Publicidade

 

 
 24/10/2018    05:01hs     -     Atualizado 24/10/2018    12:55hs

Morre Milton Otaviano

Afastado das atividades nos últimos meses devido à luta contra o câncer, instrutor da CBF não resiste e morre aos 54 anos de idade

Ultima aparição em publico de Milton Otaviano em 14 outubro deste ano durante curso da CBF- Crédito: assessoria CBF
Publicidade

Morreu na madrugada desta quarta-feira (24) em Fortaleza-CE, o ex-assistente FIFA e presidente da Comissão de Arbitragem do Ceará Milton Otaviano dos Santos de insuficiência respiratória. Milton estava internado desde o ultimo dia 15 e na segunda-feira (22) foi transferido para a UTI.

O ex-assistente, de 54 anos, lutava contra câncer (Linfoma) diagnosticado em maio do ano passado. O corpo será sepultado em Macaíba, Região Metropolitana de Natal-RN as 17h da próxima quinta-feira.

* Linfoma é um câncer (tumor maligno) que tem origem no sistema linfático. A doença se desenvolve nos linfonodos, encontrados em várias partes do corpo, principalmente na axila, no pescoço e na virilha.

Currículo

Milton Otaviano teve seus primeiros passos como assistente aos 16 anos quando era convidado a apitar jogos de amistosos amadores em Nova Descoberta. Em 1982 entrou na carreira militar onde permaneceu por oito anos. Dentro das forças armadas, foi promovido a sargento o que não o impediu de continuar apitando nas partidas dos jogos internos.

Quando deixou o exército em 1990 formou-se árbitro na Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Em 1992 passou a integrar o quadro da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (Conaf).

O primeiro jogo que apitou como profissional foi no clássico ABC e América, em outubro de 1992. Em 1993 iniciou a participação em jogos de primeira divisão trabalhando no jogo Bahia e São Paulo. Passou ser assistentes FIFA institui, em 1992. Em 1993 fez a avaliação física, avaliação de regra e prestou um curso intensivo de árbitro assistente. Foi aprovado e passou para o quadro de assistentes FIFA efetivo em 1994.

Com o escudo FIFA teve sua primeira atuação em 1995 no jogo entre Brasil e Eslováquia, em Fortaleza. No ano de 1996, foi escalado para a final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Cruzeiro, no Parque Antártica, São Paulo.

Bandeirou em jogos da eliminatória entre Colômbia e Argentina, Jamaica e El Salvador, Bolívia e Argentina e Chile e Bolívia entre os anos de 1997 e 1998. Participou nas duas partidas da final da Copa João Havelange, em 2000, entre Vasco e São Caetano.

Em 2001, foi escalado para o Campeonato Sulamericano masculino sub 17 em Arequiepa no Peru. Nos anos de 2002 e 2005, atuou na final da Copa do Brasil. Em 2007 trabalhou em cinco jogos no Panamericano realizado no Rio de Janeiro participando da final no jogo entre Jamaica e Equador.

Ele encerra sua gloriosa carreira em 2008 como um dos principais nomes da arbitragem nacional e internacional.

Foi convidado para ser Instrutor Técnico da CBF e se tornou Presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol em 2013.

Atualmente estava licenciado da CBF onde atuava como instrutor e inspetor de arbitragem, aplicando curso em diversos estados do país.

O Apitonacional lamenta a morte de Milton Otaviano e roga a Deus pai todo poderoso que em sua imensa misericórdia o receba de braços abertos no reino do céu e conforte amigos e familiares.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados