Árbitra Cearense se defende de ataques vindos de ex-árbitro Fifa e faz novas denúncias

Eveliny Almeida não se conforma com o tratamento que recebe. Se defende das acusações e faz novas denúncias.

25/10/2011 - A árbitra Cearense Eveliny Almeida (foto), Fifa pelo Ceará, está no olho do furacão, e foi por opção própria, ela se cansou da forma como vem sendo tratada pelos dirigentes e literalmente chutou o pau da barraca. Em entrevista divulgada na imprensa na semana passada ela fez algumas revelações que desagradou os dirigentes da arbitragem do seu estado e até mesmo da CBF.

Na entrevista entre outras coisas ela disse as razões na sua visão pela qual não foi mais escalada e menciona o processo por danos morais que esta movendo contra Luizinho Torquato, presidente do Guarany de Sobral. Disse também que depois desta partida, nunca mais foi escalada em nenhuma outra partida da primeira divisão e que o assistente Ricardo Dantas que em tese, segundo ela, seria também responsável pelo lance que causou a reclamação do dirigente do Guarany, até hoje trabalha normalmente em jogos organizados pela Federação Cearense. Já ela, mesmo tendo obtido o índice masculino não é escalada porque é mulher.

Para piorar e botar mais pimenta no bolo, Francisco Dacildo Mourão Albuquerque, ex-árbitro Fifa (95/99) que atualmente comanda o programa A bola da Vez juntamente com o jornalista Lima Junior na Verdinha-810 de Fortaleza, disse no programa da semana passada (17), que o teste físico masculino em que a árbitra Eveliny Almeida  teria sido aprovada, foi realizado em uma pista de menor dimensão como se tivesse sido realizado em uma pista com medidas oficiais (padrão FIFA). Dacildo também disse que o Presidente da Comissão de Arbitragem do Ceará, Leandro Serpa, teve conhecimento do ocorrido e que a árbitra nunca teria passado em nenhum teste masculino a não ser o que teria sido maquiado e não seguido o protocolo da FIFA.

Eveliny Almeida não se conforma com o tratamento que recebe e faz novas indagações como a que árbitros aprovados no mesmo teste irregular, apitaram durante todo o campeonato Cearense de 2010. Também diz que os testes realizados nos dias de hoje na pista do Colégio Militar também são irregulares, pois a mesma não obedece ao padrão Fifa. A árbitra também indaga o fato de ter sido escalada pela última vez em uma partida no dia internacional da mulher atrelando a escala ao dia comemorativo usado pelos dirigentes para se promoverem às custa dela.

Como sempre faz nessas ocasiões, em posse das informações, o apitonacional entrou em contato com todos os envolvidos para esclarecer a situação antes de postar a matéria. Leia abaixo o resumo do apurado.

O que disse Eveliny Pereira de Almeida Silva:

Mais uma vez, agradeço a oportunidade de esclarecer o que é falado de uma forma manipuladora, dissimulada e como sempre sem direito de resposta. O senhor Dacildo Mourão anunciou no site dele que entraria em contato comigo e sequer ligou para me ouvir.

Teste físico

Esse teste físico de fato foi realizado em uma pista de 200 metros, em nenhum momento falei que estava dentro do protocolo exigido pela FIFA, porém, nesse mesmo teste físico, foram aprovados outros árbitros que apitaram o campeonato cearense de 2010, inclusive a semifinal, como por exemplo: Cleston Santino, Franzé Soares, Avelar Rodrigo, Carlos Feitosa, Paulo Marcelo (meu marido) entre outros.
 
Se o teste foi inválido, porque a pista era menor do que as dimensões exigidas, será que os testes que estão sendo realizados atualmente na pista do Colégio Militar são válidos, pois esta pista mede 343 metros e quando se faz os tiros de 150 metros, devido às dimensões da mesma não se tem aquela área de transição entre a linha de chegada e a linha de saída, onde percorremos exatos 50 metros entre cada tiro, ou seja o teste está tendo como percurso 500 metros a menos do que no protocolo FIFA, ou seja, percorremos 3.500 metros nos tiros de 150 metros, sendo que na verdade deveria ser 4.000 metros, que com mais 240 metros dos 6 tiros de 40 metros, seria um total de 4.240 metros e está sendo feito 3.740 metros. Neste caso não será considerado teste pela metade?
 
Quando digo que as Comissões e as Federações têm autonomia para realizar os  seus testes físicos, é exatamente por isso, tem que ser considerado as condições que cada uma tem para a realização desse teste, não são todas as cidades que possuem uma pista de atletismo oficial, então elas acabam fazendo uma adaptação para que possam avaliar seus árbitros. 
 
O que questiono nesse teste realizado numa pista de 200 metros, é que se foi válido para esses árbitros por que para mim não! Se eu não poderia apitar o campeonato, por que eles puderam! Sendo que após o problema que tive no jogo Limoeiro x Guarani (Sobral), apitei mais um jogo pela segunda divisão e um último nessa mesma divisão no dia 08 de março entre Uniclinic x Icasa num jogo classificatório e decisivo, onde a arbitragem (Eu, Marcos Brígido e Carolina Romanholi) foi parabenizada por todos os órgãos de imprensa, visto que foi transmitido ao vivo pela TV local. Esse jogo foi a minha despedida, por que será que fui escalada nesse jogo só porque era Dia Internacional da mulher e quiseram fazer Oba-Oba!
 
Em nenhum momento discordo da exigência da realização do teste masculino para trabalhar em nosso campeonato e muito menos quero impor isso, mas será que devo realmente acreditar que eu passando nesse teste trabalharei! Tenho como exemplo o ano passado, e aí? Sendo que foi aberto uma exceção para os árbitros acima de 45 anos continuarem apitando e sem realizarem os testes físicos e de acabar usando um árbitro assistente sem ter sido aprovado no teste, que segundo o próprio Leandro disse: "Se eu precisar utilizarei sim os reprovados", será que realmente nós mulheres realizando o teste feminino seríamos menos capazes fisicamente e  porque não nos utilizar em caso de necessidade também? Outra coisa será que se eu anunciar que o próximo ano será o meu último na arbitragem ele permitirá que eu apite o campeonato sem teste?

Prejudicar Árbitros Cearense

O Dacildo me acusou, no site dele (tanaarea.net), de prejudicar os árbitros Cearenses nas escalas da CBF esta semana devido à entrevista que dei, mas e a entrevista dada pelo Leandro Serpa onde o mesmo cita que a arbitragem brasileira está em decadência e que o Dacildo pega pesado com a comissão de arbitragem por pura vingança, não pesou para isso? Até mesmo porque se eu tivesse esse poder e essa moral toda na CBF a ponto de influenciar escala, você não acha que eu teria colocado o meu irmão na FIFA e o meu marido na CBF? Será que eu usaria isso para prejudicar um quadro de árbitro ao invés de me favorecer, não faz parte do meu caráter usar de influências para me favorecer, tudo que conquistei até hoje, foi fruto do meu trabalho e dedicação.

Essas dissimulações que o Dacildo Mourão coloca no ar, mostra que ele realmente sempre teve como objetivo prejudicar a minha imagem, o que você e os demais já puderam perceber.

Eveliny Almeida – FIFA/CE

O que disse Francisco Dacildo Mourão de Albuquerque:
O apitonacional entrou em contato com Dacildo Mourão que reafirmou as acusações contra a árbitra sobre os testes fora do padrão FIFA.

Sobre o teste fora do padrão FIFA:

Realmente aconteceu. Havia um membro na Comissão (Paulo Sílvio) que queria fazer tudo para ajudar os amigos. Sua esposa era assistente e também não passava no teste masculino. Só quem passa é a Carolina Romanholi Melo. No dia do teste físico, ele fez numa pista de dimensões pequenas, aqui em Fortaleza. Aí era moleza e todos passaram.

O Leandro Serpa soube e fez novamente o teste na pista oficial e poucos passaram. A Eveliny nunca passou no teste masculino (FCF-CBF), por isso é que o Leandro não coloca ela apitando.

Dacildo e Lima Junior durante programa esportivo onde fez as denuncias

Dacildo Mourão

O que disse Leandro Serpa:
O apitonacional também entrou em contato com o presidente da Comissão de Arbitragem do Ceará, Leandro Serpa (foto), revelando as denuncias sobre o teste físico feito fora do padrão FIFA e de que as taxas de arbitragem estão em atraso na Copa Unimed, nos campeonatos amadores entre outros, desde o inicio do ano. Este fato vem se repetindo nos últimos anos, sem que seja solucionado, inclusive tem denuncias de que o INSS descontado dos árbitros nas taxas dos jogos não estariam sendo pago pela Federação ao governo Federal.

Sobre o teste irregular

- O teste em pista de menor porte não foi homologado pela CA/FCF, tendo sido realizado outro teste em pista com dimensões oficiais (onde fazemos em torno de quatro testes por ano) e tivemos pessoal aprovado e reprovado; os reprovados fizeram o reteste em outra data (30 dias após, no mínimo).

Taxas  em e INSS

- Existe o problema, que está sendo tratado entre a FCF e o SINDARF-CE. Quanto à parte de tributos,  desconhecemos o aspecto de atraso ou não no recolhimento, informações mais precisas poderiam ser adquiridas com o setor financeiro/contábil da Federação.

Leandro Serpa - Presidente da CA/FCF 

Agradecimentos do apito:

O apitonacional agradece a árbitra Eveliny Almeida, o ex-árbitro Dacildo Mourão e o presidente da CA/FCF Leandro Serpa por terem atendidos gentilmente o contato do apitonacional, nos proporcionando a chance de podendo esclarecer com todos, os assuntos abordados. Nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimentos posteriores que se façam necessários.

OBS. O apitonacional esclarece que no seu relato enviado para o site, a árbitra Eveliny Almeida em nenhum momento se referiu ao atraso nas taxas dos árbitros do Ceará ou na possibilidade do INSS descontado dos árbitros não estarem sendo recolhido. Quando falamos em novas denuncias, são referente a pista do colégio Militar onde segundo Eveliny, também não tem medidas do padrão Fifa o que invalida todos os testes realizado naquela pista.

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade

 

 



 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.