Publicidade

 

 
 06/02/2020    11:12hs     -     06/02/2020    18:20hs

Lambança em dose dupla da arbitragem pernambucana pode anular partida

Assistente marca impedimento de Hernane, mas volta atrás, árbitro autoriza recomeço de jogo e volta atrás logo depois; Veja vídeo com reinicio da partida

Marcação do assistente Francisco Chaves deu inicio a grande confusão - Crédito: Marlon Costa / Pernambuco Press
Publicidade

Na terça-feira à noite, jogaram Sport e Retro, na Ilha do Retiro, em partida antecipada da 5ª rodada do campeonato pernambucano e a arbitragem foi o grande destaque da partida, só que como vem sendo ano após ano, negativamente.

Logo aos dez minutos de jogo, após cobrança de falta, Hernane empurrou para o fundo das redes, mas o assistente Francisco Chaves Bezerra Junior, do quando da CBF, anotou impedimento, incorretamente. O árbitro José Woshington da Silva, também CBF, anulou o gol e deu reinicio na partida como mostra o vídeo abaixo. Ocorre que o assistente voltou atrás e chamou o árbitro que interrompeu a partida novamente já no ataque da equipe visitante. Em meio a reclamações dos dois lados, o árbitro e o assistente conversaram e foi validado o gol do Sport.

Veja vídeo abaixo

 

Obs. O vídeo acima, com imagens da partida extraída do Globoesporte.com, foi bloqueado no Youtube, provavelmente a pedido de alguém de Pernambuco querendo esconder o reinicio do jogo. Mas você ainda pode ver, mas veja logo antes que seja bloqueado aqui também. Clique aqui

- Ainda não tinha visto isso. Confusão, mas gol legal. A posição do Hernane é legal. Ele está atrás de dois adversários. Não é lance difícil. Por isso, que o auxiliar assumiu o erro, mas bem corrigido pela arbitragem – disse Sálvio Spínola na Central do Apito.

Nota do Apitonacional

Os dirigentes da federação pernambucana costumam contar vantagem por conta do auto investimento que fazem com a arbitragem. Realmente tenho que admitir que eles são ousados e não medem esforços e nem dinheiro quando o investimento resulta em algum retorno, principalmente de mídia.

Como esquecer os árbitros importados de outros estados a peso de ouro anos atrás como os cariocas Marcelo Henrique e Péricles Bassols e o candango Sandro Ricci. Os árbitros pelo menos apitavam e cumpriam seu papel, mesmo que não tenham deixado nenhum legado, mas como explicar a contratação da assistente Fernanda Colombo que, mais pela sua beleza que pela sua capacidade dentro de campo, teve rápida ascensão na arbitragem e assim como subiu, caiu rapidamente após erros absurdos caindo no esquecimento.

Diretor de competições da FPF, Murilo Falcão aponta o grande investimento na arbitragem - Crédito: Rafael Bertanha

A Federação Pernambucana realmente apóia muito a arbitragem e investe muito, só que de forma totalmente equivocada. É fato que tudo que se tenta não traz resultados, que a safra não é das melhores e a cada ano assume um novo presidente de comissão. Mas como cobrar só da arbitragem se a mesma entidade que vai gastar cerca de 800 mil com o VAR a partir das quartas de final do campeonato, sequer tem grana para pagar assessores de arbitragem nas partidas do estadual e na base?

E pior, a partir das quartas de final nenhum arbitro será de Pernambuco, pois o protocolo exige que todos árbitros tenham treinamento VAR e o estado, mesmo tanto tempo depois de implantado, mesmo tendo sido o pioneiro, hoje só conta com um arbitro gabaritado. Isso é planejamento?

Como saber se o árbitro tem qualidades para apitar, como saber em qual deles investir, para qual dar oportunidades se a carreira dele não tem planejamento, se não tem um acompanhamento desde suas primeiras escalas por pessoas gabaritadas, os chamados analistas de arbitragem que são utilizados nas demais federações do país.

A FPF investe sim na arbitragem, isto é fato, mas enquanto pensar pequeno ou só no retorno imediato e não fazer um planejamento a longo prazo, estará secando gelo como vem fazendo a anos.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados