Publicidade

 

 
 25/03/2017    09:11hs

Deborah Cecília quebra jejum   e apita clássico das multidões

Confronto do próximo domingo entre Sport e Santa Cruz é válido pela 8ª rodada do Campeonato Pernambucano

O confronto do próximo domingo (26) entre Sport e Santa Cruz, válido pela 8ª rodada do Campeonato Pernambucano, pode não ter muitos atrativos em termos de classificação, com os dois times já praticamente assegurados nas semifinais da competição. Porém, ao menos, servirá para a quebra de um longo jejum. Após mais de 20 anos, uma mulher voltará a apitar um clássico no Estado, com a árbitra Deborah Cecília (foto) que foi sorteada para trabalhar na partida na Ilha do Retiro. Marcelino Castro e Clóvis Amaral serão os assistentes.

Deborah recebeu a notícia com surpresa. Ela estava chegando de viagem, após apitar um jogo pela Copa do Nordeste quando soube que havia sido escalada.

"Eu me sinto muito honrada e feliz pela oportunidade de estar realizando um sonho de apitar um clássico no meu Estado. Eu não esperava que seria agora, mas ao mesmo

tempo estou preparada para esse jogo. Gostaria de ressaltar o trabalho da Comissão Estadual, do presidente Salmo Valentim, além do presidente Evandro Carvalho. Agradecer também a Murilo Falcão, aos membros da Comissão, Eric Bandeira e Francisco Domingos, a Bárbara Gayo, a Neide Zaidan, essas pessoas que estão à frente do futebol pernambucano" – disse Deborah.

Publicidade

Comissão de arbitragem tem plena confiança no trabalho de Deborah e diz que escala foi baseada no desempenho da profissional.

"A Deborah vem de um momento equilibrado em todos os pilares: físico, psicológico, social e técnico. Ela tem feito grandes jogos. No Estadual deste ano, por exemplo, já apitou seis partidas. Conduziu também um jogo na Copa Verde, um no Campeonato Brasileiro Feminino e um na Copa do Nordeste. Este trabalho é um reconhecimento à qualidade de Deborah e ao trabalho que a Comissão Nacional de Arbitragem tem realizado" – ressaltou o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf), Salmo Valentim.

Salmo Valentim: "Deborah esta num momento equilibrado em todos os pilares e tem feito grandes jogos"

Currículo

Débora, 31 anos, tem um currículo extenso no futebol brasileiro. Foi incorporada em janeiro deste ano no quadro da FIFA. Na atual temporada, já trabalhou em seis partidas do Campeonato Pernambucano, além de jogos da Copa do Nordeste. O último, na quarta-feira, na vitória do Altos-PI sobre o Moto Clube por 4 a 3. Também já apitou partidas das Série C e D, bem como do Campeonato Brasileiro Feminino.

Na arbitragem profissional há seis anos, já apitou partidas importantes no cenário nacional, como o jogo entre Náutico – RR x São Raimundo- PA e Murici x Campinense, realizados em 2016, ambos válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série D.

Este ano, Deborah se tornou uma das primeiras árbitras a comandar um jogo da Copa Verde, competição regional disputada entre equipes do Norte e Centro-Oeste e a primeira árbitra a apitar um jogo da Copa do Nordeste: comandou Altos x Moto Club, na noite da última quarta-feira (22).

"Tenho muito a agradecer ao presidente da Comissão Nacional, Marcos Marinho, ao Sérgio Correia, Alício Pena Jr, a psicóloga da Escola Nacional, Martha Magalhães e a Ana Paula de Oliveira. Todas essas pessoas contribuíram para que eu pudesse estar ganhando espaço na sociedade e quebrando barreiras" – finalizou Cecilia.

Maria Edilene, a pioneira

Deborah é a segunda árbitra pernambucana a apitar um clássico profissional. A primeira foi Maria Edilene. No dia 8 de novembro de 1992, a árbitra entrou na Ilha do Retiro para comandar o jogo entre Sport e Santa Cruz válido pela última rodada da 1ª fase do 2º turno. Na ocasião, o clube Coral venceu o rubro-negro por 1 x 0 e a “juíza” não admitiu indisciplina, expulsando o tricolor Malhado.

Maria Edilene durante o clássico de 1992

Já no quatro da FIFA, chegou a apitar nos Mundiais femininos de 1995 e 1999. Edilene ainda apitou outros três clássicos, sendo também assistente diversas vezes até 1999.

Maria Edilene
08/11/1992 – Sport 0 x 1 Santa Cruz (PE)
22/04/1993 – Sport 0 x 0 Santa Cruz (PE)
24/04/1994 – Santa Cruz 1 x 1 Náutico (PE)
12/03/1995 – Náutico 3 x 2 Sport (PE)

Deborah Cecília
25/03/2017 – Sport x Santa Cruz (PE)

O confronto

Os dois times já estão classificados para as semifinais e a única definição que resta diz respeito às posições dos quatro primeiros times do Hexagonal do Título. O Salgueiro lidera com 16 pontos, Santa Cruz e Sport estão empatados com 12, enquanto o Náutico fecha o grupo dos classificáveis, com 11.

Nota do Apitonacional

O Apitonacional parabeniza mais esta merecida conquista da árbitra Deborah Cecília que com sua dedicação e competência vem quebrando barreiras e abrindo portas para as mulheres numa função dominada pelos homens. Desejamos um bom trabalho a ela assim como os demais membros da arbitragem, que, independentemente das equipes que vão a campo, farão o possível para  atuarem com lisura para legitimar o resultado.

Também parabenizamos o presidente da CEAF pernambucana, Salmo Valentim, assim como os demais membros, que trabalham incansavelmente na busca de novos talentos, mas sem deixar de apostar nos árbitros a disposição dando oportunidades a todos.

Coragem com responsabilidades, apoio com cobranças e busca do novo com a manutenção da experiência com qualidade tem sido a chave do sucesso para a constante evolução da arbitragem pernambucana. Claro que tudo isso só é possível pelo apoio incondicional dado à arbitragem pelo presidente da FPF Evandro Carvalho e pelo diretor de competições Murilo Falcão.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados