09/05/2016    12:07hs  -   Atualizada 09/05/2016    15:07hs

Salmo Valentim deixa comando da arbitragem pernambucana

Dirigente não resistiu à pressão de dirigentes do Sport após gol impedido do Santa Cruz na primeira partida da final do estadual

Vinte meses após assumir a Comissão de Arbitragem da Federação Pernambucana de Futebol (setembro de 2014), Salmo Valentim da Silva (foto), 46 anos (03/05/1970) não resiste à pressão dos dois jogos das finais do campeonato pernambucano e entrega o cargo. Os motivos não foram revelados, mas informações dão conta que foi por falta de apoio à arbitragem por parte da Federação Pernambucana de Futebol.

Oficialmente a entrega do cargo foi nesta segunda, mas segundo informações a decisão já estava tomada desde a noite da ultima quarta-feira (04), após a primeira partida da decisão do Campeonato Pernambucano onde o Santa Cruz venceu o Sport por 1x0 no

Arruda com gol do atacante Lelê após completar toque do atacante Grafite claramente em posição de impedimento. Gol que praticamente definiu o campeão do Pernambucano deste ano sendo que a segunda partida disputada ontem (08) na ilha do Retiro terminou empatada em 0x0.

Publicidade

Para piorar a situação e acirrar os ânimos em cima da arbitragem da primeira partida da final, o assistente que validou o gol irregular, José Daniel Torres, teve fotos suas beijando a bandeira do Santa Cruz postadas na sua pagina do facebook divulgadas na internet.

Assistente José Daniel Torres postou fotos beijando a bandeira do Santa Cruz na sua pagina pessoal do facebook

As fotos serviram como um estopim na diretoria do Sport que não poupou criticas fortes e infundadas tanto aos árbitros da partida quanto à comissão de arbitragem e até mesmo ao presidente da FPF Evandro Carvalho.

Apesar do material humano disponível ser de baixa qualidade, Salmo Valentim vinha fazendo um ótimo trabalho a frente da Comissão de Arbitragem dando oportunidades e buscando revelar novos valores para qualificar um quadro envelhecido, com árbitros acomodados e sem perspectivas de ganho de qualidades num futuro próximo.

Neste ano foram disputados cerca de 240 jogos nas duas principais divisões do estado com apenas um erro grave, justamente o da final que desencadeou a crise terminando em renuncia do presidente da CEAF. Mas o mais grave de tudo isso e que certamente levou ao desfecho final foi a falta de apoio da alta direção da Federação Pernambucana que não brindou a comissão e seus árbitros dando respaldo e apoio necessário nessas finais.

Polemica: Lelê faz o gol após atacante Grafite, visivelmente impedido, tocar a bola

Salmo Valentim é um homem e dirigente de sucesso, é advogado, economista, sindicalista e, sobretudo, um gestor de trajetória brilhante nas diversas atividades que exerce. Salmo é requisitado em vários segmentos e certamente pela falta de vaidade e apego ao cargo não sentira falta alguma da CEAF, mas certamente a FPF e a arbitragem pernambucana perderá muito com sua ausência.

Salmo assumiu a CEAF no dia 28 de setembro de 2014 adotando calendário com planejamento de gestão com um tempo mínimo de quatro anos para renovar e atingir os objetivos da FPF em relação a arbitragem.

Na época ele assumiu o cargo que era ocupado pelo ex-assistente FIFA Erich Bandeira que por sua vez tinha assumido o comando da arbitragem pernambucana em 2012 substituindo Francisco Domingos.

 

 

O Apitonacional parabeniza Salmo Valentim pelo trabalho desenvolvido com a arbitragem pernambucana. Somos testemunha da sua competência e do grande trabalho que desenvolvia em Pernambuco. Por duas vezes estivemos no estado acompanhando os trabalhos que era feito por ele e sua comissão, que cobrava muito, mas dava em troca apoio irrestrito em campo e buscava incansavelmente por melhorias da arbitragem nos pilares físico, mental e social capacitando a todos para que cada pudesse dar o melhor de si.

Atualizada 11/05/2016    11:23hs

Salmo Valentim foi demovido pelos dirigentes da FPF da idéia de deixar a comissão de arbitragem e continua no comando do apito pernambucano. Nenhuma explicação ou maiores detalhes foram dados pelo chefe do apito.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade