Publicidade

Valdir Bicudo
É Investigador da Polícia Civil do Paraná e comentarista de arbitragem da Rádio Globo/CBN - Curitiba.

 
Valdir de Córdova Bicudo - Antes de ser diplomado pela Federação Paranaense de Futebol, Valdir Bicudo deu os primeiros passos como árbitro na extinta Liga dos Minérios, posteriormente na Liga de São José dos Pinhais, Liga de Futebol de Campo Largo e por derradeiro Liga de Futebol de Piraquara. 

Em 1982 formou-se pela Federação Paranaense de Futebol. Sua estréia como árbitro de futebol, foi no dia 9 de outubro de 1982, no Torneio Grande Curitiba,  no jogo Gera (Piraquara)  X Capão de Imbuia (Curitiba), torneio esse, que incluía à época a Cidade de Curitiba e a Região Metropolitana.

Ainda em 1982,  atuou como árbitro e bandeira nas categorias Infantil, Juvenil e Juniores.

Em fevereiro de 1983 estreou na 1ª Divisão de Amadores de Curitiba no jogo Vila Hauer x Santa Quitéria e a seguir passou a dirigir jogos da 2ª Divisão de Amadores e 3ª Divisão de Amadores de Curitiba, além de um número expressivo de jogos no Campeonato Amador de Curitiba, dirigiu finais das três divisões aqui nominadas.

Ainda em 1983, fez sua estréia como árbitro na TAÇA PARANÁ, a maior competição amadora do Brasil, à época, com 112 participantes - Operário de (Morretes) x 29 de Março de (Antonina). Atuou em 73 partidas da Taça Paraná ao longo da sua carreira.
Em fevereiro de 1983, estreou no Campeonato Profissional da Federação Paranaense de Futebol, no jogo Colorado 2 x 1 Matsubara. (Árbitro: Ivo Tadeu Scatola. Bandeiras: Valdir Bicudo e Ozeias Turra).

Dirigiu 182 partidas dos Campeonatos Infantil, Juvenil e Júnior de 1982 à 1997 - sendo  que durante esse período apitou 6 finais do infantil, 4 finais do juvenil e 3 finais dos Juniores. 

A partir de 1988 passou a apitar a 2ª Divisão de Profissionais da Federação Paranaense de Futebol e em 1990 estreou como árbitro na 1ª Divisão de Profissionais no jogo, Toledo x Pato Branco. 

Atuou como Árbitro Assistente nas finais do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão nos anos de 1992, 1993 e 1995.

Em 1992 foi selecionado para o teste físico da CBF -  aprovado  com nota 10 no teste teórico e com o melhor Cooper do Paraná (fez 3230 metros em 12') - atuou como 4º árbitro em várias jogos de todas as Séries do Brasileirão. Em 1995 de forma inexplicável foi sacado do quadro da CBF.

Dirigiu (4) Atletibas -  (Atlético/PR x Coritiba), ao longo da sua atividade como árbitro. Sendo (2) pelo Torneio Cidade de Curitiba em 1992, (1) em 1995 na Baixada, hoje Arena, e o último dia 13/04/1997 no Pinheirão.

É Investigador de 1ª Classe da Polícia Civil do Paraná há 31 anos, sem uma única punição na sua ficha funcional. Atualmente é Superintendente do 9º Distrito Policial de Curitiba que é um mini-presídio feminino da Policia civil no bairro de Santa Quitéria - é comentarista de arbitragem da Rádio Globo/CBN - Curitiba.

Em 2008, foi candidato a vereador na cidade de Curitiba pelo Partido PPS, se tornando 4º suplente de vereador.

Escreve nos Sites: www.parana-online.com.br - www.futebolamadorpr.com.br - justicadesportiva.uol.com.br, jornal tribuna do Paraná há dez anos onde mantém a coluna apitando com a tribuna e é colaborador do site www.apitonacional.com.br

Fotos atual e da Carreira

 

 

 

Publicidade

 

Copyright © 2009 - www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados