Coronel do apito cumpre o prometido, reestrutura CNA e rebaixa árbitros que cometeram erros

Com os apitadores sendo bombardeados com criticas, comandante reestruturou relação nacional e puniu os que erraram

04/09/2012 - Como tinha prometido o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem Aristeu Leonardo Tavares (foto), a CA-CBF fez uma reestruturação na Classificação Nacional mexendo com a relação dos árbitros FIFA e aspirantes FIFA. Em breve, deve ser divulgada a reestruturação já com os demais nomes da lista CBF1 e CBF2.

Na relação dos árbitros e assistentes FIFA, deve ter ocorrido as mudanças na lista enviada a FIFA que devera homologar e divulgar os nomes no inicio de 2013. Dos atuais, pelos critérios sinalizados pela Conaf (erros nas partidas e físico), dois nomes não deverão fazer parte da relação no próximo ano, Francisco Carlos do Nascimento e Evandro Rogério Roman. O primeiro pelos seguidos erros cometidos em suas partidas, o segundo por não passar nos testes físicos e priorizar a carreira de político deixando a arbitragem em segundo plano.

Mudanças nos árbitros

A grande mudança ficou na relação dos aspirantes FIFA, foram rebaixados três árbitros para a categoria especial dois, Célio Amorim de Santa Catarina, Claudio Francisco Lima e Silva do Sergipe e Claudio Mercante do Pernambuco. Um foi promovido, o paraense Dewson Fernando que pulou de 10º da categoria CBF2 para aspirante FIFA.

Os rebaixados

Célio Amorim: No quadro desde 2008 quando foi criada a categoria, nunca atingiu um desempenho capaz de promovê-lo ao quadro internacional. O catarinense de 33 anos fez só três partidas na série A deste ano e foi muito mal na partida Palmeiras x Flamengo onde marcou 43 faltas, distribuindo 13 cartões amarelos e 1 vermelho. Rebaixado por deficiência técnica.

Claudio Mercante: O pernambucano nunca despontou na arbitragem, seu escudo foi político, tem 36 anos e não vinha sendo aproveitado. Fez somente uma partida na série A deste ano e também foi retirado por deficiência técnica.

Claudio Francisco Lima e Silva: o sergipano é a maior surpresa e a certeza que os erros foram decisivos para rebaixar os apitadores de categoria. Claudião como é conhecido, entrou no quadro neste ano, fez quatro partidas e na ultima delas (Grêmio x Bahia) foi um verdadeiro desastre cometendo vários erros, sendo punido com 30 dias de suspensão pela CA/CBF.

Publicidade
 

Promovido

O árbitro paraense Dewson Fernando Freitas da Silva de 32 anos, já no seu terceiro ano na CBF, foi promovido à categoria aspirante FIFA de forma meteórica, O Richarlyson do apito como é conhecido no meio da arbitragem por sua semelhança física com o ex- são-paulino, apitou somente uma partida na série A do brasileiro deste ano (Fluminense x Portuguesa), sendo que em 2011 apitou somente duas partidas. A promoção do paraense fere o RGA - Regulamento Geral da Arbitragem que diz que para ser aspirante FIFA, é condição indispensável que o candidato pertença a categoria CBF1 ou Especial 2. A menos que tenha uma explicação, o Coronel do apito comete sua primeira irregularidade não respeitar documento oficial da CBF.

Mudanças nos assistentes

Foi duro o golpe na categoria assistente aspirante FIFA onde quatro foram rebaixados. Tudo bem que os assistentes estão cometendo erros acima do normal e até mesmo do aceitável, mas rebaixar Vicente Romano Neto pelo erro no gol anulado do Fred do Fluminense contra o Atlético-MG foi muito rigor, pois o lance foi dificílimo e só detectado no replay da televisão. Além de Vicente, também foram rebaixados Fabiano da Silva Ramires do Espírito Santo, Cristhian Passos Sorence de Goiás, e Marrubson Melo Freitas do distrito Federal,

Foram promovidos o paulista Rogério Pablo Zanardo e o carioca Rodrigo Figueiredo Henrique Correa.

Veja abaixo como ficou a composição da RENAF parcial que devera sofrer novos ajustes em breve.


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2012     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade