05/07/2015    23:11hs

Sob ameaças: Torcedores usam  Whatsapp para ameaçar árbitro de Ba-Vi

Torcedores rubro-negros usaram o aplicativo para ameaçar Arilson Bispo

O árbitro baiano Arilson Bispo da Anunciação (foto) se tornou o pivô de uma polêmica nos últimos dias quando passou a receber ameaças por parte de alguns torcedores rubro-negros pelo aplicativo Whatsapp após ser escalado para o BA-VI do ultimo sábado (4), disputado às 16h30, no Barradão, valido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Arílson não trazia boas lembranças para os torcedores do Vitoria até este sábado. Isso porque o Leão nunca tinha vencido o rival com ele no apito. No lance mais reclamado pela torcida rubro-negra, Arílson não marcou um pênalti feito no meia Ramon, em clássico de 2009 que terminou empatado sem gols, apesar do zagueiro Evaldo puxar a camisa do veterano de forma acintosa  dentro da área (foto abaixo).

Pelo lado do Bahia, a reclamação fica por conta de uma falta não marcada em lance que resultou no gol do Vitória marcado por Schwenk em 2010. O Leão ainda teve um jogador expulso, com Uelliton levando

cartão vermelho direto, sem ter amarelo.

Publicidade

Em sete anos, foram quatro derrotas do Rubro Negro e dois empates. Confira abaixo os confrontos:

2008 - Bahia 1 x 0 Vitória – Jóia da Princesa2008 - Vitória 1 x 4 Bahia - Barradão

2009 - Vitória 0 x 2 Bahia - Barradão

2009 - Bahia 0 x 0 Vitória - Pituaçu

2010 - Bahia 2 x 1 Vitória – Pituaçu

2014 - Vitória 1 x 1 Bahia - Barradão

Pênalti não marcado do Zagueiro Evaldo que puxa a camisa do veterano Ramon dentro da área

Esse tabu gerou revolta em um grupo de torcedores no WhatsApp. Um deles colocou o número pessoal de Arílson no grupo, o que deu início a uma chuva de ameaças por parte dos rubro-negros.

"Nós não queremos ser garfados novamente. Respeite o Esporte Clube Vitória", diz um dos torcedores.

"Ou você apita essa desgraça ou o tempo vai fechar para o seu lado. [...] O papo foi dado. Não vou nem falar mais nada. O número já sabemos e o endereço também. Agora, cabe a você fazer o que achar melhor", disse outro torcedor.

Veja abaixo os comentários no Whatsapp.

Apoio

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) saiu em defesa do seu filiado. Ednaldo Rodrigues, presidente, em entrevista ao site Bahia Noticias, afirmou estar atento ao caso e afirmou que a entidade está à disposição do árbitro.

“Tudo vai partir do árbitro, a federação tem um corpo jurídico que vai estar a disposição dele caso ele queira se manifestar. Estamos atentos a tudo, mas só vamos tomar medidas após o clássico”, afirmou o mandatário, momentos antes do confronto.

O dirigente ainda fez questão de destacar que a decisão de ter uma arbitragem local partiu da CBF, que não recebeu recomendação nem fez consulta à Federação Bahiana antes da escolha.

“A CBF ela é responsável pela arbitragem em competições nacionais e ela quer quebrar paradigmas. A FBF nem foi consultada nem recomendou um arbitro baiano. A decisão veio da CBF, e eles conhecem bem nossos árbitros, que estão em condições de trabalhar em qualquer jogo de futebol profissional”, declarou Ednaldo Rodrigues.

Ednaldo Rodrigues

Além de ressaltar o preparo técnico e físico de Arílson, Ednaldo ressaltou ainda a confiança no caráter do árbitro, que para ele jamais entraria propenso a favorecer Bahia ou Vitória.

“A gente confia que nossos árbitros não tem nenhuma premeditação do erro, em contribuir ou prejudicar qualquer equipe. A Federação hoje faz um investimento muito alto em arbitragem, tanto na parte física quanto teórica. São árbitros que estão se preparando no dia a dia, até acompanhamento de psicólogo nós oferecemos”, explicou  dirigente.

 

Cadê o cartão?

O árbitro Arilson Bispo da Anunciação se preparou todo para o Ba-Vi. Só esqueceu mesmo de levar junto o cartão amarelo. Aos 22 minutos, quando precisou advertir Escudero, o árbitro teve que correr para pedir ao assistente o cartão emprestado. Arilson merecia também receber cartãoamarelo pelo esquecimento.

O jogo

Polêmicas a parte e mesmo com o esquecimento do cartão amarelo, foi boa a arbitragem do clássico. O Vitória demonstrou controle de jogo e conseguiu triunfo expressivo por 4 a 1 com gols de Guilherme Mattis, Escudero, Rogério e Robert. Maxi Biancucchi descontou para o Bahia.

FICHA TÉCNICA

Vitória 4x1 Bahia - 10ª rodada – Série B - Local: Barradão, em Salvador - Data: 04/07/2015 - Horário: 16h30

Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)

Assistentes: José Carlos Oliveira dos Santos e Jucimar dos Santos Dias (BA)

Cartões Amarelos: Escudero, Amaral e Rogério (Vitória); Adriano, Pittoni, Titi, Robson, Souza (Bahia)

Cartões Vermelhos: Escudero (Vitória); Souza (Bahia)

Gols: Guilherme Mattis, Escudero, Rogério, Robert (Vitória); Maxi Biancucchi (Bahia)

Vitória: Fernando Miguel; Diogo Mateus, Guilherme Mattis, Ramon e Diego Renan; Marcelo (Amaral), Flávio (Rogério), Pedro Ken e Escudero; Rhayner e Elton (Robert). Técnico: Vagner Mancini.

Bahia: Douglas Pires; Adriano Apodi, Robson, Titi e Marlon; Pittoni (Mario), Tiago Real e Souza; Maxi Biancucchi, Williams Santana (João Leonardo) e Léo Gamalho (Jacó). Técnico: Sérgio Soares.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade