Publicidade

 

 
 19/07/2017    16:46hs

Prefeitura de Caraguatatuba exige qualificação técnica    de árbitros e exonera secretario por não cumprir edital

Exigência da lei 12.867 é uma conquista do Sindicato dos Árbitros de São Paulo

Prefeito de Caraguá informa em coletiva que foi instaurado sindicância para apurar supostas irregularidades da Secretaria de Esportes no futebol amador  - Foto: Juliane Zapparoli
Publicidade

 

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, litoral paulista, instaurou comissão disciplinar para apurar responsabilidades quanto à homologação e fiscalização do contrato de arbitragem, firmado, entre a cidade e a empresa SFM Eventos Esportivos Ltda. que tem como sócia administradora Rita de Cássia Rogério (veja abaixo) que no ato da licitação foi representada pelo procurador Marcos Fabio Spironelli, seu ex-marido.

O edital de licitação do município (leia) exigia a apresentação de Certificação feita pelo SAFESP - Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo - com o nome dos árbitros que iriam atuar durante a vigência do contrato. A empresa cumpriu a exigência dentro do prazo legal de 48 horas como estabelecido, porém fez a entrega com apenas alguns nomes, mais precisamente nove no total, e todos os árbitros listados são da região da grande São Paulo.

Veja abaixo o que diz o edital.

8.1.4 - Quanto a QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:
8.1.4.1 - Atestados, expedido por órgão público, autarquia, empresa de economia mista ou pública, ou por empresas privadas, em nome da licitante, que comprove a capacidade da licitante em atender o objeto licitado com características semelhantes às do objeto do Pregão Presencial;

8.1.4.2- Declaração da licitante, elaborada em papel timbrado e subscrita por seu representante legal, de que se vencedora do certame apresentará, em até 02 (dois) dias úteis após a adjudicação, Certificado de Registro da empresa em Associação de Classe competente, conforme Lei n°12.867 de 10 outubro de 2013.

8.1.4.3- Declaração da licitante, elaborada em papel timbrado e subscrita por seu representante legal, de que se vencedora do certame apresentará, em até 02 (dois) dias úteis após a adjudicação, cópia dos certificados dos funcionários que executarão o serviço, emitido pelas respectivas federações.

O Edital exigia ainda a apresentação de xerox autenticado dos diplomas emitidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF) ou com a chancela SAFESP.

O Sindicato definiu em assembleia e postou via circular dia 02/01/2017 em seu site no link Notícias (Leia) a normativa para se solicitar esta certificação e a explanou em reunião específica com as empresas de arbitragem.

A empresa DG Assessoria e Eventos, segunda colocada no processo licitatório, atendendo pedidos de árbitros locais, apresentou ofício cobrando providências do Sindicato dos Árbitros quanto ao cumprimento da qualificação. A DG também protocolou denuncia formal à Prefeitura de Caraguatatuba, inclusive, relatando a terceirização (veja) do contrato por parte da SFM para a associação de árbitros de Caraguatatuba, que não participou da licitação por problemas de documentação e falta de comprometimento de sua diretoria, em especial de seu presidente, em organizar a presente documentação, inclusive, balanço patrimonial, exigido em edital. Desta forma a Associação local desrespeitou seus associados e hoje se sujeita a prestar os serviços para a empresa SFM Eventos, sendo a responsável pela escala de profissionais. Leia print do pedido de providências da empresa no facebook (clique aqui)

A foto abaixo foi extraída do facebook da associação dos árbitros de Caraguatatuba (veja), ela mostra reunião entre Marcos Fabio Spironelli (procurador da SFM Eventos) esclarecendo e tirando dúvidas dos árbitros da associação local pertinentes aos Campeonatos deste ano. Observem que o mesmo está usando camisa da Associação de Árbitros da Grande São Paulo (AAGSP).

A pagina diz o seguinte: Hoje, 10/05/2017 às 19:00h, os Árbitros de Caraguá e região, tivemos reunião na Secretaria de Esportes e Recreação - CEMUG com Marcos Spironelli da Aagsp, Paulinho Chininha diretor do departamento de futebol, Rafael departamento financeiro SECER, Ademir presidente da AAC, esclarecendo e tirando dúvidas pertinentes aos Campeonatos deste ano.

A reunião foi um sucesso, todos os assuntos foram esclarecidos, para o bem do futebol amador da nossa cidade e todos os eventos esportivos que serão realizados (veja a pagina em PDF).

Considerando que o campeonato da cidade tem em média cinco ou seis campos por rodada (veja), a empresa SFM Eventos agiu de má fé com o SAFESP ao solicitar apenas alguns nomes de árbitros qualificados e também prejudicou associados do sindicato, principalmente, os de São Sebastião, Caraguatatuba, Paraibuna e Ilhabela, que poderiam atuar nesta competição.

Procurado pela reportagem, o presidente do SAFESP, Arthur Alves Junior, demonstrando que a entidade esta acima de qualquer interesse ou vaidade pessoal, gentilmente nos respondeu. Segundo Arthur a entidade que preside já tomou as medidas legais sobre as denuncias da DG sobre atuação de pessoas exercendo atividade de árbitro de futebol de campo sem a qualificação técnica exigida e que inclusive teria levado as denuncias ao Ministério Publico Estadual e notificado a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. O presidente dos árbitros diz que irá pedir a paralisação dos campeonatos até que a referida empresa apresente a qualificação e certificação de todos os árbitros que atuaram até o momento e dos que irão atuar até o final do contrato.

Arthur ainda disse que a resolução nº 017/2017 informa que a taxa de administração do valor referente da licitação na modalidade futebol é de 3% (três por cento), caso a empresa e/ou associação utilizar prestadores de serviço que não estavam relacionados na inicial, terá um adicional de 20% (vinte por cento) por profissional referente a taxa da partida na categoria adulto.

Arthur: "Ministério Publico e Prefeitura de Caraguatatuba já foram notificados sobre as denuncias"

O Apitonacional apurou que os valores – algo em torno de três mil reais - que deveriam ser recolhido pela SFM ao caixa do sindicato por conta da qualificação de nove árbitros ainda não teriam sido pagos o que pode tornar nulo a qualificação apresentada.

Providencias

Após as denuncias, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PMDB), exonerou no dia 11 deste mês o secretário de Esportes, Wenceslau de Souza Neto, também conhecido como Lelau. Além disso, sete servidores da mesma pasta, cinco comissionados e dois de carreira (concursados) foram afastados da prefeitura por 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período para averiguação das denuncias.

Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Caraguatatuba, a exoneração dos servidores foi necessária “para dar lisura a um procedimento administrativo interno” que foi instaurado para apuração das denúncias feitas no inicio deste mês. A nota ainda diz que eles foram afastados para que a averiguação em curso seja realizada sem qualquer influência.

A Prefeitura esta garantindo amplo e pleno direito de defesa aos servidores perante as denuncias apresentadas e dando lisura e transparência no processo.

Outro Lado

Não conseguimos contatar Wenceslau de Souza Neto que em entrevista ao Tamoios News disse que foi surpreendido com a sua exoneração.

“Uma falha administrativa interna se tornou objeto de uma sindicância. Amargo dor e um sentimento estranho de ter lutado muito e não poder estar mais presente na equipe. Porém, vou participar dos jogos na condição de cidadão, para ver as pessoas felizes” - disse Lelau.

Também procuramos Rita de Cássia Rogério e Marcos Fabio Spironelli. Rita informou através do whatsapp que falaria sobre as denuncias, mas até o fechamento desta matéria não retornou o contato. Já Marcos Spironelli não respondeu as mensagens.

Marcos Spironelli (camiseta azul) e Rita de Cássia em evento da AAGSP - Foto: AAGSP

O espaço esta aberto para quem, citado na matéria, queira se pronunciar.

Apitonacional, compromisso só com a verdade!

Publicidade

 

Copyright © 2009     -     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados