Publicidade

 

 
    São Paulo - 30/03/2021    07:09hs

VERGONHA: Ex-árbitro admite aproximação com dirigentes e ‘sistema no futebol’ carioca na década de 80 e 90

Cabelada conta durante documentário "Doutor Castor" que "Federação quebrava" se o Flamengo não fosse à final do Carioca de 85 

Cabelada, ex-árbitro de futebol do Rio - Crédito: Reprodução - GE
Publicidade

O ex-árbitro Luiz Carlos Gonçalves, o Cabelada, foi tema de matéria na Rede Globo, exibida no último sábado (27), durante o programa Esporte Espetacular. A matéria aborda o assunto arbitragem no Documentário ‘Doutor Castor’, disponível aos assinantes do Globoplay. No documentario, o ex árbitro é retratado como, segundo palavras do mesmo, ‘árbitro confeiteiro’, que confeitava fielmente o jogo conforme interesses do ‘sistema’.

“Existe o sistema e pra você ser fiel ao sistema, você tem que ser confeiteiro, senão você não é fiel" – diz Cabelada no documentário.

A matéria menciona que o sistema, no caso, eram os interesses da Federação Carioca, presidida na época pelo lendário Eduardo Viana, conhecido como Caixa D’água, famoso pela truculência e pelas confusões em campo e os supostos favorecimentos ao Americano de Campos, equipe da qual era presidente de honra.

'Cabelada' dando entrevista - Credito: ATITUDETV.com

Retratado pelo documentário como figura folclórica do futebol do Rio de Janeiro nos anos 80 e 90, Cabelada seguramente foi um fato isolado e não reflete os procedimentos dos demais árbitros da sua geração.

A matéria, de certo ponto de vista jocosa, só serve para denegrir ainda mais a imagem da arbitragem e reacender dúvidas em decisões no passado além de aflorar debates quanto a idoneidade da arbitragem independente da geração.

Aluno de Eunápio de Queiroz, também conhecido como "Larápio de Queiróz", falecido em 1991, a frase "Todo juiz é ladrão, Cabelada não!", retratada no quadro na parede em que Cabelada é entrevistado já diz tudo sobe o assunto.

Veja matéria abaixo.

Representante dos árbitros repudia

A ANAF - Associação Nacional dos Árbitros de Futebol -, através das suas mídias sociais, repudiou veementemente as declarações do ex-ábitro. Para a entidade, não se pode tratar a exceção como regra e nem levar a sério quem não se da o respeito.

A entidade diz ainda que a 'desonestidade' de Cabelada não não pode balizar a opinião sobre uma geração inteira de árbitros, reconhecida por sua competência e caráter e que se trata de um desvio de conduta exclusivo do ex-árbitro e não parte de um sistema como quis fazer parecer.

Por fim, a entidade diz na nota que a arbitragem brasileira sempre foi e é composta por pessoas honestas e comprometidas com a lisura do futebol e lamenta que a Rede Globo use um espaço destinado à valorização do esporte para trazer “histórias folclóricas” que têm pouca graça e que colocam dúvidas sobre a arbitragem nacional.

Veja abaixo nota oficial da ANAF.

Outras polêmicas

No vídeo abaixo, Cabelada revela outras polemicas em entrevista para o Museu da Pelada, entre elas que Romualdo Arppi Filho tinha apelido de coluna do meio por saber montar, por saber confeitar um bolo.

As informações são do GE/Rio de Janeiro

Siga o Apitonacional nas redes sociais

Facebook.com/apitonacional

Twitter.com/apitonacional

Instagram/

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

 
Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados