Publicidade

 

 
 04/03/2017    15:07hs          -         atualizado  04/03/2017    20:45hs

Federação Pernambucana afasta Gilberto Castro por 'deficiência técnica'

Árbitro está suspenso das partidas até final do Estadual após expulsão polêmica de Wallace em Sport x Salgueiro na última segunda-feira (3)

Gilberto Castro Junior é cercado por jogadores do Sport após expulsar Wallace, na Ilha (Foto: Ricardo Fernandes)
   
Publicidade

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) afastou o árbitro Gilberto Castro Junior das escalas até o final do estadual deste ano. A punição (afastamento por deficiência técnica) é devido ao grave erro (expulsão de Wallace) cometido pelo apitador no empate por 2 a 2 entre Sport e Salgueiro na noite da ultima segunda-feira (3) na Ilha do Retiro em Recife-PE.

O lance polêmico ocorreu aos 26 minutos do segundo tempo, quando após um lance que aparentemente sequer falto foi no atleta Levi, do Salgueiro, o jogador Wallace do Sport foi expulso com vermelho direto. A comissão de arbitragem da FPF, comandada por Salmo Valentim, avaliou que a falta cometida por Wallace não deveria acarretar a exclusão do jogador da partida.

O lance

Apesar de a falta não ter sido para expulsão, o lance resultou na fratura da tíbia direita do atacante Levi, do Salgueiro. Ele vinha conduzindo a bola em direção ao meio-campo quando fez o toque e deu uma espécie de encontrão com Wallace, do Sport. Os pés esquerdos dos jogadores se tocaram e o atacante do Carcará acabou chutando a própria perna direita. Ele sofreu a lesão na queda.

“Eu estava lá na partida. No lance da expulsão, ele teve uma interpretação equivocada. Foi uma falta involuntária. Não caberia nenhum cartão. A lesão sofrida por Levi se deu pela casualidade. Não houve força excessiva (critério de interpretação para o cartão vermelho)”, comentou o presidente da Comissão de Arbitragem de Pernambuco, Salmo Valentim (veja lance abaixo).

 

Gilberto já estava escalado para a partida entre Santa Cruz e Belo Jardim que será disputada na próxima quarta-feira (5) na Arena Pernambuco, mas com a punição será substituído pelo árbitro Emerson Luiz Sobral.

Arbitragem de fora

Após a partida que tinha tudo para ser tranqüila, pois o Sport disputou o confronto com sua equipe Sub-20 devido a equipe principal ter atuado no domingo pela Copa do Nordeste, o presidente Arnaldo Barros fez duras críticas à atuação de Gilberto Castro e ainda cobrou arbitragem de fora nas finais do certame.

"O árbitro de hoje maculou a arbitragem do Campeonato Pernambucano. O Sport estava calado, mas o que aconteceu hoje não pode ser aceito. Amanhã mesmo iremos solicitar uma reunião na FPF. Iremos cobrar uma arbitragem de fora do Estado para que erros como estes não voltem a acontecer com nenhum dos times envolvidos na competição" - relatou Arnaldo Barros que ainda acrescentou.

“Não foi a primeira vez que Gilberto Castro Júnior prejudicou o Sport na temporada. Todas as vezes que aconteceram erros contra nós, esses erros vieram de uma mesma arbitragem. Não podemos mais relevar situações como esta".

Arnaldo Barros pede arbitragem de fora para as finais do campeonato

O outro lado

O Apitonacional procurou Salmo Valentim para que falasse sobre o momento conturbado da arbitragem pernambucana e da ultima polêmica protagonizada por Gilberto Castro. Como sempre, Salmo não fugiu das suas responsabilidades.

"Assumo o erro e qualquer responsabilidade por tudo que esta acontecendo no momento no campeonato, pressão, criticas e possivelmente arbitragem de fora" - disse Salmo que acrescentou sobre o árbitro da polêmica do momento:

"Confio no homem Gilberto Castro e sei que o árbitro tem condições e muita vontade, infelizmente peca em lances simples e expõe todo o trabalho pela falta aguçada de interpretação" - encerrou o dirigente.

 

"Gilberto peca em lances simples e expõe todo o trabalho pela falta aguçada de interpretação". Salmo Valentim

Nota do Apitonacional

Com todo respeito ao presidente da Comissão de Arbitragem de Pernambuco, Salmo Valentim, aos demais membros e árbitros, a verdade precisa ser dita: os erros graves sucessivos anos após anos só tem uma explicação, que esta a olhos vistos de todos mais ninguém toca no assunto, o quadro de árbitros do estado é velho e fraco e se não renovar, cada dia ficara pior. Com raríssimas exceções, não se consegue escalar um árbitro para os grandes jogos sem que haja desconfianças dos clubes pela baixa qualidade e com ajuda dos próprios árbitros que não conseguem terminar os jogos sem polêmicas. Por este motivo a comissão esta de parabéns, pois conseguem fazer limonada mesmo sem ter limão.

Gilberto Castro, que fique bem claro aqui que a critica é em cima do profissional, não do cidadão, é o típico árbitro três por um, como muito outros que temos no país, ou seja, de cada três partidas, em uma com certeza ele fará lambanças. Tem sido assim ano após ano, a culpa é dele? Certamente que não, mas sim de que o escala mesmo conhecendo bem o perfil dele.

Ele foi afastado do restante do campeonato por “deficiência técnica” e só deve voltar no brasileiro depois de passar por reciclagem. A punição foi severa, rápida e publicamente, mas merecida, pois mesmo tendo chances atrás de chances, não consegue dar retorno esperado dentro de campo jogando o trabalho de todos na lata de lixo.

Seria de estranhar que não tivesse nenhuma polêmica este ano no pernambucano como nos anos anteriores, pois os apitadores são os mesmos e por mais que treinem, estudem, se qualifiquem, milagres eles não fazem. Não se pode exigir da pessoa aquilo que ela não pode dar e Gilberto já deu provas de sobra do que tem a oferecer!

Em relação a importar árbitros de outros estados somos contra apesar de entender a posição do presidente do Sport que pressionado pela diretoria e torcedores discursa mais para marcar posição que vontade real, pois sabe que não terá garantia que os importados também não venham cometer erros sem mencionar os custos que serão sensivelmente majorados.

O Apitonacional não só critica, torce e continua acreditando que a arbitragem pernambucana vai conseguir mudar sua imagem com surgimento de novos talentos, com a firmação da árbitra Deborah Cecília que vem fazendo um ótimo campeonato se qualificando para as finais. Mais para que essa mudança ocorra, a comissão terá que ter coragem e isso não falta ao seu presidente e principalmente apoio da FPF que gastou rios de dinheiro trazendo árbitros de outros estados sem que isso tenha trazido qualquer ganho para a arbitragem local.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados