22/01/2016    15:36hs

Pré-temporada da arbitragem mineira

Os trabalhos estão sendo realizados na UFMG e na arena Independência

Dra, Marta e o "Pilar mental"

Na ultima quinta-feira (21) teve inicio a pré-temporada da arbitragem mineira. O evento conta com a presença de Antônio Pereira da Silva, Paulo Jorge Alves e Dra. Marta Magalhães, enviados pela CBF, além dos instrutores locais.

Publicidade

 

Os trabalhos que estão sendo realizados no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, na Pampulha, e no estádio da Independência foram divididos em duas etapas. Nos dias 19 e 20 de janeiro aconteceram os testes físicos que precederam os treinamentos em sala de aula e de campo, que ocorre entre os dias 21 e 24 visando o início do Campeonato Mineiro.

As atividades tiveram inicio com o trabalho das psicólogas Drª Alessandra Monteiro (FMF) e Drª Marta Magalhães (CBF) que trabalharam o Pilar Mental dos árbitros com bastante rigidez e descontração.

Em seguida foi realizada palestra sobre condicionamento físico, com o professor da UFMG, Dr. Leszek Antoni Szmuchrowski.

Leszek Antoni fala sobre condicionamento físico

Leszek é Doutor em Ciências do Treinamento Esportivo pela Academia de Educação Física de Varsóvia (1995). Membro do Departamento de Esportes da EEFFTO da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1984 e atualmente ocupa o cargo de Professor Titular da UFMG no curso de Educação Física.

Também colabora com o Comitê Olímpico Brasileiro na preparação física de atletas das seleções brasileiras.

Logo depois o Professor Reginaldo Guimarães reforçou o tema falando do esforço físico empregado em outros esportes de longa duração.

Após o coffee break, a Prof.ª Érika Fiorini Dayrell Pôrto deu palestra movimentada onde após exercícios de meditação, levou os árbitros para o pátio onde praticaram diversos exercícios de movimentação e técnicas do yoga.

Meditação da Prof. Érika Fiorini coloca todo mundo pra dormir

 

Após a meditação, os árbitros e assistentes ficaram sabendo das inovações do sistema e-sumula que foi implantado no ultimo campeonato. O TI da entidade, Jackson Alves apresentou as novidades, tirou duvidas e recebeu sugestões.

As 20:00hs foi realizada a abertura oficial tendo Rogério Pereira atuando brilhantemente como orador. Compôs a mesa o Presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar Modesto Guimarães Neto, o secretário geral, Adriano Aro, o diretor de competições, Paulo Bracks, o presidente da Comissão Estadual, Giulliano Bozzano, o vereador de BH, Juliano Lopes Lobato além de Antônio Pereira, Paulo Jorge Alves e Marta Guimarães da CBF. Também presente e saudados pelos presentes o ex-árbitro Ângelo Ferrari e o Presidente do sindicato dos árbitros local – reeleito recentemente para mais três anos de mandato - Ronaldo Alves Bento.

O presidente Castellar Neto abriu os discursos falando do crescimento da arbitragem mineira a nível nacional.

“Quando assumi, salvo engano, tínhamos sete árbitros no quadro da CBF quando o numero máximo era nove. Não eram preenchidas essas duas vagas por nossos árbitros não atenderem aos pré-requisitos. Hoje chegamos ao numero de onze árbitros o que é motivo de muita alegria” - disse o presidente.

Castellar Neto assume compromisso de arbitragem mineira na final do estadual

 

O jovem Castellar também falou do atual comandante da Comissão de arbitragem, Giulliano Bozzano.

Investimos na nossa arbitragem, como todos sabem criamos o fundo de desenvolvimento onde 20% de tudo que arrecadamos em nossos campeonatos é entregue ao Bozzano para que possa gerir esse nosso quadro e como dissemos dar todas as condições do desenvolvimento do trabalho.

O Presidente ainda disse que esta muito feliz com o resultado do trabalho, da autonomia dada e do respaldo a qualquer decisão tomada pela comissão de arbitragem.

Encerrando sua fala firmou um compromisso com os árbitros para as finais do campeonato.

“Hoje faço um compromisso formal aqui junto com todos vocês, é um compromisso que tem que ser mantido ao longo do campeonato, mas que depende única e exclusivamente dos que aqui estão. Independentemente de quais equipes chegarem a final, o nosso compromisso hoje é que a final seja arbitrada por árbitros mineiros, desde que todos vocês respaldem essa nossa decisão com trabalho de qualidade que tenho certeza que irão desempenhar” – encerrou Castellar.

Giulliano Bozzano: "A federação elimina sem dó"

Após a fala dos demais componentes da mesa, o Presidente da comissão de arbitragem, Giulliano Bozzano, em um tom incisivo e de forma direta encerrou as atividades agradecendo a confiança do presidente Castellar e a dedicação dos participantes da pré-temporada.

“Da mesma forma que a federação da respaldo para quem é correto, ela elimina sem dó quem não é, simples assim. Basta escolher que lado ficar, o nosso lado é o lado da correção e quem tiver conosco vai ter o respaldo” - frisou Giulliano.

Mas o tom amenizou quando falou sobre o trabalho dos árbitros.

“Vocês fizeram um campeonato maravilhoso em 2015, estou orgulhoso de vocês” – encerrou Bozzano.

Hoje pela manhã, Arena Independência, os instrutores Gilson Ornelas, Paulo Jorge Alves e Antônio Pereira da Silva, comandaram treino de posicionamento, com árbitros e assistentes. Na parte da tarde, no auditório da escola de educação física da UFMG, a programação traz palestra com Giulliano Bozzano sobre redação de sumulas e penalidades do CBJD e a palestra do ex-árbitro e atual vereador de BH, Juliano Lopes Lobato, sobre gestão da carreia de árbitros com enfoque nos requisitos exigidos para o padrão FIFA/CBF.

 

Ronaldo Bento (primeiro da esquerda para direita) prestigiando os trabalhos

Ainda haverá atividades teóricas com apresentação de vídeo sobre regra 12 comandada pelos instrutores da CBF e orientações da Diretoria de Competições da FMF sobre os regulamentos e procedimentos administrativo dos Campeonatos do Modulo I e Modulo II.

No sábado, os trabalhos terão seu inicio com trabalho pratico, físico/técnico com aplicação do Yo-Yo Test na Arena Independência. Após o almoço será a vez da “mão na bola e bola na mão” com apresentação de vídeos pelos instrutores da CBF.

Logo depois haverá palestra motivacional de Rogério Pereira com tema: “Pensamento vencedor”

A pré-temporada está com 28 árbitros e 40 assistentes inscritos e vai até domingo (25), no Centro de Treinamentos Esportivos da UFMG seguida de avaliação teórica sobre as regras do jogo comandada por Giulliano Bozzano.

 

 

Encerrando as atividades do dia, haverá a palestra “Interpretação e aplicação uniforme das regras das regras do jogo” com o palestrante Wagner Reway, árbitro aspirante FIFA/MT.

No domingo, ultimo dia da pré-temporada, logo pela manha, na UFMG, será feita a coleta de medidas cutâneas sob coordenação de Gilson Ornelas.

Logo após será feita abordagem de Giulliano Bozzano sobre “Mídias Sociais” e em seguida apresentação de grupos demonstrando uma síntese da proposta do grupo para temporada 2016 no aspecto foco, preparação, e objetivos. A pré-temporada será oficialmente encerrada em seguida.

Obs. A assistente Janette Arcanjo, retirada recentemente do quadro da FIFA, pediu licença até o mês de maio e não participou da pré-temporada assim como o árbitro aspirante FIFA Igor Benevenuto que esta em viagem ao exterior.

 

Pose para foto oficial

O Apitonacional agradece a todos pela forma carinhosa e pelo respeito que foi recebido em especial ao Presidente Giulliano Bozzano e a FMF que permitiu a presença em todos os locais do evento permitindo que o trabalho fosse realizado da melhor maneira possível.

Agradeço também ao Presidente do sindicato dos árbitros de Minas Gerais, Ronaldo Bento, pelo apoio e carinho a mim dispensado e a todos os instrutores da CBF pela forma carinhosa que sempre me trata nos eventos onde nos encontramos. Agradeço ainda aos instrutores da FMF e em especial Rogério Pereira que não mediu esforço para atender os pedidos procurando me deixar a vontade e integrado com todos do evento.

Parabenizo a todos pelo magnífico trabalho, pelo crescimento da arbitragem mineira e desejamos a comissão e árbitros um ótimo campeonato mineiro para que assim o presidente Castellar possa cumprir com o prometido, ou seja, arbitragem mineira na final do estadual.

Quero ver!

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Copyright © 2009 -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade