04/04/2015    03:38hs

Acordo milionário faz sindicato gaúcho ser recordista em patrocínio

Safergs fecha acordo de três anos que rendera cerca de 1.5 milhão

Antes tida como celeiro de árbitros do país, tendo revelado nomes como Renato Marsiglia – atuou na Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos -, Carlos Eugenio Simon - mundialista em três Copas do Mundo, 2002 (Korea/Japão), 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul) - e Leandro Vuaden – participou do processo de seleção para a Copa de 2014 realizada recentemente em nosso país -, a arbitragem gaúcha teve uma caída brusca na qualidade do seu quadro nos últimos anos. De uma hora para outra viu os mundialistas Carlos Simon e Altemir Hausmann encerrarem a carreira devido limite da idade. Além disso, o FIFA Leonardo Gaciba e o aspirante Márcio Chagas, também penduraram o apito, só que esses dois devidos aos testes físicos, um limitador na carreira de ambos.

Após as perdas, o estado luta para voltar a ser referencia na formação dos homens de preto. Se a safra não é das melhores, dinheiro não é problema. O Safergs - Sindicato dos Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul – presidido por Carlos Castro, em conjunto com a Federação Gaúcha de Futebol, fechou no inicio

deste ano, dois patrocínios para as camisas e calções dos árbitros. Os acordos deverão render pelo menos um milhão e meio aos cofres do sindicato nos próximos três anos de contrato.

Publicidade

Vale frisar que no Rio Grande do Sul, 100% do total arrecadado com patrocínios nas camisas dos árbitros é revertido ao caixa do sindicato, diferentemente do Rio de Janeiro onde dos valores arrecadados, um percentual é revertido a FERJ.

Os patrocinadores dos árbitros gaúchos serão a Farmácias São João, o maior aporte, que já patrocinava os árbitros e renovou para as três próximas temporadas (2015, 2016 e 2017) e as Lojas CR Die Mentz. A Rede de Farmácias São João é uma potencia em medicamentos, conta hoje com 378 Lojas no Estado do Rio Grande do Sul. Já a CR die Mentz conta com mais de 70 lojas localizadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina onde são comercializados móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos, celulares e artigos de informática, além de variedades em bazar, cama, mesa e banho.

Entramos em contato com o presidente do Sindicato, Carlos Castro, que não confirmou os valores, mas disse que do montante arrecadado, nenhum valor em dinheiro é repassado diretamente ao árbitro, mas sim de forma indireta como nas mensalidades e contribuições sindicais que passaram a ser simbólicas. Segundo o dirigente, as mensalidades correspondem a 1% do salário mínimo e a contribuição sindical a 2% sobre as taxas recebidas nas partidas.

Carlos Castro, presidente do Safergs se revelando grande negociador

Os árbitros ainda recebem gratuitamente todo uniforme, seguro de vida, atendimento de fisioterapia e vários outros convênios com clínicas de saúde. Além disso, com a verba de patrocínio, o sindicato promove pré-temporada para aproximadamente 150 árbitros do interior, custeia os gastos dos retestes e custeia as despesas de deslocamento dos associados tanto para os testes como para os retestes físicos.

 

O sindicato também investe o dinheiro do patrocínio na aquisição de equipamentos como pontos e bandeiras eletrônicas que são disponibilizados aos árbitros para uso nas competições da FGF. Castrinho informou ainda que somente neste mês de março, foram gastos cerca de R$ 13 mil reais na aquisição de novos equipamentos eletrônicos para os árbitros.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade