Publicidade

 

   

 

Com sorteio sem utilidade, assistentes de padrão Fifa trabalham e erram muito

Muitos dos erros do apito que irritam os clubes no Campeonato Brasileiro são de autoria de cansados assistentes

 
22/10/2010 - Quem leva a culpa geralmente são os árbitros. Mas muitos dos erros do apito que irritam os clubes no Campeonato Brasileiro são de autoria de cansados assistentes.

Na reta final do Nacional, a Comissão de Arbitragem da CBF tem colocado os principais assistentes do país, aqueles que levam o emblema da Fifa no uniforme, para trabalhar bastante.

Nos sorteios que definem as equipes que apitam as partidas, a confederação tem colocado os assistentes mais renomados nas duas opções para o jogo, garantindo que eles estejam no confronto.

O Estatuto do Torcedor fala em "sorteio dos árbitros", sem especificar os árbitros assistentes. Apesar disso, é comum que os assistentes também sejam definidos pela sorte a própria CBF faz isso com os iniciantes do seu quadro.

Com esse direcionamento, a comissão tem feito os assistentes enfrentarem maratonas neste Brasileiro.

Martins: "Quanto mais se trabalha, mas se condiciona e é melhor para os reflexos".
O assistente baiano Alessando Matos é um dos que se tornaram figurinha fácil na Série A. Ele participou de 23 das 30 rodadas que foram disputadas até agora.
Roberto Bratz trabalha praticamente em todas as rodadas do Brasileiro

O paranaense Roberto Braatz, outro com o escudo da Fifa no peito, foi escalado pela CBF em 13 das últimas 14 rodadas do Nacional, não bandeirou apenas na 26ª jornada do torneio.

Na partida entre Vasco e Corinthians, no dia 13 passado, em São Januário, ele deixou de anotar impedimento de Zé Roberto, que marcou o primeiro gol da vitória carioca por 2 a 0.

Braatz, entretanto, não reclama da sequência de jogos e diz que os erros nada têm a ver com a quantidade de partidas em que participa.

"Quanto mais ritmo temos, melhor nosso desempenho. Não dá pra ficar dez dias parados que perdemos reflexo", afirmou o assistente, que fez parte do trio brasileiro na Copa da África do Sul.

Opinião compartilhada pelo assistente e presidente da Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), Marco Antonio Martins.

"Claro que tem que haver descanso, mas quanto mais se trabalha, mas se condiciona e é melhor para os reflexos", falou o presidente.

Ambos defendem que os erros das últimas rodadas são comuns.

"Eles aparecem mais agora por ser a reta final. Então um time pede daqui, outro reclama dali", declarou Martins, da Anaf.

"Os erros são milimétricos e os índices são baixíssimos", complementa Braatz.

Folha


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009 -2010    www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade