Publicidade

 

 
    São Paulo - 16/09/2020    09:26hs

Imprensa Potiguar elege os melhores do apito no RN

Zandick Junior foi escolhido melhor arbitro com Edilene Freire e Lorival Cândido como assistentes. Jean Márcio foi melhor assistente na votação popular

Crédito: FNF

Publicidade

Com o final do Campeonato Potiguar na penúltima segunda-feira (7), onde a equipe do ABC comemorou o 56º titulo estadual da sua história após empate em 1 a 1 com o América, as equipes de esportes da imprensa local que cobriu o campeonato (98FM, Inter TV, TCM e TV FNF), escolheram os melhores da competição durante o programa Tocando a Bola, na última sexta-feira (11).

Participaram da votação, Marcos Lopes, Renan Silva, Exmar Tavares, Nilton César, Dionísio Outeda, Jackson Capixaba e os convidados Augusto César e Fábio Pacheco.

Arbitragem

A equipe escolheu o árbitro Zandick Gondim Alves Júnior como melhor árbitro e Edilene Freire, unanimidade nos votos, e Lorival Cândido das Flores como os melhores assistentes.

Votação popular

Na votação popular, Zandick Gondim também foi apontado como melhor arbitro assim como Edilene Freire uma dos assistente, porém os torcedores elegeram Jean Márcio como segundo melhor assistente.

Equipe do Programa Tocando a Bola e convidados durante escolha dos Melhores do Potiguar - Credito: Instagram

Destaque

Destaque da premiação para a assistente Edilene Freire da Silva de 38 anos (14/04/19820, no quadro da CBF desde 2016, com índice masculino nos últimos quatro anos e pífios quatro jogos em competições nacionais, sendo dois Sub-20 e uma Série D em 2019 e a partida para a qual está escalada no próximo domingo entre Potiguar/RN versus Frei Paulistano/SE pela Série D do Campeonato Brasileiro 2020.

Leonardo Gaciba, o 'Pop Star' que preside a comissão de arbitragem da CBF, diz em suas palestras que o árbitro tem que trabalhar muito, planejar sua carreira e que as escalas falarão pelo árbitro, mas como as escalas de Edilene falara por ela se a profissional, que trabalha muito, sendo uma das poucas mulheres no quadro nacional que consegue o índice masculino, não é escalada para mostrar seu trabalho. Uma incoerência do dirigente que fala uma coisa, mas na realidade faz outra.

A título de informação, o aproveitamento no estadual da assistente é graças a comissão de arbitragem do Rio Grande do Norte presidida pelo Cel. Ricardo Albuquerque Tavares, único estado no nordeste que realmente aposta na arbitragem feminina, que vem dando oportunidades não só para Edilene mostrar seu trabalho, como outras. A assistente, entre todos do quadro estadual, é a que teve mais atuações no campeonato potiguar desta temporada tendo inclusive participado do clássico da final do 2º turno.

Mas se as escalam falam, elas estão falando que não basta ter competência nos estaduais, principalmente da região Norte/Nordeste e muito menos índice masculino para ser escalado na CBF, nem que seja em uma simples partida da Série C. Enquanto isso, no resto do país, árbitros que sequer atuam na primeira divisão dos seus estados, são escalados com freqüência em todas as divisões do futebol nacional.

Cel. Ricardo Albuquerque maior incentivador da arbitragem feminina no nordeste - Crédito: AGORARN

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados