O desabafo do melhor e o reforço da
 nova safra da arbitragem catarinense
O desabafo do melhor árbitro do Catarinão

22/11/2009 - Ele deixou o Campeonato Catarinense eleito o melhor árbitro. Consagrado, aguardava por um grande segundo semestre. Porém, desapareceu das escalas de arbitragem. Agora, José Nazareno Marcelino (foto) projeta novos ares em 2010.

Pensando nisso, ele deu um ultimato à Federação Catarinense de Futebol. "Ou recebo uma explicação coerente da minha ausência das escalas, ou deixo Santa Catarina e vou para a Federação de outro Estado".

O desabafo veio em entrevista à rádio Eldorado, neste sábado, após trabalhar em Cocal do Sul 2x2 Metropolitano, pelo Regional da LARM. "Estou sendo discriminado. Sei do meu potencial".

Nazareno estará reunido com o presidente da FCF, Delfim de Pádua Peixoto Filho, no próximo dia 5 de dezembro. "Vou com o pessoal do Sindicato dos Árbitros e da comissão de arbitragem para buscar uma resposta". Marcelino

esperava apitar jogos na Divisão Especial e outras competições estaduais.
 
Especulou-se, nos últimos meses, que o árbitro teria sido afastado das escalas devido a contatos que fez com dirigentes de Avaí e Chapecoense antes da decisão do título estadual. "Isso é mentira. Eu sou amigo de diretores de todos os clubes, e isso causa ciúme em muita gente. Não tenho rabo preso".
 
Marcelino casou-se recentemente com a auxiliar de arbitragem Eloísa Trevisol Martinelo.
 
Reforço na nova safra da arbitragem
 
14/12/2009 - Um reforço que vinha sendo especulado nos últimos meses fará parte da Liga Atlética da Região Mineira a partir de janeiro. O árbitro Ronan Marques da Rosa (foto) deixa a Liga Tubaronense e incorpora-se à realidade do futebol regional.

"O convite partiu do Waldir Lodetti, vice-presidente da Federação e presidente de honra da LARM. Acertamos e venho com toda a alegria e empenho", promete.

Ronan tem 24 anos. Apita desde os 16 por influência de seu pai, árbitro do passado. Divide seu tempo entre as arbitragens e a coordenação de esportes de Garopaba. "Com a projeção que tem, a LARM pode me ajudar a alçar vôos mais altos".

O árbitro ingressou no quadro da FCF aos 18 anos. Tem no currículo participações em finais de juniores e juvenis. "Fui assistente também em grandes clássicos estaduais com Criciúma, Joinville, Figueirense e Avaí", lembra.

Como todo bom homem do apito, Ronan também já envolveu em confusões. "Árbitro

que se preze já deixou estádio em camburão", revela. Sem mencionar locais, relata que no futebol amador vivenciou as maiores dificuldade de seu período no apito.

Mesmo o profissional da arbitragem tem um time do coração. No caso de Ronan, trata-se da equipe amadora do Limeira, que neste domingo decide o Municipal de Garopaba contra o Campinense. "O Limeira tem um time forte, com jogadores como o Jair Bala e o Gelinho", informa. "Mas como coordenador aqui, quero que o melhor vença".

Trata-se de mais um apaixonado pelo futebol que pisará nos gramados da LARM a partir de 2010. "Eu amo a arbitragem. E farei o melhor de mi aí", finaliza.

Fonte: Denis Luciano - Redação Portal Engeplus - www.engeplus.com.br

Publicidade

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados