Publicidade

 

 
 11/08/2017    13:01hs

Histórico: Liga alemã terá mulher apitando jogos da 1ª divisão

Filha de um ex-árbitro, Bibiana Steinhaus será a primeira mulher a apitar jogos  na historia do futebol alemão

Bayern Munich e Bayer Leverkusen abrem a temporada alemã na próxima sexta-feira (18). A partida será valida pela primeira rodada da 55ª edição da Budsliga, como é chamado o campeonato alemão.

A Federação Alemã de Futebol apresentou no inicio do mês as novidades da sua principal competição. Na arbitragem, a grande novidade será a presença de Bibiana Steinhaus (foto) como árbitra principal da competição. Mas se engana quem pensa que sua ascensão no apito foi devido aos cabelos loiros e aos belos olhos azuis, como é muito comum em nosso país. Ela é bastante experiente e conhecida mundialmente por ter atuado nas Copas do Mundo femininas de 2011 e 2015 e nos Jogos Olímpicos de 2012 onde apitou a disputa do ouro feminino. Bibiana será a primeira mulher a atuar na função mais importante da arbitragem na história da Bundesliga.

Publicidade

Além de Bibiana, Martin Petersen, Sven Jablonski e Sören Storks, todos vindo da segunda divisão alemã, apitarão o certame. Eles serão um dos 24 nomes apresentados pela Federação para arbitrar nesta temporada 2017/18. O campeonato terminará dia 12 de maio do ano seguinte. Cinco partidas serão disputadas nas segundas-feiras à noite.

Árbitro de vídeo

Outra novidade será a presença de árbitro de vídeo em todos os jogos do Campeonato Alemão, assim como foi na disputa da Supercopa do país entre Bayern e Borussia Dortmund.

Os ex-árbitros Jochen Drees, Günter Perl e Wolfgang Stark, que não podem mais exercer a profissão pelo limite de idade, estarão atuando como árbitros de vídeo.

Outro ponto com o intuito de priorizar o torcedor será a presença de telões em todos os estádios, exibindo as partidas em tempo real, para que os torcedores tenham noção de, por exemplo, tudo o que os árbitros estão fazendo em campo. Além disso, todos os estádios deverão ter, obrigatoriamente, cobertura total para os torcedores. A intenção é fazer com que os torcedores não sofram com a chuva e permaneçam secos dentro das arenas.

Conheça Bibi

Bibiana Steinhaus tem 38 anos (24/03/1979), nasceu na pequena cidade de Bad Lauterbeg, no noroeste do país, na baixa saxônia.

Embora seja uma novidade na primeira divisão alemã como árbitra principal, ela é uma personagem que os alemães já conhecem há algum tempo por conta de sua vasta experiência e competência. Tem cerca de 20 anos que apita jogos e foi à primeira árbitra mulher a atuar no futebol profissional da Alemanha.

Até o momento Bibiana Steinhaus vinha arbitrando partidas da segunda divisão alemã, onde apitou 80 jogos desde 2007, e participava de jogos da primeira divisão como quarto árbitro. Antes de se tornar a renomada árbitra que é hoje, Bibiana foi jogadora de futebol na liga alemã atuando como zagueira e lateral no SV Bad Lauterberg, time que leva o nome da cidade onde nasceu.

Quando decidiu parar de jogar, fez curso de arbitragem em 1995 destacando-se e construindo uma importante carreira. Ainda, quando convidada, joga em algumas partidas amistosas.

A decisão de entrar no mundo da arbitragem foi por influência familiar e quase que uma herança, já que seu pai era árbitro. Paralelamente ao compromisso com o apito dentro das quatro linhas, Bibiana é policia na cidade de Hannover, onde vive, na Alemanha.

“Sempre foi um sonho ser uma árbitra da Bundesliga. Saber que esse sonho vai se concretizar naturalmente me enche de alegria. Por um lado, é a confirmação do meu trabalho duro, e, do outro, é um grande incentivo a continuar trabalhando” - disse Steinhaus.

Passo a passo: O profissionalismo na arbitragem bateu-lhe à porta em 1999, ano que passou a dirigir os principais jogos da Bundesliga Feminina. Dois anos mais tarde, entrou em campo para apitar um jogo masculino, na Regionalliga (terceira divisão do futebol germânico), passando a integrar o quadro da FIFA em 2005. O passo seguinte foi desempenhar a função de árbitra assistente na Bundesliga II.

Daí até a elite, no papel de quarta árbitra, foi um passo. E essa experiência acumulada permite-lhe encarar agora o novo desafio com naturalidade.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados