Publicidade

 

 
    São Paulo - 13/12/2021    22:06hs

Enquete do Apito: Marcelo Henrique vence como melhor árbitro do brasileiro de 2021

Márcia Caetano vence como melhor assistente e Paulo Zanovelli e Edevan de Oliveira na categoria revelação

Marcelo Henrique vence enquête como melhor do Brasileiro pela terceira vez - Crédito: Marcello Zambrana/Agif
Publicidade

Marcelo de Lima Henrique, do quadro máster comunitário (árbitro que não atua por federação), foi escolhido como o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2021. Realizada durante quinze dias com internautas pelo apitonacional, a enquête recebeu mais de três mil e trezentos votos. Na categoria melhor árbitro, Marcelo recebeu 361 votos, 42,32% do total.

Carioca de 50 anos, com 219 jogos no total realizados só na Série A do Brasileiro, de Lima atuou em 27 partidas pela CBF - Confederação Brasileira de Futebol - nesta temporada, dessas, 14 foram pela Série A, oito pela Série B e quatro pela Copa do Brasil.

Marcelo venceu a enquête pela terceira vez no voto popular. Em 2020 recebeu 119 votos, 56.94% vencendo o também carioca Bruno Arleu que recebeu 73 votos, ou 34.93% da votação total da categoria. Em 2012 recebeu 5996 votos, ou 49,59% dos mais de 12 mil da enquête daquele ano.

Nas treze edições da enquête, além de vencer três, Marcelo esteve entre os cinco em cinco edições da escolha popular.

Em 2014 ficou em segundo lugar com 236 votos. Na ocasião, Ricardo Marques venceu a enquete. Em 2013 recebeu 118 votos, 7.16% do total ficando na quarta colocação. Em 2011 recebeu 1230 votos ficando na segunda colocação, logo atrás de Francisco Carlos do Nascimento, o ganhador daquele ano. Já em 2010, recebeu 658 votos ficando na terceira colocação. Em 2009 recebeu 247 votos ficando na terceira colocação.

Em contato com o Apitonacional, Marcelo disse que ficou muito feliz, agradeceu a indicação e que espera estar filiado a uma federação no próximo ano para continuar seu trabalho.

“Agradeço imensamente a todos que votaram e me indicaram a esse prêmio. Vocês não imaginam como isso, de verdade, vale para mim. Em 2022 espero estar filiado a uma federação para poder continuar com meu trabalho. Vovô está feliz”! – disse De Lima.

Assistente
Na categoria assistente, Márcia Bezerra Lopes Caetano, de Rondônia, outra veterana na arbitragem, de 47 anos, recebeu a maior porcentagem de votos das categorias e com 479 dos votos venceu como a melhor assistente da enquête. Márcia atuou em 30 jogos pela CBF sendo treze pela Série A, dez pela B, uma da C, quatro pela Copa do Brasil, uma partida pelo feminino e outra, também pelo feminino, como AVAR.

Márcia Caetano - Crédito: reprodução CBF/TV

Obs. O carioca Rodrigo Figueiredo recebeu 128 votos sendo o segundo assistente mais votado e completa o trio ideal da enquête.

Revelação
O árbitro Paulo César Zanovelli, 31 anos, venceu na categoria árbitro revelação. Dos 571 votos na categoria, o mineiro de Juiz de Fora recebeu 289 votos, o equivalente a 50.61% do total.

O jovem árbitro Zanovelli, sem dúvidas uma grata surpresa, estreou na Série A do Brasileiro nesta temporada tendo atuado em doze partidas sem maiores problemas. Apitou o empate entre São Paulo e Ceara, jogo dificílimo, com vários lances de difícil interpretação, muitas simulações e reclamações dos jogadores, mas conseguiu controlar seus próprios nervos e comandar a partida sem maiores reclamações no apito final.

PC, como é conhecido no meio da arbitragem, atuou ainda em oito partidas da Série B, uma da Série C e uma da Copa do Brasil.

Em sua primeira temporada na elite, Paulo César Zanovelli se firmou como grata revelação da arbitragem brasileira - Crédito: Bruno Cantini / Atlético-MG

Já na categoria assistente revelação, o baiano de Itambé, Edevan de Oliveira Pereira, 26 anos, recebeu 526 votos (47.82%) vencendo a enquête. O itambeense ingressou no quadro da CBF em 2017 e fez sua estréia na Série A nesta temporada atuando em seis partidas.

Edevan fez o primeiro curso de árbitro aos 11 anos. No começo não tinha grandes objetivos até começar trabalhar nos jogos de campeonatos municipais de futebol com seu pai, Edmundo Gonçalves, grande desportista na cidade, que conduziu brilhantemente a Liga Amadorista de Itambé por um longo período.

 Publicidade

Seguindo os passos do pai, Edevan participou do quadro de arbitragem em três finais seguidas em campeonatos municipais, até ser indicado para a Federação Baiana vindo a estrear aos 18 anos.

Edevan Pereira - Crédito: Instagram

 Publicidade

O Apitonacional agradece os internautas pela participação na votação popular e parabeniza os vencedores da enquête em cada categoria.

Clique aqui e veja resultados das enquetes anteriores.

  Deixe abaixo seu comentário sobre a matéria.

 

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 

 

 

 
Publicidade

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados