Publicidade

 

 
 13/03/2019    08:09hs

Colegas acusam ex-árbitro de assédio sexual

Árbitro de três Copas do Mundo, colombiano Óscar Ruíz enfrenta acusações de ex-colegas; Brasileiro famoso também estaria na lista de affair amoroso

Aposentado em 2011, Ruíz apitou três Copas do Mundo e quatro finais de Libertadores - Credito: Diego Vara / Agencia RBS

Publicidade

Na ultima segunda-feira (11), árbitros colombianos revelaram na imprensa local daquele país que teriam sido assediados sexualmente e chantageados por Óscar Ruíz, árbitro mundialmente conhecido que se aposentou em 2011 tendo apitado em três Copas do Mundo (2002, 2006 e 2010), a final da Copa América de 1999 e quatro finais de Libertadores.

Um dos denunciantes, Harold Perilla, chegou a apresentar queixa criminal. Segundo Harold, o assedio teve inicio em 2007 e se estendeu até sua aposentadoria do apito em 2018. O denunciante relata que chegou a ter as nádegas e testículos tocados por Ruiz que dizia que deveria manter relações sexuais com ele se quisesse chegar longe na arbitragem.

"Foram vários episódios de assédio. Faço a denúncia por assédio sexual desde 2007 até a minha aposentadoria. Me dizia que se deveria ter relações sexuais com ele se quisesse chegar longe na arbitragem. Me dizia coisas mórbidas. Uma vez me tocou nos testículos e nádegas" - disse Perrilla, em entrevista à Rádio W, da Colômbia.

O depoimento se somam aos de outros três profissionais: Javier Reina, Julián Mejía y Carlos Chávez. Segundo Mejía, Ruiz o convidou para ver uma final da Liga dos Campeões na sua casa e de uma hora para a outra começou a tocar suas pernas. Ao receber negativa mudou de comportamento com o árbitro.

Não é novidade
Essa noticia não é novidade pra ninguém que transita nos bastidores da arbitragem brasileira. A fama do colombiano é do conhecimento de todos do meio e a quem jura que pelo menos um famoso árbitro brasileiro teria mantido relações intimas com o colombiano, quando este vinha ao nosso país para trabalhar como instrutor nos cursos preparatórios da CBF, supostamente em troca de indicação para torneios da FIFA. Coincidentemente, mesmo sem ser unanimidade no meio, participou de torneios importantes da entidade mundial e dizem por conta justamente do affair com Ruiz que tem fortes influencia por ser instrutor renomado da federação internacional e da Conmebol.

Denúncia antiga
Essa não foi a primeira vez que Ruiz foi denunciado por assédio sexual. Em 2012, Germán Mauricio Sánchez, também prestou queixa contra o ex-juiz. O incidente entre eles aconteceu em 5 de dezembro de 2010, quando o colombiano teria se aproveitado do juiz em sua casa, na cidade de Villavicencio.

‘Eu não o denunciei antes porque tinha a meta de voltar a apitar profissionalmente. Queria que tudo pudesse ser solucionado nas instâncias esportivas’, esclareceu Sánchez na época.

Além de árbitro, Óscar Julián Ruiz Acosta é advogado. Em 29 de outubro de 2010, foi internado em uma clínica de Villavicencio, após passar mal e ser encontrado inconsciente em sua residência. Segundo informações das autoridades locais a época, ele teria tido contato com uma substância tóxica conhecida como escopolamina.
 

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados