Crise na arbitragem catarinense: Dirigente sem autonomia afasta árbitros e tem que voltar atrás!

Dionísio Domingos estaria privilegiando sua companheira nas escalas e gerando forte crise na arbitragem catarinense

 
11/04/2012 - Desde que o apitonacional denunciou favorecimentos nas escalas na arbitragem catarinense no final de fevereiro deste ano, nada mudou a não serem as escalas da assistente Nadine Bastos que aumentaram sensivelmente nas ultimas rodadas, já chegando à casa de 14 partidas em um total de 17 rodadas. Só a nível de comparação, a outra assistente do estado no quadro da FIFA, que foi promovida recentemente, Neuza Inês Back, fez 9 partidas, o que é uma boa quantia de escalas, mas se tornam insignificantes quando comparadas com as escalas e a evolução de Nadine Bastos.

Também aumentaram as denuncias, conseqüentemente, a crise também aumentou na mesma proporção. Desde que a matéria abordando o assunto foi publicada, nada foi feito de efetivo para a melhora da arbitragem catarinense, a não ser a caça as bruxas por parte de Dionísio Domingos. Segundo uma fonte, ele estaria acusando ex-dirigentes da arbitragem de estarem fornecendo as informações

Nadine Bastos e Dionísio Domingos, quando a emoção fala mais alto do que a razão

para as matérias que estão surgindo em diversos meios de comunicação. Também estaria usando sua influencia e amizade com dirigentes da arbitragem nacional para tentar abafar a crise. Tática que no nosso caso se mostrou inócua sendo que o apitonacional não tem rabo preso com ninguém e não condiciona suas matérias em cima de amizades e favorecimentos futuros. No mais, seria fato irrelevante, sendo que sua liderança já é posta em xeque pois seus discursos não estão sendo colocado na pratica como ele salientou quando assumiu a comissão. Não adianta seguir orientações de pseudo-s mentores e protetores para quem o silencio é o melhor caminho para depois ficar tentando se defender dizendo pelos cantos não ter sido ouvido e não ter tido a chance de se defender.

Liderança sem autonomia

Para aumentar a crise e testar de vez a liderança do chefe do apito, fatos novos acontecem toda rodada. No dia 17 de março, Avaí e Brusque jogaram em Florianópolis pela 4ª rodada do returno do campeonato catarinense, o árbitro da partida, André Luiz Back (foto ao lado) mostrou dos cartões amarelo para o volante Bruno da equipe do Avaí, que notando a pixotada do árbitro, substituiu imediatamente o atleta evitando que o mesmo fosse expulso. No dia seguinte, Dionísio Roberto Domingos, chefe da arbitragem catarinense teria reunido o quarteto da arbitragem da partida que, além do árbitro citado, era composto pelos assistentes Helton Nunes e Clair Dapper e pelo quarto árbitro Rodrigo Balbinot Reis. Dionísio teria informado aos mesmos que devido ao erro coletivo cometido na partida, todos estariam suspensos e que não atuariam mais no restante do campeonato deste ano.
Ocorre que o poderoso chefão da arbitragem local não atentou para o fato de que na arbitragem como em todos os segmentos da sociedade, como diz o ditado popular, quem tem padrinho, não morre pagão e dois dos árbitros por ele afastados, são bem relacionados com o comando da casa do futebol Catarinense. O assistente Helton Nunes, é o namorada de Maira Americano Labes que também é assistente e sobrinha de Delfim Pádua Peixoto (ambos na foto ao lado), presidente da Federação Catarinense de Futebol.

Já Rodrigo Balbinot Reis, também tem forte ligação com um membro da Federação Catarinense, segundo

nossa fonte, o mesmo seria filho de um dirigente da área de finanças da entidade. Os outros dois, André Luiz Back e Clair Dapper seguem suspensos e fora das escalas. Os dois, precisam urgentemente arrumarem padrinhos para não morrerem pagãos!
Publicidade
 

Somando esses fatores, a decisão acima de afastar o quarteto da partida acima citada não se sustentaria por muito tempo e como já era esperado, a decisão foi revogada, pelo menos para alguns, aqueles que como dissemos, não morrerão pagãos!

No ultimo dia 08 de abril, jogaram Brusque e Figueirense pela 8ª rodada do returno e o assistente Helton Nunes e o árbitro Rodrigo Balbinot Reis foram devidamente escalados como se nada tivesse ocorrido. Manda quem pode e obedece quem tem juízo!

Árbitro com restrição na lista da CBF

Outro caso que chegou ao nosso conhecimento, envolve o árbitro Edmundo Alves do Nascimento que estranhamente e sem uma explicação consistente constava restrições em seu nome na relação da CBF. Segundo nos informou uma fonte, devido à idade avançada (43), ele estaria sendo retirado da lista por Dionísio para dar a vaga para um árbitro mais novo e para isso, estaria sendo usado como justificativa a sua reprovação em uma avaliação pela Federação Catarinense no inicio do ano para substituí-lo na lista da CBF.

Entramos em contato com o árbitro que provavelmente temendo represálias, negou a informação. Segundo Edmundo, ele não tem problemas com Dionísio Domingues. Que no caso da sua situação junto a CBF, acredita estar regularizada, pois foi aprovado nos testes da CBF em 2011 e, esta confirmado pela comissão estadual para fazer os testes da CBF para o quadro de 2012. 

Nossa fonte informou que o relatado pelo árbitro, realmente ocorreu, porém, seu nome somente foi confirmado depois de muita pressão vinda de todos os lados sobre o chefe da arbitragem catarinense.

Já não é mais segredo para ninguém que acompanha a arbitragem do estado que a ida de Dionísio para lá pelos motivos já publicados e a conseqüente subida rápida ocupando a chefia da arbitragem, gerou uma crise que só cresce dia a dia entre os apitadores, estes em sua grande maioria não suporta o sisudo apadrinhado de Sérgio Corrêa. Este fato não se restringe apenas em Santa Catarina pois temos a informação que em Alagoas ele teve seu nome vetado pelos árbitros devido a sua forma sisuda e seus métodos ultrapassados na condução da forma física dos apitadores.

Jogos da assistente Nadine Schram Bastos no campeonato catarinense de 2012

 Turno

 1ª rodada – Hermamm Aichinger x Criciúma

 2ª rodada – Brusque x Chapecoense

 3ª rodada – Joinvile x Figueirense

 4ª rodada – NT

 5ª rodada – Avaí x Camboriu

 6ª rodada – Hermamm Aichinger x Metroplitano

 7ª rodada – Chapecoense x Metropolitano

 8ª rodada – Figueirense x Brusque

 9ª rodada – NT

Returno

1ª rodada – Camboriú X Joinville

2ª rodada – NT

3ª rodada – Figueirense X Joinville

4ª rodada – Criciúma X Camboriú

5ª rodada – Joinville X Metropolitano

6ª rodada – Metropolitano X H. Aichinger

7ª rodada – H. Aichinger X Camboriú

8ª rodada – Avaí X Joinville

Entramos em contato com Dionísio Domingos que não respondeu até o fechamento desta matéria.

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade