Rapidinhas do Apito

 

 

 

 
Made in China
 

13/10/2017 - No ano passado, o árbitro brasileiro Heber Roberto Lopes confidenciou a pessoas próximas a ele que teria recebido convite para atuar no futebol chinês. O Colina brasileiro, agora um ex-árbitro em atividade, receberia uma quantia astronômica em se tratando de arbitragem, algo em torno de quatro milhões de reais por um contrato de cinco temporadas no país asiático. Delfim de Pádua Peixoto, ex-Presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), era o intermediário, mas a morte do dirigente em desastre aéreo no fim do ano passado paralisou a negociação.

No inicio desta semana, a Federação Chinesa de Futebol confirmou a “contratação” de Deniz Aytekin, árbitro alemão de 39 anos, que vai ser um dos árbitros a apitar as últimas três rodadas da SuperLiga chinesa. O organismo que gere o futebol chinês quer acabar com as desconfianças relativas à arbitragem e impedir possíveis favorecimentos a determinadas equipas na reta final e decisiva do campeonato.

Aytekin foi árbitro da histórica e polêmica vitória do Barcelona por 6 a 1 contra o Paris Saint-Germain pela Liga dos Campeões deste ano. A sua atuação foi desastrosa, pois os pênaltis marcados em Neymar e Luis Suárez e uma suposta infração de Mascherano sobre Angel Di Maria dentro da área do Barça são questionados até hoje pelo clube Francês.

O alemão é o primeiro árbitro europeu a ser confirmado, tendo recebido a devida autorização por parte da Federação Alemã. O jogo de estréia do germânico será entre o Chongqing Dangdai Lifan e o Shanghai Shenhua.

Estima-se que outros árbitros europeus de renome também aceitem o convite.

Publicidade

 
Não deu em nada!
 

05/10/2017 - Prevista para acontecer nesta quinta-feira (05), a votação para o Projeto de Lei que determina o uso do recurso do árbitro de vídeo em jogos organizados pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) foi adiada, por prazo indefinido, após discussão na sede da Assembleia Legislativa (ALERJ), no Rio de Janeiro.

A discussão do projeto não demorou nem uma hora. Mesmo assim, foram recebidas 15 emendas de alteração ao texto original do projeto de lei nº 3377/2017 de autoria do deputado Samuel Malafaia (DEM). A principal mudança é que o texto não vai mais ter teor obrigatório e sim autorizativo.

Segundo um integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Alerj não pode obrigar a Ferj a adotar o uso de árbitro de vídeo ou qualquer outra medida por se tratar de uma instituição privada.

 
Novos árbitros
 

27/09/2017 - Na ultima segunda-feira (25) foi realizada cerimônia de encerramento do 18º curso de formação e aperfeiçoamento de árbitros de futebol - turma Laércio Soares - no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Piracicaba. Na ocasião, foram diplomados sessenta novos árbitros.

O evento contou com a presença ilustre de Arthur Alves Júnior, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Safesp) assim como outras autoridades como Pedro Antônio de Mello e Barjas Negri, respectivamente Secretário de Esportes e prefeito de Piracicaba.

A mesa foi composta por Ronnie Brandt Romanini, Vice Diretor da Escola do Safesp; Renato Aparecido Frazanaro Canadinho, tesoureiro da Associação de Árbitros de Piracicaba e Região (AAPR); Pedro Antônio de Mello, secretário de esportes de Piracicaba; Barjas Negri, prefeito de Piracicaba; José Roberto Marques, árbitro de futebol; Arthur Alves Júnior, presidente do Safesp e Silvio Roma, coordenador pedagógico da Escola do Safesp.

 
VAR no Gre-Nal 413
 

26/09/2017 - A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) utilizara árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês) no primeiro Gre-Nal de 2018, possivelmente no dia 4 de fevereiro, na abertura do Gauchão. A informação é de Luiz Zini Pires do portal Gaúchazh.

O clássico entre Grêmio e Internacional será o de numero 413 e festejará os cem anos da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O vencedor da partida, que possivelmente será disputado no dia 4 de fevereiro na Arena Beira Rio, ficara com o troféu “Copa Centenário”.

Ao custo de R$ 30 mil por partida - preço orçado no Brasileirão - a FGF pretende dividir as despesas da tecnologia VAR com as direções das duas equipes. O sistema será utilizado apenas no Gre-Nal, pois a Federação não tem condições de adotar o VAR em todas as partidas do Campeonato Estadual, disputado entre fevereiro e maio.

A CBF já avisou que não financiaria o projeto nos Estados. Pode colaborar, mas não pagar a conta.

 

Árbitros deixam Facebook

 

17/09/2017 - A recomendação feita esta semana pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para que deixassem as redes sociais foi aceita por unanimidade pelos árbitros.

As contas pessoais nas redes sociais, em particular no Facebook, já serviram para que fossem feitas ameaças aos homens do apito daquele país. Na ultima, no inicio deste mês, vândalos atacaram o prédio onde mora Vasco Santos, após a partida em que o Benfica venceu o Belenenses por 5 a 0 pela Liga onde atuou de árbitro de vídeo. Vasco Santos postou na sua pagina que, após ter visto imagens disponibilizadas durante o jogo, entendeu não ter existido qualquer agressão ou prática de jogo violento de Eliseu (Benfica) sobre Diogo Viana (Belenenses), pelo que não alertou o árbitro do jogo, Rui Costa.

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, disse que a entidade concorda com esta decisão, por salvaguardar os árbitros e eliminar focos de instabilidade. O líder da arbitragem nacional pediu máxima discrição dos árbitros daqui para frente.

 

Árbitros suspendem interbairro
 

17/09/2017 - Os problemas na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania se sucedem em todas as áreas. Desta vez, os árbitros da Associação dos Árbitros de Futebol de Itabuna – AAFI, decidiram suspender os jogos da 5ª rodada do campeonato interbairros, que acontecem neste domingo, 17, por quebra de acordo. Os jogos aconteceriam nos campos de Nova Ferradas, Santa Inês, São Lourenço, São Pedro, Daniel Gomes, Vila das Dores e Núcleo da Ceplac.

Segundo informações, em reunião no último dia 9, foi assumido o compromisso, com registro em ata, de quitar os pagamentos do profissionais, cerca de R$ 9 mil, até o último dia 11 de setembro. Os árbitros adiantam que agora, só assinam qualquer novo acordo com a FICC, após o recebimento de todas as rodadas do torneio já disputadas.

As informações são do jornalista Ricky Mascarenhas do Blog Ipolitica

 
Aniversário de fundação
 

15/09/2017 - Na ultima quinta-feira (14) a Federação Bahiana de Futebol (FBF) completou 104 anos de fundação. Para comemorar a importante data, a entidade foi palco de diversos eventos. Entre eles reunião com árbitros que atuarão na 7ª rodada do Intermunicipal 2017 que receberam orientações do presidente da CEAF local, Vidal Cordeiro Lopes. Em seguida nova reunião, desta vez entre presidentes de Ligas, o presidente Ednaldo Rodrigues e diretoria da FBF.

Cerca de 50 clubes afiliados, Ligas Desportivas, árbitros, funcionários da entidade e profissionais de imprensa participaram da celebração que contou ainda com a participação de diversas autoridades. Entre elas Sérgio Moraes, presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP-BA) e Liu Andrade, prefeita de Aurelino Leal.

O presidente da entidade Ednaldo Rodrigues agradeceu, indistintamente, a colaboração de todos para que a entidade tenha chegado aos 104 anos de dedicação ao futebol da Bahia com sucesso reconhecido em todo o país.

Por fim, foi servido um coffe break e bolo de aniversario em homenagem aos 104 anos da FBF sendo que o primeiro pedaço foi dado ao presidente de honra da CEAF-BA, Wilson Paim, que completou 75 anos de idade na última terça-feira (12).

 
Curso de árbitros da FMF
 

09/09/2017 - Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Árbitros da Federação Mineira de Futebol. Os interessados em participar do curso devem entrar em contato SOMENTE através do e-mail: escolamineiradearbitragem@fmf.com.br. As inscrições vão até o dia 30 de setembro de 2017.

Destinado para ambos os sexos, o programa é realizado nos moldes exigidos para Confederação Brasileira de Futebol e formará árbitros e assistentes para compor o quadro de profissionais da FMF. Os candidatos devem ter idade mínima de 17 anos e ensino médio completo.

O curso tem previsão para início em outubro e duração de 6 meses, contando com palestras e aulas práticas e teóricas. As atividades teóricas são desenvolvidas na sede da FMF, as quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h30. As etapas práticas acontecem no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, aos sábados, das 08h às 12h.

 
Árbitro suspenso volta a apitar na Série A
 

08/09/2017 - Um erro grosseiro feito pelo árbitro paulista Thiago Duarte Peixoto marcou a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras por 1 a 0, no dia 22 de fevereiro, pelo Campeonato Paulista. Após pouco mais de seis meses, o juiz vai voltar a apitar uma partida válida pela primeira divisão, desta vez no Campeonato Brasileiro. Ele estará na partida entre Atlético Goianiense e Bahia, nesta segunda-feira (11), no estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, pela 23.ª rodada.

O lance polêmico ocorreu por volta dos 45 minutos do primeiro tempo do clássico, quando a partida ainda estava 0 a 0. Maycon cometeu uma falta no atacante Keno. O árbitro não titubeou e aplicou o segundo cartão vermelho para Gabriel, que nem estava na jogada. O erro revoltou os corintianos, principalmente o volante expulso, que deixou o gramado chorando.

Mesmo com todos os corintianos alertando que o jogador que cometeu a falta foi outro, Thiago Duarte Peixoto manteve a decisão. O erro fez com que ele fosse afastado da arbitragem e a Federação Paulista de Futebol (FPF) anulou o cartão vermelho de Gabriel. Com o início do Brasileirão, o árbitro voltou a trabalhar, mas apitando jogos da Série B ou sendo adicional na Série A.

Seu último trabalho foi como adicional no dia 21 de agosto, na vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o Atlético Mineiro, no estádio do Maracanã, no Rio, pela 21.ª rodada do Brasileirão. Como árbitro, comandou no dia 12 de agosto a vitória do Paraná por 1 a 0 sobre o ABC, em Curitiba, pela Série B.

 
Campeonato brasileiro dos árbitros
 

31/08/2017 - Neste final de semana será realizada a fase eliminatória do campeonato brasileiro dos árbitros de futebol. Realizado pela primeira vez no ano passado no Distrito Federal com a participação das equipes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, a equipe local ficou com o titulo. O torneio ganhou projeção, aumentou o numero de participantes e este ano será disputado por 17 estados (RO, AC, PA, CE, MS, PI, RN, RS, MG, GO, SC, AL, BA, SE, DF, SP e PE ) divididos em cinco sub-sedes diferentes, sendo quatro na fase eliminatória (Minas Gerais, Ceará, Rondônia e Alagoas) nos dias 1, 2 e 3 de setembro e São Paulo como sede da fase final nos dias 8, 9 e 10 de dezembro.

Idealizado pelo vice-presidente da ANAF Jamir Carlos Garcez, os profissionais de arbitragem estarão em uma atividade diferente da habitual, mas muito próxima a eles tendo em vista que vários árbitros já foram jogadores de futebol profissional e outros tantos pratica a modalidade com freqüência. Nesta ocasião, em vez de apitar uma partida de futebol, eles serão os protagonistas do espetáculo com a dura missão de marcar gols.

O Apitonacional estará presente na sub-sede de Belo Horizonte de onde trará todas as informações do evento.

 

  
Conmebol convoca árbitros vídeos
 

22/08/2017 - A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), através de seu comitê de arbitragem, anunciou a lista dos árbitros e assistentes convocados para o Treinamento de Árbitros Vídeo (VAR). O sistema será usado nas semifinais e nas finais da Copa Libertadores da America deste ano.

Ao todo foram convocados vinte árbitros e oito assistentes. Entre eles os brasileiros Sandro Meira Ricci, Wilton Pereira Sampaio e Anderson Daronco (Confira a lista dos convocados).

O curso, para qual a entidade promete maiores detalhes em breve, será realizado de 14 a 22 de setembro em Luque, no Paraguai.

 
Futebol inglês punira simulação
 

05/08/2017 - Jogadores que simularem faltas serão punidos com dois jogos de suspensão. A novidade será adotada a partir desta temporada na segunda divisão e na Premier League do futebol inglês. A intenção da Associação Inglesa (FA, na sigla em inglês) é de coibir a tentativa de atletas de enganarem a arbitragem e diminuir o prejuízo para as equipes prejudicadas.

As simulações de faltas só serão julgadas caso o árbitro marque um pênalti ou mostre cartão vermelho ao jogador adversário. Também serão analisados lances de cartão amarelo desde que o punido seja expulso posteriormente por segunda infração. O lance será analisado por três pessoas: um ex-treinador, um ex-jogador e um ex-árbitro de futebol.

Caso a decisão de que houve tentativa de enganar a arbitragem seja unânime, haverá punição com dois jogos de suspensão para o infrator e em caso de reincidência, mais uma partida será adicionada. Se um jogador for expulso por uma falta que não aconteceu e a suposta vítima acabar condenada por simulação, a suspensão automática será revogada. Os casos serão julgados rapidamente, sempre entre as rodadas.

 
Agredido
 

31/07/2017 - O árbitro Milton Porto foi agredido por jogadores durante uma partida pelo campeonato amador de Bauru (SP) na manhã do domingo (30). A agressão aconteceu durante partida entre o Bahia AC e o Turini. Porto foi agredido por jogadores da equipe do Bahia, que não gostaram das marcações do juiz, que expulsou um jogador e marcou uma falta contra o time antes da confusão começar.
 
Segundo informações do presidente da Liga Bauruense de Futebol Amador, vários jogadores da equipe agrediram o árbitro fisicamente. Ele chegou a ficar inconsciente, segundo o presidente. Um dos assistentes e o quarto árbitro também foram agredidos, com menos gravidade.
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, mas o juiz teria se recusado a ser levado até o pronto-socorro. O jogo foi interrompido e o time do Bahia foi eliminado da competição. Os jogadores que participaram da agressão, segundo o presidente da liga, não poderão jogar pela competição durante dois anos. Com informações G1.

 

Homem forte da arbitragem grega

 

27/07/2017 - O português Vítor Pereira vai ser o novo presidente do Comitê de Arbitragem da Federação Grega de Futebol. O ex-árbitro internacional, que também presidiu o Conselho de Arbitragem em Portugal e fez parte do fiasco denominado ‘grupo de analises independente’ da CBF no ano passado, chega agora ao futebol grego para adequar os regulamentos de arbitragem daquele país com os da UEFA e da FIFA, anunciou na ultima quarta-feira (26) o organismo grego.

"As novas regulamentações da arbitragem determinam uma nova estrutura do Comitê Central de Arbitragem. Um presidente estrangeiro, Vítor Manuel de Melo Pereira, de Portugal, vai presidir o Comitê e será responsável pela nomeação de árbitros nas ligas profissionais e pelo departamento de arbitragem da HFF" – diz a nota publicada no site oficial da entidade.

No comunicado, a Federação grega afirma ainda que o ex-árbitro internacional traz a sua "larga experiência" para o cargo.

Antes de Vítor Pereira, um outro estrangeiro tinha liderado esta comissão: o escocês Hugh Dallas em 2014.

 
Descartado
 

01/07/2017 - O árbitro de vídeo já é uma realidade e a partir da próxima temporada será implementado em vários campeonatos pelo mundo, incluindo a Liga portuguesa e alemã, na Europa, e a Copa Libertadores, na America do Sul entre outros. No entanto, nem todos os dirigentes do futebol estão convencidos sobre as vantagens do custo beneficio, principalmente o esportivo, deste sistema para auxiliar a arbitragem. É o caso de Alexander Ceferin, presidente da UEFA. O esloveno de 46 anos descarta, para já, usar a tecnologia em competições da UEFA.

"O AV precisa de muitos testes para me convencer. Não rejeitamos a tecnologia, mas a UEFA não tem planos de implementar o árbitro de vídeo. Não podemos destruir o ritmo do jogo, permitindo que a ação seja parada por vários minutos a cada 10 minutos" - disse o diligente em entrevista a imprensa eslovena.

A União das Associações Européias de Futebol (UEFA), fundada em junho de 1954, com sede em Nyon na Suíça e 55 federações européias filiadas, é a segunda mais importante entidade do futebol mundial só sendo superada pela FIFA. Das federações, de longe é a mais forte em termos financeiros e de influência no cenário internacional.

Administra os mais importantes campeonatos de clubes e de seleções do planeta entre eles a Liga dos Campeões (entre clubes) que tem o Real Madrid como ultimo campeão, Liga Europa e Eurocopa (entre seleções).

 

  
Representação
 

27/06/2017 - O departamento jurídico da Ponte Preta promete entrar com uma representação na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra o árbitro mato-grossense Wagner Reway.

O clube se sentiu prejudicado na derrota para o Palmeiras, por 2 a 1, no último domingo (25), em Campinas. As principais reclamações dos pontepretanos são do lateral invertido que acabou originando o primeiro gol do Palmeiras e as expulsões do zagueiro Rodrigo e do meia Renato Cajá no fim do primeiro tempo.

O departamento jurídico tem como objetivo fazer com que Wagner Reway não seja escalado em mais nenhum jogo da Ponte Preta. Além disso, a diretoria vai lembrar que o mesmo árbitro prejudicou o time em 2012, no empate com o Flamengo, por 2 a 2, também em Campinas, pelo Brasileirão daquele ano.

 
Demitido
 

27/05/2017 - O ex-árbitro FIFA Oscar Roberto Godói foi demitido na ultima semana do quadro de colaboradores do esporte da TV Gazeta de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Fundação Cásper Líbero, que não divulgou o motivo do desligamento.

Segundo apurado, a demissão de Godoi ocorreu após um desentendimento com outro profissional nos bastidores da emissora. Os profissionais presentes na redação foram convocados para uma reunião, na qual foi comunicado a demissão de Godoi.

Desde 2011 na emissora de São Paulo, Oscar Godoi era comentarista dos programas Mesa Redonda e Gazeta Esportiva. Ele continua como integrante da equipe esportiva da rádio Transamérica de São Paulo.

Godói foi procurado pela reportagem e preferiu não comentar sobre o assunto: “Não posso falar, não”, limitou-se a dizer ao telefone

* As informações são do Uol Esportes

 
Devo, não nego, pago quando puder!
 

24/05/2017 - Pelo que tudo indica acabou a briga judicial entre o técnico Vanderlei Luxemburgo e o ex-árbitro Rodrigo Martins Cintra. Vencida por Cintra na Justiça, a ação por dano moral que já durava mais de 10 anos, será paga nos próximos dias. O valor da pendência, corrigido, ultrapassa os R$ 150 mil reais.

O débito é fruto de condenação em um processo por danos morais movido pelo ex-árbitro contra o técnico. O caso remonta a uma partida realizada no dia 2 de abril de 2006, entre São Paulo e Santos, vencida pelo time da capital paulista por 3 a 1. Na ocasião, Luxemburgo era o técnico do Santos, e quem apitou o jogo foi Rodrigo Martins Cintra. Ao fim do confronto, em entrevista coletiva, o treinador afirmou que não tinha gostado do fato de ter sido "paquerado" por Cintra durante toda a partida.

A frase, dita por Luxemburgo que motivou a sentença foi essa: “o juiz apitava e olhava pra mim em toda falta que marcava. Ele não parava de olhar. Eu não sou veado. Talvez seja pela minha camisa rosa”.

Por conta da dívida, bens e demais acessos bancários de Luxa estavam penhorados. Com os bolsos cheios após passagem pelo futebol chinês, para resolver a questão, Luxemburgo tratou de acertar o que devia ao árbitro.

 
Descanse em paz!
 

16/05/2017 - Quem atuou na arbitragem paulista certamente conheceu Fernando Luís Correia, o ‘Pantera’ como também era conhecido. Fernando era militar da aeronáutica e atuou como observador de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF) entre as décadas de 2000 e 2010.

Fumante contumaz, Pantera faleceu no dia 27 de abril no Hospital da Aeronáutica no bairro de Santana em São Paulo vitima de câncer no pâncreas. No dia seguinte foi cremado no Crematório da Vila Alpina, zona leste da capital paulista.

 

 Comissão desfeita

 

23/04/2017 - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) extinguiu a comissão de análise e avaliação técnica dos árbitros de futebol. A comissão foi criada em agosto de 2016 para analisar, rodada a rodada, as atuações dos árbitros no Brasileirão e criar um ranking.

Também eram atribuições desta comissão definir premiações como sanções aos árbitros que cometiam erros nas partidas e estabelecer um programa de reciclagem junto à Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF) para que estes juízes aperfeiçoem seus conhecimentos.

A alegação oficial  é que o sistema de avaliação para este ano será diferente, mas nos bastidores comenta-se que apesar do pouco tempo, a entidade descobriu a inutilidade do grupo de notáveis que, segundo informações, sequer compareciam na sede para dar expediente.

Comandada pelo ex-árbitro português Vitor Pereira - dirigente que geriu os destinos da arbitragem portuguesa - entre 2007 e 2011 na Comissão de Arbitragem da Liga e, entre 2011 e julho deste ano, no Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa - a comissão independente ainda tinha como integrantes o ex-árbitro José Roberto Wright, agora na Escola Nacional de Arbitragem, e Claudio Vinícius Cerdeira, na comissão de arbitragem da CBF.

Pereira não teve seu contrato revalidado, o compromisso anterior foi valido entre primeiro de agosto a oito de dezembro. O português nem chegou a desfazer suas malas e já retornou a Lisboa, sua terra natal para onde regressou no final do brasileirão do ano passado.

 

  
 Cinegrafistas
  08/04/2017 - A diretoria do Vilhena Esporte Clube (VEC) reclama que erros de arbitragem vem prejudicando o clube e por causa disso, contratou dois cinegrafistas para gravar os jogos do time. Com a nova atitude, o Lobo do Cerrado pretende apresentar as possíveis falhas a comissão de arbitragem e ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

"A gente está se sentindo lesado pela arbitragem. Agora com este recurso (imagens) queremos mostrar claramente esses erros" – afirmou o diretor de futebol do VEC, Nilson Gonçalves de Abreu.

De acordo com a direção do time, as imagens vão monitorar tanto o trabalho dos árbitros como os dos assistentes, e devem contribuir para o a qualidade do futebol rondoniense. Já o presidente da comissão de arbitragem da Federação de Rondônia, Almir Belarmino, afirma que os profissionais sempre tentam fazer o melhor trabalho.

"Os árbitros são seres humanos e podem errar. É um direito dele reclamar e buscar soluções. Nesses casos, a gravação deve ser na íntegra e entregue a comissão de arbitragem da federação, que irá dar um parecer se é ou não necessário ir para o Tribunal. Já na comissão é avaliada a conduta do árbitro, e caso seja preciso, ele pode ser afastado e encaminhado para treinamento" – explica Belarmino.

 
Curso de árbitro futebol americano
 

01/04/2017 - Nos dias 8 e 9 de abril, das 8:00 as 12:00hs e das 14:00 as 18:00hs, será realizado o 1º Curso de Arbitragem de Futebol Americano em Boa Vista-RR. As inscrições estão abertas e qualquer pessoa pode participar. O evento será realizado no Instituto Federal de Roraima (IFRR) localizado na Avenida Glaycon de Paiva, 2496, Pricumã, Boa vista/RR.

A capacitação, que contará com 16hs aulas (2 dias) divididas em conteúdo teórico e prático, ficará a cargo de Alan Sampaio, árbitro da Confederação Brasileira de Futebol Americano. Ao final, os participantes receberão um certificado assinado por Sampaio e um profissional de educação física. O valor do curso será de R$ 25,00 até o dia 7 e R$ 30 reais a partir do dia 8/04.

Os interessados devem entrar em contato no telefone (95) 99129:3935 - 99168:2529 - 98401:2324 ou pela página do Boa Vista Falcons, time de futebol americano no facebook.

 
Arbitragem das quartas de final do paulista
 

30/03/2017 - A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta quinta-feira (30) os árbitros dos jogos de ida das quartas de final do Campeonato Paulista. Salim Freire Chave apitará Ponte Preta x Santos, Flávio Rodrigues de Souza comanda Botafogo x Corinthians, já Leandro Bizzio Marinho comanda Linense x São Paulo e Luiz Flávio de Oliveira apitará Novorizontino x Palmeiras no fechamento da rodada.

Santos e Ponte Preta abrem a fase em Campinas às 16h do sábado (1), mesmo dia em que o Corinthians vai a campo contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, às 18h30. O Tricolor pega o Linense no Morumbi às 16h de domingo (2), mesmo dia em que o Verdão vai a Novo Horizonte para pegar o Novorizontino, às 19h.

 
Afastados
 

07/03/2017 - O erro do árbitro Luiz Flávio de Oliveira no jogo entre São Paulo e Santo André, domingo passado (5), quando validou um gol de mão do são-paulino Luiz Araújo, não passou impune. Luiz Flávio e o assistente Leandro Matos Feitosa foram afastados pela Federação Paulista de Futebol nesta terça-feira (07/03).

A entidade não determinou o período que a dupla ficará fora da escala do Paulistão, mas ficou acertado que eles passarão por uma requalificação técnica - já que foram mal avaliados nesse quesito.

No jogo do último domingo, em que o São Paulo goleou a equipe do ABC por 4 a 1, o assistente deixou de assinalar impedimento claro de Cícero no primeiro gol da partida. Depois, já na reta final do jogo, Luiz Flávio não anulou gol de Luiz Araújo, de novo do Tricolor, depois de o atacante empurrar a bola para as redes com o braço.

 
Não tem árbitro!!!
 

04/03/2017 - Apesar de ter 200 árbitros disponíveis no quadro divididos em quatro níveis (avançado, intermediário, básico e acesso), a Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF) comandada pelo ‘odiado’ Dionísio Domingos, inexplicavelmente insiste em repetir alguns nomes. Neste caso não se pode usar a qualidade técnica como desculpa para a insistência.

Neste final de semana será disputa a sétima rodada do Paulistão e Leandro Bizzio Marinho completa cinco escalas, três delas envolvendo os quatro grandes do estado. Apitou o primeiro clássico do ano (Santos 1x3 São Paulo), apitou jogo do Palmeiras contra a Ferroviária e apita hoje o clássico entre Corinthians e Santos no Itaquerão. No ano passado, em baixa, atuou somente em quatro partidas durante todo o campeonato sendo que só uma delas de time grande (Água Santa 4x1 Palmeiras).

Para piorar o quadro, o quarto árbitro do clássico será Vinicius Furlan que atuou ontem, sexta-feira, na partida Red Bull 1x3 Palmeiras e caso aconteça alguma fatalidade como uma contusão com o árbitro central, poderá ter que atuar em duas partidas em menos de 24hs.

Bizzio tem 38 anos (26/09/1978), desses, mais de uma década como árbitro (formado em 2004) sem notoriedade. Apesar de sempre ter as oportunidades e não aproveitar pela baixa qualidade técnica dentro de campo, faz parte do grupo ‘reborréia*. Tem como maior polêmica a assinatura em uma lista de presença de uma assembleia do sindicato dos árbitros de São Paulo mesmo estando a mais de dois mil quilômetros de distancia (Salvador/BA) no dia da reunião (leia).

*Reborréia é como o presidente do sindicato dos árbitros de São Paulo chama os árbitros paulistas sem expressão ou baixa qualidade.

 

 
Cartão verde
 

24/02/2017 - O estímulo simbólico ao jogo limpo será mostrado pelo árbitro e anotado na súmula. Na última edição, o torneio contava com a premiação ao fair play, mas ela era oferecida pelos comentaristas do Esporte Interativo, emissora com direitos televisivos da Copa Verde.

Segundo a CBF, a medida foi aprovada pela Fifa e os árbitros já foram instruídos de como proceder com o novo cartão. Após disputa de dois confrontos preliminares, a primeira fase da Copa Verde terá início no dia 5 de março.

 
Curso de árbitros
 

17/02/2017 - A Federação Norte-riograndense de Futebol abriu inscrições para o Curso de Formação de Árbitros, que será desenvolvido pela Escola de Formação de Árbitros de Futebol (EFAF/RN).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro na sede da federação que fica no 1º andar do Edifício Tawfic Hasbun, na Avenida Prudente de Morais 4283, bairro de Lagoa Nova, em Natal.

O horário de atendimento é de segunda a sexta das 13h às 17h. São necessários cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4, além do valor da matrícula que é de R$ 100 reais. Mais informações pelo telefone (84) 3211 6717.

 
Classificação de árbitros
 

25/01/2017 - A CBF deve implantar neste ano uma nova divisão para os árbitros de futebol e as categorias devem ser reduzidas em relação aos níveis atuais. Até o ano passado, os árbitros e assistentes eram divididos em sete categorias: Máster, Árbitro FIFA, Especial, Aspirante FIFA, CBF 1, CBF 2 e CBF 3. Na nova classificação a ser implementada, serão apenas quatro níveis: FIFA, Seleção A/B, Seleção C/D e Seleção Intermediária.

Os valores que serão pagos para cada categoria ainda não foram divulgados. Nos jogos do Brasileirão de 2016, os árbitros FIFA ou máster recebiam R$ 3.850 por partida, enquanto que os assistentes ficavam com R$ 2.300. Já os árbitros nível CBF recebiam entre R$ 1.300 e R$ 2.620, e os auxiliares entre R$ 1.150 e R$ 1.750.

 
Curso de árbitros em Peruíbe
 

08/01/2017 - A Associação de Árbitros de Itanhaém/SP (AAFI) em parceria com o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP) realiza Curso de Formação de Árbitros de Futebol em Peruíbe/SP a partir do dia quatro de fevereiro. As aulas da turma Fábio de Souza Nascimento seguem até o dia 4 de março das 8 às 18hs ao custo de duzentos reais divididos em duas parcelas, a primeira no ato da inscrição e o restante na primeira aula.

O curso contará com palestrantes da FPF e CBF. A cerimônia de diplomação será realizada às 19hs do dia 10 de março.

Inscrições abertas. Maiores informações com Naildo Maciel no contato (13) 99738:7447

 
Ferj avalia como ‘inviável’  árbitro de vídeo
 

06/01/2017 - O custo tido como “inviável” para um torneio estadual é a explicação da Federação de Futebol do Rio (Ferj) para não investir na implementação do árbitro de vídeo já no Carioca deste ano. A entidade avalia ainda que as polêmicas no Mundial de Clubes da FIFA mostrou que há ainda falhas para serem corrigidas no uso da tecnologia.

Apesar dos primeiros testes, o árbitro de vídeo só deve ser adotado definitivamente nas regras de futebol pela International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas normas da bola, em 2019. Segundo cálculo da CBF, o valor para a implantação do sistema no futebol brasileiro seria de cerca de R$ 15 milhões.

Por outro lado, a Ferj decidiu nesta semana arcar com parte dos gastos para ter novamente árbitros assistentes atuando atrás dos gols, que ficaram dois anos sem serem utilizados no futebol brasileiro.

 

 


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade