Publicidade

 

 
    São Paulo - 02/08/2021    07:11hs

Corinthians e Flamengo teve VAR à 400 km de distância

Partida, disputada em São Paulo, foi acompanhada remotamente no Centro  de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro

Equipe do VAR de Corinthians x Flamengo, primeiro operado remotamente na história do Brasileiro Créditos: Matheus Tripoli/CBF
Publicidade

A partida entre Corinthians e Flamengo, disputada no ultimo domingo, no Itaquerão, em São Paulo, inaugurou uma nova fase de arbitro de vídeo no Brasil. O confronto foi acompanhado remotamente, através de fibras óticas, pela equipe do VAR em uma das cabines instaladas no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro.

A partida completou a marca de mil jogos realizadas pela CBF com árbitro de vídeo (VAR) na história da Série A do Campeonato Brasileiro. A idéia é que, em um futuro bem próximo, todos os jogos da Série A do Campeonato Brasileira contem com as cabines remotas do VAR, trazendo mais segurança, praticidade e possibilidade de aprendizado dos árbitros.

Ao longo do jogo, uma série de checagens 'silenciosas' foi realizada, sem a necessidade de Vuaden ir à tela do VAR em campo e sem adicionar tempo de jogo à partida.

"O Centro de Excelência é um sonho. Desde o momento que a gente viu que ia alcançar essa marca de mil jogos, já estando perto de estar operando completamente daqui todos os jogos da Série A, a gente teve essa idéia de fazer o jogo daqui" – disse o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

Daniel Bins, árbitro de vídeo durante Corinthians x Flamengo - Créditos: Matheus Tripoli/CBF

Primeiro árbitro a comandar uma cabine de VAR remotamente na história do Campeonato Brasileiro, o gaúcho Daniel Bins comemorou a oportunidade de atuar no jogo entre Corinthians e Flamengo e "inaugurar" o CEAB na Série A:

"A Central vai ser uma revolução dentro da arbitragem brasileira. Poderemos nos capacitar, vir a esse centro, treinar, melhorando cada vez mais nosso desempenho. É fantástico estar aqui e poder fazer parte de toda essa construção" - disse - Daniel Bins, primeiro árbitro a comandar uma cabine de VAR remotamente na história do Campeonato Brasileiro.

VAR no Brasil

Recentemente, a entidade anunciou a implementação do VAR no segundo turno da Série B e nas fases finais das Séries C e D do Brasileirão. Além disso, o árbitro de vídeo já está na Copa do Brasil, no Brasileiro Feminino, na Copa do Nordeste e na Copa Verde, um investimento da CBF no desenvolvimento do futebol brasileiro.

"É um marco muito importante, né? Mostra todo o investimento que a CBF está fazendo na arbitragem, mas acima de tudo no futebol brasileiro como um todo. Alcançar essa marca de mil jogos e saber que essa marca vai crescer tão rapidamente, agora com a inclusão das fases finais da Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro. Já estamos no futebol feminino, na Copa do Nordeste, na Copa Verde. O VAR vai cada vez mais ampliando o número de competições, o número de jogos. É uma vitória do futebol brasileiro como um todo. É um pedido dos próprios clubes, que mostram que cada vez mais têm segurança em uma ferramenta tão importante para a arbitragem" - declarou Gaciba.

VAR polêmico: Veja algumas polemicas em 2020

Botafogo x Inter
A cena que marcou a sexta rodada do Brasileirão 2020 foi o goleiro do Botafogo, Gatito Fernández, chutando o equipamento do VAR após a derrota por 2 a 0 para o Internacional no estádio Nilton Santos.

Os botafoguenses reclamaram muito depois que o VAR apontou falta no início da jogada do que seria o gol de empate do Botafogo, quando o Inter vencia por 1 a 0. Afinal, foi um lance de interpretação, e o vídeo só deve ajudar em erros evidentes.

Crédito: Reprodução/Premiere

 Publicidade

Santos x Flamengo
O VAR também foi o assunto principal da vitória do Flamengo sobre o Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro. O time da casa teve dois gols anulados pelo árbitro de vídeo no primeiro tempo.

Por causa da grande demora para definir as marcações, o árbitro Wilton Pereira Sampaio chegou a dar dez minutos de acréscimo. No segundo tempo, o Flamengo acabou fazendo o gol da vitória.

Flamengo x Grêmio
Pela quarta rodada do Brasileirão, o Grêmio vencia o Flamengo no Maracanã por 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo. Foi quando o VAR avisou o árbitro que a bola bateu na mão do zagueiro Kannemann após chute de Gabigol. O lance gerou reclamações dos jogadores gremistas, pois a bola teria batido na cabeça do zagueiro antes de pegar na mão.

 Publicidade

Grêmio x Corinthians
O atacante Jô, do Corinthians, reclamou bastante após ser derrubado dentro da área pelo zagueiro Kannemann no primeiro tempo da partida válida pela terceira rodada do Brasileirão. O juiz não marcou nada, e nem chegou a rever o lance no vídeo. Mas, no segundo tempo, em lance parecido a favor do Grêmio, o árbitro Bruno Arleu de Araújo consultou o replay do VAR e assinalou a penalidade.

Corinthians x Coritiba
Depois da atuação do VAR na derrota por 3 a 1 para o Corinthians, o Coritiba chegou a enviar uma reclamação formal à CBF. Após uma bola levantada na área, o corintiano Léo Natel caiu, e Bráulio da Silva Machado marcou pênalti mesmo sem revisar o lance. No entanto, depois que Wilson defendeu a cobrança de Jô, o VAR mandou voltar, pois o goleiro estaria adiantado.

Athletico x Fluminense
O Fluminense venceu o Athletico por 1 a 0 na quinta rodada do Brasileirão, mas saiu reclamando de um gol anulado com a ajuda do VAR quando a partida ainda estava empatada. Apesar de ser um lance de interpretação, o árbitro Daniel Nobre Bins foi ao monitor revisar uma suposta falta na origem do lance, e acabou invalidando o gol. VAR.

Com informações da cbf.com.br

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

 

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados