Publicidade

Joel Teixeira Caíres

Ex árbitro nas décadas de 70 e 80, hoje é tesoureiro do sindicato dos árbitros do Estado de São Paulo

Joel Teixeira Caíres, famoso árbitro das décadas de 70 e 80, nasceu no dia 28/06/1939 na cidade de Montes Claros-MG, Filho de Explosorio Teixeira Caíres e de Felicidade Evangelista Caíres, é bacharel em direito, em economia e em administração.

Formou se árbitro no ano de 1969, tendo como sua primeira partida profissional, Corinthians versus  Internacional no dia 04/01/1971. Nesta partida o árbitro foi Ayrton Vieira de Moraes, também conhecido como Sanção e o outro assistente (bandeirinha na época) foi o já falecido Roberto Nunes Morgado.

Senhor Joel (como hoje é conhecido) trabalhou em varias partidas importantes durante a sua carreira na arbitragem e podemos citar algumas:

* Palmeiras e Seleção da Hungria, com vitória da equipe palmeirense por 1x0 (gol de César, de pênalti aos 42 minutos do 2º tempo), este amistoso internacional foi realizado no dia 29/01/1972 no Estádio do Palestra Itália e Dulcídio Wanderley Boschillia foi o árbitro.  Os húngaros se preparavam para disputar as Olimpíadas de 1972 na então Alemanha Ocidental.

* São Paulo e Cosmos de Pelé, esta partida foi apitada pelo árbitro Dulcídio Wanderley Boschillia.

* Guarani e Santos, nesta partida, Pelé marcou o seu último gol em Campeonato Paulista, isto no ano de 1974.

* E por último, a segunda partida entre Corinthians e Ponte Preta no dia 9 de outubro de 1977, partida valida pela final do campeonato paulista daquele ano. O Morumbi recebeu neste dia 146.083 pessoas, com recorde de público e de renda do campeonato. Ao todo foram cinco finais de Campeonato, sendo 4 do Campeonato Paulista e 1 do Campeonato Brasileiro. 

Ao ser perguntado quem foi o melhor árbitro com quem trabalhou, a resposta é rápida e sem medo de errar: "Roberto Goicochea e José de Assis Aragão, pelos critérios e firmeza". Afirma o ex árbitro.

Na vida profissional fora da arbitragem, foi auditor do Banco Itaú durante 35 anos e 4 dias, vindo a se aposentar em 1991.

Para preencher o tempo de sobra conquistado com a aposentadoria, se tornou de vez dirigente sindical, esta no Safesp desde a sua fundação, quando aconteceu a união das duas associações (APAFUP e APAFESP) em 1981.

Durante este tempo no Safesp, ocupou os cargos de Diretor Administrativo, Membro do Conselho Fiscal, Suplente de Diretor e Tesoureiro. Na realidade ocupou todos os cargos, pois o Sindicato é administrado praticamente só pelo Presidente e pelo Tesoureiro.

Em 2004 foi eleito Tesoureiro da Anaf, mas não teve tempo suficiente para exercer a função por causa da sobrecarga de atividades do Sindicato dos Árbitros de São Paulo (Safesp). Esta foi sua maior frustração, ser eleito tesoureiro da ANAF e não ter exercido a função.

Casou-se no dia 01/01/1966 com Antonia, sua companheira até os dias de hoje, tem 2 filhos (Eliane e Celso) e uma neta (Sophia) de 5 aninhos.

Reside no seu apartamento na Vila Prudente em São Paulo com a esposa Antonia e o fiel escudeiro Max (cachorrinho de estimação).

Acompanhe abaixo as fotos do arquivo pessoal do senhor Joel, gentilmente cedidas para o apitonacional.

Fotos da carreira

Publicidade

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados