Publicidade

 

 
    São Paulo - 31/08/2020    07:16hs

O melhor de Minas no apito

Pelo segundo ano seguido, Ronei Cândido é eleito o melhor árbitro do Campeonato Mineiro em votação de jornalistas da TV Globo Minas e afiliadas

Ronei Alves recebendo troféu como melhor árbitro do campeonato mineiro em 2019 - Crédito: Isamara Fernandes
Publicidade

A Federação Mineira de Futebol (FMF) e jornalistas da TV Globo Minas e das afiliadas SporTV, Jornal O Tempo, Rádio Super e GE, escolheram os melhores do Campeonato Mineiro 2020. Na arbitragem, Ronei Cândido Alves, foi eleito melhor árbitro pelo segundo ano consecutivo.

Natural de Formiga, Município do oeste mineiro, com cerca de 70 mil habitantes e distante 200 km da Capital, Ronei tem 40 anos (20/12/1979), é formado professor de teologia, casado com Jussara com quem tem um filho, João Lucas e reside em Belo Horizonte desde 2005.

Ronei com a esposa Jussara e o filho João Lucas - Crédito: Arquivo Pessoal

Fora da arbitragem, atualmente é estagiário de pedagogia no Instituto Educacional Rio Branco e atua também na área de comunicação em propagandas para redes de lojas em BH.

Ronei apita desde 1998, mas se formou árbitro em 2002, em 2010 foi promovido ao Modulo l da arbitragem Mineira e em 2016 ingressou na CBF.

Curiosamente, na temporada passada, Ronei atuou em nove partidas do Estadual, entre elas parte do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, na primeira fase, em que ele substituiu Wanderson Alves de Souza, que saiu lesionado. Já nesta temporada atuou em oito partidas do Estadual, entre elas, Caldense e Cruzeiro, quando precisou substituir Wanderson Alves de Souza, que havia testado positivo para Covid-19. Atuou ainda até aqui, em duas partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro.

“Essa é uma vitória da equipe de arbitragem mineira. Foi um trabalho de toda arbitragem e pelo segundo ano ser premiado, então assim, são 22 anos de carreira, tenho que agradecer muito a Deus, a minha família e todos que podemos trabalhar juntos nesse campeonato. Como eu disse, é um trabalho em equipe” - disse Ronei ao ser avisado da premiação.

Falamos com Ronei na manhã desta segunda que não escondeu sua felicidade e disse já ter ido além do que poderia imaginar, mas que o futuro deixa nas mãos de Deus.

"Estou muito feliz. Quando Giulliano Bozzano iniciou trabalho dele aqui em Minas, eu não tinha nem perspectivas de ir para CBF e em 2016 tive essa oportunidade a qual agradeço a todos. Deus foi me dando tantas coisas, eu vim do interiorzão, lá do meio do mato mesmo e o que ainda tem por vir eu deixo tudo nas mãos de Deus".

Nota do Apito

Apesar do longo currículo e premiações no estadual, Ronei que é muito bem avaliado no futebol mineiro, não serve para apitar a nível nacional, segundo nossos dirigentes do apito, pois ainda não recebeu uma chance sequer de atuar na Série A do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, árbitros que tiveram varias oportunidades e provaram não ter qualidades, continuam sendo escalados, o que prova a falta de critérios da Comissão de Arbitragem da CBF.

Gostaria de entender como um árbitro que atua com regularidade na primeira divisão do seu estado, que apita clássicos, que apita fanal, que foi eleito duas vezes melhor do seu Estado não esta preparado para apitar na Série A do Brasileiro. Com a palavra os dirigentes da CA-CBF que, nos bastidores, alegam não ter opções para revelar novos árbitros, mas como vão ter se não derem oportunidades!

Ronei Candido Alves - Crédito: Arquivo Pessoal

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados