeu antes de dar uma pausa na carreira.

A arbitragem da partida foi do brasileiro Péricles Bassols Pegado Cortez especialmente convidado para arbitrar a partida com taxa FIFA, assistentes locais e demais regalias. Péricles, de bons contatos e muito influente no meio, recentemente anunciou sua transferência para a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), pela qual já passa a atuar a partir desse brasileirão, para fugir da crise interna entre as comissões de arbitragem da CBF e da FERJ onde os presidentes, Sergio Corrêa e Jorge Rabello não se bicam e tão pouco falam a mesma língua.

Cortez espera que a mudança para Pernambuco - estado sem identidade no apito que vem se tornando hospedeiro de refugiados - traga mais escalas e oportunidade de ascensão na carreira.

 
Árbitros olímpicos
 

02/05/2016 - A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou hoje de manhã (2) as listas com os nomes dos árbitros e assistentes que atuarão nos torneios masculino e feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No total, são 88 árbitros e assistentes de mais de 40 países, dos quais 50 ficarão encarregados dos jogos masculinos e 38, pelas partidas do torneio feminino.

Os representantes brasileiros no torneio masculino serão o árbitro Sandro Ricci e os assistentes Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse. Na competição feminina, o Brasil será representado pela assistente catarinense Neuza Inês Back.

A competição de futebol feminino reúne 12 equipes, começa em 3 de agosto (dois dias antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos) e termina no dia 19. A masculina envolve 16 seleções nacionais, começa no dia 4 e se estende até o dia 20.

 

Manobra

 

27/04/2016 - O Presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Pádua Peixoto, usou do artifício da licença, tão usado ultimamente pelos dirigentes, para se manter como vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O regulamento da CBF não permite que dirigente ocupe dois cargos similares por mais de 180 dias. Por isso, Delfim preferiu se licenciar por uma semana para manter o cargo.

Delfim se licenciou nesta quarta-feira (27) e volta a reassumir a presidência na próxima terça-feira (03/05). Laudir Zermiani, vice-presidente da região Norte, assume a presidência da FCF nesse intervalo.

Essa não é a primeira vez que Delfim tira licença da Federação. Em outubro de 2015 o presidente também deixou por 30 dias o comando da FCF, deixando a presidência para o vice da região de Blumenau, Ericsson Luef.

 
Tecnologia pronta
 

26/04/2016 - A utilização da tecnologia no futebol ainda esse ano é defendida pelo presidente da comissão de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa. Participando do evento na CBF, chamado "Semana do Futebol”, Corrêa afirmou que o Brasil está pronto para utilizar o sistema que, segundo ele, está perto de ser testado.

“Estamos praticamente prontos em relação a isso (o uso da tecnologia). A parte operacional, estrutural está bem avançada. Agora precisa do "ok" da International Board para que possamos até antecipar. Estamos em tratativas para fazer dois treinos, em duas partidas de futebol. Vamos levar esse material para a próxima reunião, em maio, na Holanda, onde a confederação holandesa irá demonstrar o sistema que eles têm treinado para que possamos, o mais rápido possível, colocar e poder ajudar” – disse Sérgio.

Além do Brasil, as federações da Holanda e dos Estados Unidos pediram autorização para a International Board para fazer o uso da tecnologia no futebol, com auxílio do uso de vídeo.

 

Retorno definitivo

 

13/04/2016 - Segundo o Blog Bastidores FC, o retorno de Marco Polo Del Nero à presidência da CBF trata-se de uma estratégia jurídica. O post diz que pessoas próximas a Del Nero relatam que o movimento é uma forma de fazer com que a FIFA se posicione sobre seu caso, uma vez que a investigação começou em dezembro e até o momento não houve sequer o parecer da Câmara de Investigação - após esse relatório, o caso ainda vai para a Câmara de Decisão, que ratifica a pena proposta no parecer ou faz alterações.

Dessa forma, Del Nero ainda não decidiu se o retorno será em definitivo, ou se pedirá nova licença, como o estatuto lhe permite. Só resolverá a partir das ações, ou ao menos indicativos, que a FIFA deixar transparecer sobre a sua situação. Há quem acredite, na CBF, que a FIFA está demorando em proferir a decisão a respeito de Del Nero por falta de provas, embora ele esteja indiciado no processo americano que provocou a prisão de diversos figurões da entidade, incluindo seu antecessor José Maria Marin. Porém, outros casos, como o de Jérôme Valcke, também se prolongaram mais do que o esperado no Comitê de Ética, mas acabaram em punição.

Questionando se há um prazo, ou ao menos uma previsão para a divulgação do parecer sobre a investigação de Del Nero, a assessoria da Câmara de Investigação do Comitê de Ética da FIFA informou que, como a investigação está em andamento, não pode revelar qualquer detalhe no momento.

 

 
Curso de árbitros e técnicos de futebol
 

12/04/2016 - Itabuna, município baiano que fica cerca de 450 km da Capital Salvador, estará realizando nos dias 15 e 16 deste mês, Curso de Árbitros e Técnicos de Futebol. O objetivo é capacitar amadores, atualizar profissionais, além de incentivar e qualificar os iniciantes.

O curso, todo ele grátis, será promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), pela Associação dos Árbitros de Futebol de Itabuna (AAFI) e pela Secretaria Municipal de Esportes. As atividades serão divididas em blocos com aulas teóricas e práticas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Ao todo, serão disponibilizadas 80 vagas para cada modalidade.

Ao término da capacitação, todos os participantes receberão certificados. Os interessados podem se inscrever, para um ou, se preferir, para os dois cursos, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, situado na Rua Marquês de Pombal, n°256, bairro Santo Antônio em Itabuna/BA.

 
Arbitragem olímpica
 

24/03/2016 - De olho na inédita medalha de ouro no futebol, a seleção Olímpica Brasileira fará dois amistosos neste fim de semana. A equipe canarinho dirigida pelo técnico Rogério Micale vai encarar a Nigéria nesta quinta-feira (24), às 19h, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. Três dias depois, no domingo (27), o adversário será a África do Sul, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, às 18h30 (de Brasília).

A Nigéria e a África do Sul também estão classificadas para a Olimpíada do Rio e jogarão os amistosos com times Sub-23. Os duelos estão no cronograma de datas FIFA.

A arbitragem das duas partidas será de outros países. Nesta sexta um trio paraguaio comandado por Ulises Mereles, 32 anos, dirigem o confronto. Mereles terá Milciades Saldivar e Dario Gaona como assistentes. O capixaba Dervaly Lira do Rosário será o quarto árbitro enquanto seu conterrâneo José Tarcisio Coelho será o delegado.

Já no domingo o trio será de uruguaios, Estéban Daniel Ostojich Vega, 34 anos, apita a partida com Gabriel Pastorinho e Horacio José Ferreiro Bruguera de assistentes. O alagoano Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, será o quarto árbitro e o também alagoano Hércules Martins o delegado da partida.

 
Árbitro de vídeo: CBF quer fechar com a Globo
 

17/03/2016 - Inicialmente a preferência da CBF para o projeto de árbitro de vídeo é de criar uma estrutura própria que lhe permita fazer a geração das próprias imagens dos jogos, mas esbarra no alto valor do projeto. A entidade calcula que gastaria cerca de R$ 15 milhões para implantar um novo sistema. O valor seria gasto essencialmente com a compra de equipamentos, e também com treinamento de árbitros e pessoal da área técnica.

Como alternativa mais provável, surge a idéia de um acordo com a Rede Globo para usar as imagens geradas pela emissora na atuação da conferência dos lances. Isso geraria uma economia em comparação a hipótese de contratação de uma empresa terceirizada, que fornecesse imagens exclusivas e oficiais para a CBF. Essa alternativa, inclusive, é a aconselhada por IFAB E FIFA para o projeto.

 
Torrando a grana
 

08/03/2016 - Cumprindo prisão domiciliar a 233 dias nos Estados Unidos, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, já gastou até hoje a quantia de 660 mil dólares, cerca de R$ 2,5 milhões, só com a vigilância que ele é obrigado a pagar. Marin foi preso em Zurique no dia 27 de maio de 2015 e extraditado para os EUA em 3 de novembro do ano passado. Segundo investigações, os gastos já exauriram as reservas da família.

Marin é acusado pelas autoridades americanas de receber e distribui subornos milionários em contratos da Conmebol e da CBF. Ele nega as acusações. A defesa do cartola trabalha em duas frentes: numa, nos EUA, tenta pedir ao juiz de seu caso que afrouxe as exigências da vigilância. Na outra, no Brasil, a família pretende vender algumas propriedades. Levantamento feito pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostrou que a família tem R$ 62 milhões em bens.

Para poder aguardar seu julgamento em prisão domiciliar, Marin topou um acordo segundo o qual teve que pagar US$ 1,2 milhão em dinheiro vivo e ainda tem que arcar com os custos de sua vigilância - US$ 20 mil dólares por semana, quase R$ 80 mil. No pacote estão uma tornozeleira eletrônica, que informa sua localização às autoridades, câmeras de vídeo em todas as saídas do prédio, além de um segurança dentro do apartamento durante 24 horas por dia. Esta última é a parte mais cara da conta. No total são nove agentes - todos funcionários de uma empresa de segurança privada previamente aprovada pelas autoridades - que se revezam para cumprir turnos de oito horas diárias.

 
Nota oficial
 

08/03/2016 - A Ferroviária da cidade de Araraquara, equipe sensação deste paulistão, que vem disputando ponto a ponto a ponta do grupo C com o poderoso São Paulo FC tendo disputado partida de igual para igual no empate com o Corinthians e derrotando o Palmeiras na Arena palestra em São Paulo, emitiu nota oficial onde reclama da arbitragem paulista, mesmo entendendo que toda atividade profissional está sujeita a falhas, mas nem por isso deixa de cobrar mais atitude da Federação Paulista de Futebol (FPF).

A equipe reclama da arbitragem de Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (43) na derrota por 2 a 1 para o Novorizontino no último domingo em Araraquara. De acordo com a nota do clube, alguns ‘equívocos’ vêm causando ‘prejuízo à qualidade do espetáculo’. Os cartolas cobra o Departamento de Arbitragem da FPF, recentemente renovado e que agora tem em seu comando o ex-árbitro Ednílson Corona e José Henrique de Carvalho. Na nota, o clube coloca-se, inclusive, a disposição para trabalhar em prol de uma solução.

CONFIRA ABAIXO A NOTA NA ÍNTEGRA:

“A diretoria da Ferroviária lamenta os equívocos ocorridos pela arbitragem e o prejuízo à qualidade do espetáculo em mais uma partida da equipe no Paulistão.

Desde o início da competição, alguns erros de avaliação têm se repetido nos jogos da Ferroviária, especialmente na definição de advertências e marcações de penalidades questionáveis.

Compreendemos que toda atividade profissional está sujeita a falhas, porém acreditamos que o crescimento e o aprimoramento da arbitragem somente virá com medidas concretas por parte da Federação Paulista de Futebol, por meio de seu Departamento de Arbitragem.

Independentemente do resultado em campo, estamos dispostos a trabalhar em conjunto com os órgãos responsáveis e relatar os problemas diagnosticados, sempre vislumbrando o avanço do nosso futebol.”

 

 

Gatos pingados II

 

01/03/2016 - Na ultima segunda-feira (29), foi realizada reunião mensal de diretoria do Safesp – Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo – com associados. A reunião aconteceu na sede da entidade que fica na Barra Funda em São Paulo e diferentemente da época em que seu presidente era membro da comissão de arbitragem da FPF, quando cerca de 100 participantes marcavam presença na reunião, desta vez o numero não passou de 14 pessoas entre associados, dirigentes e funcionários da casa.

Com a platéia diminuta, os assuntos abordados não passaram de burocracia, exceto quando o presidente Arthur Alves Júnior informou ao associado Marcio Jacob - presente na reunião e que também é membro do Conselho Fiscal - que seus direitos como associados teriam sido suspensos por ele estar respondendo processo na Comissão de Ética devido as denuncias que este fez contra o dirigente. Imediatamente Jacob perguntou se Arthur, acusado de diversas irregularidades, entre elas supostos assédios sexual contra uma associada e uma funcionaria, também não deveria estar respondendo processo na Comissão de Ética e se também não teria que ter seus direitos de presidente da casa suspenso.

Outro assunto de destaque foi à informação que o numero de associados como que por mágica passou dos 440 de média dos últimos seis anos para 530, o que levanta suspeita sobre a verdade desses números caso não seja comprovado documentalmente. A informação soa como uma suposta estratégia para inchar o numero de associados e assim aumentar também o numero de votos para uma possível destituição do cargo.

 
Agressão na Espanha
 

16/02/2016 - Um assistente foi agredido por torcedores do Mensajero, clube da 3ª divisão do futebol espanhol, na saída do estádio após o time perder em casa para o Barakaldo por 1 a 0. De acordo com o jornal Marca, o profissional teve de ser encaminhado a um hospital local, em Santa Cruz de La Palma. Revoltados com a atuação da arbitragem, dezenas de torcedores ficaram à espera do trio no lado de fora do estádio Silvestre Carrillo.
.
Foram atiradas latas, garrafas de plásticos e outros objetos em direção à equipe de arbitragem. Quando o árbitro e assistentes se preparavam para entrar no táxi, torcedores furaram o bloqueio e agrediram o assistente.

A diretoria do Mensajero emitiu nota lamentando o ocorrido no acesso ao estádio: "A entidade rechaça qualquer comportamento violento e que deixar claro que o incidente foi ocasionado por uma minoria e que jamais podem representar a totalidade de sua massa mensajerista".

 
Árbitro de Vídeo
 

08/02/2016 - A partir deste ano, o Brasileirão deve contar o auxílio da tecnologia para tentar diminuir os erros de arbitragem. A idéia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é introduzir o projeto “Árbitro de Vídeo”, um sistema que teria o poder de reverter decisões equivocadas dos árbitros, bastante criticados ao longo da edição passada do Nacional.

A CBF ainda aguarda o posicionamento da International Football Association Board (IFAB) para implantar o projeto. Na prática, além do quarteto de arbitragem, as partidas da competição teriam a assistência de um árbitro instalado em uma cabine. No entanto, o indivíduo teria autoridade apenas em lances que não envolvam interpretação – um pênalti mal assinalado, por exemplo. A decisão da IFAB será divulgada no início do mês que vem.

Manoel Serapião Filho, diretor técnico da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF) é o idealizador do sistema. Na última segunda-feira, Serapião expôs o Árbitro de Vídeo durante workshop de arbitragem para os chefes das comissões de arbitragem das federações, realizada na sede da CBF.

 

Gatos pingados

 

29/01/2016 - Esta marcada para a noite desta sexta-feira (29) reunião de diretoria do Safesp com associados, a primeira após os escândalos de assédio sexual e moral que envolve seu presidente Arthur Alves Junior. Desta vez, a lista de presença, se não for falseada como já teria ocorrido em outras ocasiões, deverá ter um numero reduzido de assinaturas.

Os freqüentadores das reuniões anteriores, árbitros do chamado grupo da reborréia como eram denominados pelo dirigente, muitos deles do quadro da FPF, participavam em busca de ascensão na arbitragem tendo em vista que era o citado dirigente quem os escalava em jogos de todas as competições da Federação Paulista de Futebol. Como perdeu o cargo na FPF por conta das denuncias e perde dia a dia seu prestigio junto a categoria, deixou de ser motivo para a presença dos puxa sacos e aspones vindos até mesmo de longínquas regiões do estado, pois a preocupação principal era as escalas e não os assuntos do sindicato ou da categoria como deixavam transparecer.

Para piorar, a FPF deu a entender nos dias de pré-temporada, através de seus dirigentes do apito que Arthur Alves Júnior faz parte do passado, que para a entidade esta morto e enterrado e que os árbitros devem evitar comparecer em reuniões e assembleias sob seu comando.

 
Rumo a Copa do Mundo
 

19/01/2016 - A FIFA realizará um seminário de treinamento para árbitros com potencial para atuação na Copa do Mundo da Rússia de 2018 e na Copa do Mundo Feminina da França de 2019. A Paulista Regildenia de Holanda Moura foi convocada e se aprovada em todas as fases, poderá fazer parte da lista definitiva.

O seminário está marcado para Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 25 e 29 de abril de 2016. Na programação do evento, estão previstas atividades práticas com jogadores de futebol, sessões integradas de orientações físicas e técnicas, trabalho teórico em grupo, testes em vídeos, jogo de perguntas e respostas sobre as regras do futebol e testes físicos em circuitos dinâmicos. 

Também foram convocados Sandro Meira Ricci e Wilton Pereira Sampaio. Os convites foram assinados pelo secretário-geral da FIFA, Markus Kattner.

 

 
Kappa vestira árbitros paulistas
 

11/01/2016 - Segundo informações de bastidores, a Kappa, empresa especializada na fabricação de roupas e acessórios esportivos, será a nova fornecedora dos uniformes dos árbitros da Federação Paulista de Futebol. Os uniformes passarão a ser usados a partir do próximo Campeonato Paulista que tem inicio para o próximo dia 31 de janeiro. A informação teria sido repassada aos árbitros por Silvia Regina de Oliveira, membro da comissão de arbitragem da FPF, durante congresso técnico para a Copa São Paulo de Juniores.

A empresa italiana substituirá a Penalty, empresa nacional que veste os árbitros paulistas desde o ano passado e que estaria passando por grave crise financeira há pelo menos dois anos com atrasos no repasse de verbas nos contratos firmados. Outro motivo seria o atraso na entrega dos quites aos árbitros e a baixa qualidade do material disponibilizado para treinamentos e para os jogos.

 
Lesionado
 

02/01/2016 - O Santos estreou com vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016. Em jogo neste sábado (02) pela primeira rodada do Grupo 7, a equipe paulista derrotou o Confiança-SE por 1 a 0, gol de Natan no primeiro tempo. A vitória santista teve um momento curioso: a lesão do árbitro Alceu Lopes Júnior. Machucado, ele deixou o gramado no segundo tempo para a entrada do quarto árbitro, Daniel Menezes Trombela.

Alceu de 34 anos que é educador físico e formado árbitro desde 2006 revelou que vinha de uma lesão mal curada pela qual deve perder o restante da competição. Ele estava escalado como quarto árbitro na partida Sobradinho (DF) e Botafogo (RJ) que será disputada na próxima segunda feira (04) pela segunda rodada da Copinha.

 

 


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade