Publicidade

 

 
 05/06/2018    07:13hs

Manoel Garrido vence eleição para Presidente do Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol

Com 67 votos contra 18 de Jailson Macedo Freitas, presidente eleito assume em agosto prometendo que vai ouvir a todos e lutar pela união da categoria

Na tarde da ultima segunda feira (04), os associados do Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol (SINBAF) elegeram nova diretoria para gestão 2018/2022. Dos 110 associados com direito a voto, 87 compareceram, destes, 67 escolheram o ex-árbitro e atual tesoureiro da entidade Manoel Nunes Lopo Garrido (foto), da chapa "Autonomia, Resistência e Dignidade", e 18 o árbitro Jailson Macedo Freitas, ex-integrante do quadro de aspirantes FIFA da CBF, da chapa "O melhor para a Classe". Outros dois votaram nulo.

O processo eleitoral foi cercado de denuncias, acusações e mandatos judiciais. A oposição acusa a atual diretoria de má gestão por falta de transparência, prestação de contas e desrespeito ao estatuto da entidade. Arilson também é acusado de favorecer o radialista Márcio Martins com indicação para o TJD-BA em troca de apoio com matérias

favoráveis e vaga de comentarista de arbitragem no site Galácticos on-line de propriedade do jornalista.

Publicidade

Já a situação acusa interferência da Federação Baiana de Futebol (FBF) no pleito por ter apoiado a candidatura de Jailson Freitas e ter pressionado nos bastidores para que os árbitros do quadro CBF votassem contra a atual diretoria. A rumores também que a FBF teria quitado as anuidades não pagas dos membros da diretoria de oposição, alguns deles inadimplentes a mais de três anos, e de outros tantos árbitros para que se tornassem aptos no pleito.

Mesmo com as artimanhas, foi pífia a votação recebida da chapa de oposição, pois os míseros votos contabilizados demonstraram que uma eleição se ganha com participação ativa e responsabilidade com as entidades e que nem sempre o poder monetário e de intimidação funciona em uma democracia forte e em categorias dispostas a não usarem cabresto eleitoral.

A chapa de Jailson Macedo foi impugnada pela comissão eleitoral por inadimplência dos candidatos que regularizaram as pendências somente nas vésperas do pleito, o que segundo o estatuto, restabelecia o direito de votarem, mas não de serem votados. Segundo ainda a comissão eleitoral, a chapa impugnada não apresentou o nome dos candidatos ao conselho fiscal como obriga o estatuto e o candidato Carlos Alberto Souza Vila Nova não entregou declaração de aceitação dos termos do regimento eleitoral.

Mesmo com a impugnação, a chapa "O melhor para a Classe" concorreu amparada em liminar concedida em 15 de maio pelo juiz Paulo Cesar Temporal Soares da 16ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho dando direito ao Árbitro Jailson Macedo e sua diretoria de concorrer as eleições.

Foto: GazetaPress

Chapa vencedora gestão 2018/2022

“Autonomia, Resistência, e Dignidade”
Presidente: Manoel Nunes Lopo Garrido
Vice Presidente: Raimundo Oliveira Carneiro
Secretário Geral: Guilard Giulius Cícero Alves
Diretor Tesoureiro: Adson Márcio Lopes Leal
Conselho Fiscal:
Membros Efetivos: Gleidson Santos Oliveira, Érica Paula de Jesus da Purificação e Lilson Raimundo Oliveira Vigas.
Membros Suplentes: José Geraldo Vaz Nunes da Silva, Luciano Conceição dos Anjos e Denílson Muniz de Menezes.
Conselho de Ética:
Marcos Venicios Marcelino Santos, Jocélio dos Santos Alves, Osvaldo Queiroz de Pina, Guilherme Duarte Laranjeira Neto, Jurandir Santos da Hora, Mateus Santiago Oliveira e Romeu Lopes Araújo.

Palavra do presidente

   

Foto divulgação arquivo pessoal

Falamos logo após o resultado oficial com o presidente eleito. Segundo Garrido, o juiz concedeu liminar (para Jailson concorrer) rasgando o estatuto mostrando a realidade que a Bahia vive que é retrógrada e com pensamentos pequenos que mostra o quanto todos tem que evoluir.

Sobre a candidatura, o presidente eleito disse que foi um posicionamento natural, já que é sindicalizado desde que se formou árbitro cumprindo sempre com as obrigações estatutárias e ajudando quando necessário os presidentes que passaram pela entidade.

Sobre a sua gestão disse que estuda um plano de administração participativa e que pretende unir a categoria, pois segundo ele, a eleição não foi entre inimigo e sim entre adversários momentâneos.

Por fim o presidente eleito deixou um recado aos árbitros.

 

 

“Aos árbitros que irão ler esta reportagem, unidos com certeza somos mais fortes e o objetivo não é brigar com companheiros e amigos e sim procurar melhorias em tempos tão difíceis para a categoria” – disse garrido que terminou usando uma frase de Mahatma Gandhi.

"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."

Legado

Eleito em 2010 e reeleito em 2014, Arilson Bispo deixa um legado aos associados. O dirigente divulgou resumo de mais de 30 atividades desenvolvidas durante a gestão. Entre elas aquisição da sede própria concretizando sonho de décadas da categoria; parceria na confecção de uniformes para os associados com as empresas Voador, Garra, Pieri Sport e IMX Sport; contrato de patrocínio com a EMBASA, LUPO, Magazine Luiza, Fundação Baiana de Engenharia – FBE e INCOMAF.

Outras atividades também foram citadas como aquisição de 03 bandeiras eletrônicas para uso dos associados e a realização do XXXVI Congresso Brasileiro dos Árbitros de Futebol (ANAF) 2014 em Salvador.

Nota do Apitonacional

O Apitonacional parabeniza o presidente eleito Manoel Garrido desejando que sua gestão seja de conquistas, democrática, justa, que atenda a todos independente de lado político e que entenda que agora não é mais líder do seu grupo, mas sim de todos os árbitros da Bahia.

Que o fim do processo eleitoral apague as luzes das incertezas na área sindical da arbitragem baiana. Que vencedores e vencidos continuem com as mesmas garras que demonstraram lutando pelo poder, mas desta vez unidos em busca de conquistas para a categoria e que demonstrem em seus atos que a luta de todos era pelo fortalecimento da classe que democraticamente foi a grande vencedora do pleito.

Foto divulgação arquivo pessoal

Que o presidente eleito seja um 'Gandhi' para entender que será líder de todos, que sua missão é ouvir, unir e agregar para que os árbitros caminhem juntos e unidos para escreverem uma nova historia como sabiamente citou na frase do líder indiano.

Da redação: Como é de amplo conhecimento, a chapa de Jailson Macedo, perdedora na eleição, impetrou varias ações e algumas delas ainda não tiveram definições da justiça, que pode ocorrer  a qualquer momento podendo mudar o processo ou manter o resultado da eleição.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados