Publicidade

 

 
 17/03/2020    09:04hs     -     Atualizado  17/03/2020    14:50hs 

Para CBF árbitros são imunes ao coronavírus

Entidade mantinha árbitros em risco concentrados em treinamentos do VAR em Águas de Lindóia, mas cancelou atividades após matéria

Curso capacitação VAR (Águas de Lindóia-SP) - Crédito: Daniel Guimarães/CBF
Publicidade

Enquanto o mundo trava uma batalha para tentar combater a epidemia coronavírus (COVID-19) tomando várias medidas, entre elas isolamento e proibição de reunião entre pessoas num mesmo ambiente, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anda na contra mão dessas medidas. A entidade reuniu na última segunda-feira (13) 32 árbitros e outros profissionais como instrutores e pessoal de apoio que leva o número para mais de 50 pessoas reunidas em Águas de Lindóia. As palestras, que deve prosseguir até a próxima sexta-feira, são realizadas em ambiente fechado mantendo as pessoas em um ambiente propicio para a proliferação do vírus.

Entremos em contato com Sérgio Corrêa, chefe do VAR no Brasil, questionando a realização do curso neste momento tendo em vista as medidas que estão sendo tomadas por toda sociedade para combater o vírus e proteger as pessoas da contaminação. O dirigente disse não poder dar uma resposta neste momento, pois a decisão de suspender as atividades do VAR não depende só dele, mas que a situação está sendo analisada e medidas devem ser tomadas a qualquer momento.

A CBF suspendeu todas as competições que realiza, no futebol masculino e feminino. As medidas da entidade nacional do futebol foram gradativas. Primeiro, sentiu na pele o cancelamento e adiamento de competições.

Na última sexta, a entidade determinou fechamento de portões nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo, locais onde o vírus já tinha transmissão comunitária - sem origem determinada. Mas, 48h depois, decidiu-se pela suspensão do futebol em competições organizadas por ela.

Sérgio Corrêa é o responsável pelo VAR no Brasil - Crédito: Fernando Frazão

Pelo visto a entidade não tem a mesma preocupação com os árbitros que estão correndo riscos participando de treinamentos mesmo sem sequer saberem quanto vão poder atuar tendo em vistas as paralisações das competições futebolística na maioria dos estados do país.

Tentamos contatar a ANAF - Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, para que falasse do assunto, mas não recebemos retorno até o fechamento desta matéria.

Atualizado - Curso suspenso

Após a publicação da matéria acima, a Comissão de Arbitragem da CBF suspendeu as atividades do curso VAR e cancelou a realização das demais turmas que estavam previstas para as próximas semanas.

A informação foi confirmada por Sérgio Corrêa que informou que encerraram as atividades as 11:30h e os árbitros foram liberaram após o almoço retornando as suas residências com muitos optando por via terrestre para evitar aglomerações.

Segundo ainda o dirigente, a comissão lidou bem com toda situação sempre tomando decisões amparadas na legislação.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados